"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

NÃO HÁ LEITE SEM CHUPETA: O Espetáculo da Inversão ("A chupeta do capeta é o pecador sem Deus." — Helgir Girodo)



NÃO HÁ LEITE SEM CHUPETA: O Espetáculo da Inversão ("A chupeta do capeta é o pecador sem Deus." — Helgir Girodo)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Uma aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na extensão do colégio — alguém que mal domina a composição de um texto, por vezes nem um simples bilhete — travava uma disputa por nota integral, humilhando o professor ao se colocar em pé de igualdade com ele. Quem, sem domínio da escrita, se julga capaz de avaliar os critérios de correção de quem vive o ofício diariamente?

A seu lado, um colega de caligrafia garrancheira e ilegível, cuja única propriedade era o tamanho do papel, mantinha os fones nos ouvidos como um muro simbólico. Apoiada por ele, a aluna reivindicava sem sequer fundamentar seu pedido. Os semelhantes se defendem. Queria a mesma nota da colega de quem colou ou apenas o espetáculo de me constranger? Afinal, ninguém produz uma redação idêntica à de outrem, porque ninguém pensa de modo igual. Ao final, dobrei-me às pressões.

Foi então que o cenário se configurou como um teatro de papéis invertidos: o mestre transformado em réu; o erro reivindicando razão; a fragilidade julgando a experiência, como se todo saber pudesse ser medido pelo volume do protesto. Havia ali menos aprendizagem e mais disputa de vaidades — um silêncio calculado no qual o mérito se dissolvia no desejo de igualdade sem esforço. Observava, calado, o peso da superficialidade que revestia gestos simples e os convertia em acusações. Ainda assim, mantive a dignidade da palavra, como quem segura uma tocha contra o vento: tremendo, porém acesa.

A loucura que me atribuem não é delírio, mas sobrevivência — abrigo derradeiro de quem insiste em ensinar algo que tenha sentido. Ser “louco”, aqui, é não ceder ao vazio. E talvez seja justamente nesse abismo que minha sanidade se firma.

Sempre há um incompetente nas relações sociais: naquele episódio, atribuí a mim esse papel por não conseguir compreendê-los; eles, porém, não se culpam por não compreender a mim. Alguns colegas, vivendo os mesmos cenários, aconselham-me a buscar tratamento psicológico, como se o desgaste fosse sinal de fraqueza. Tornaram-se aliados do conforto, da diplomacia do nada. Mas pergunto: quem é o enfermo — o que sente demais ou o que finge não sentir nada?

Escolhi permanecer autêntico, pois ser professor é, antes de tudo, aceitar a tarefa árdua de convencer corações distraídos. Meu destino será moldado pela loucura criativa que insiste em ensinar o que é útil; o deles, pela hipocrisia imóvel das promessas vazias.

O futuro pertence aos loucos lúcidos, enquanto os hipócritas se sustentam em amizades interesseiras. Não é pecado ser louco; pecado é condenar a lucidez inquieta em nome de um politicamente correto que produz silêncio, mas não paz.

Sei que o parasita não preserva nada do que consome — vive de desfrutar, espoliar e descartar — e, por isso, devora o hospedeiro até o fim. Que sugue. Pois está escrito: “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20).

-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/

Abaixo, apresento 5 questões discursivas e simples que visam estimular a reflexão dos alunos sobre as ideias centrais tratadas no meu relato, conectando-as à teoria social.

1. Relações de Poder e Inversão de Papéis: O narrador descreve a situação como um "teatro de papéis invertidos: o mestre transformado em réu; o erro reivindicando razão; a fragilidade julgando a experiência". Com base nas relações sociais e de poder, explique o que essa "inversão de papéis" pode significar para a autoridade e o reconhecimento do saber formal (do professor) na sociedade contemporânea.

2. Meritocracia e Igualdade sem Esforço: O texto critica o momento em que "o mérito se dissolvia no desejo de igualdade sem esforço". Diferencie, sociologicamente, o conceito de Equidade (que busca justiça e oportunidades iguais) do ideal de Igualdade Superficial (ou "sem esforço") que o narrador aponta. Qual o risco social de exigir a mesma recompensa sem o reconhecimento do esforço ou da competência?

3. Autenticidade Profissional vs. "Diplomacia do Nada": O professor confronta a postura de colegas que o aconselham a buscar tratamento psicológico, caracterizando-os como "aliados do conforto, da diplomacia do nada". Analise como o conceito de Autenticidade (a escolha de "permanecer autêntico") é apresentado no texto como uma forma de resistência ao Vazio ou à Anomia (ausência de normas/valores fortes) no ambiente de trabalho e nas relações sociais.

4. A Crítica ao "Politicamente Correto" e a Lucidez Inquieta: O autor afirma que "pecado é condenar a lucidez inquieta em nome de um politicamente correto que produz silêncio, mas não paz". Discuta como o uso excessivo e não reflexivo do "politicamente correto" pode, segundo o texto, sufocar o debate e a crítica construtiva, criando um ambiente de superficialidade e inautenticidade nas relações.

5. Solidariedade e Dinâmica de Grupo: A união entre os alunos é resumida na frase: "Os semelhantes se defendem". Qual tipo de Solidariedade Social (mecanismo de coesão social, segundo Émile Durkheim, por exemplo) está em ação nessa cena? O que, no contexto narrado, une esses indivíduos e qual é a função dessa união para o grupo, considerando o objetivo de "constranger" o professor?

Comentários

NEGANDO-SE AO APEGO ("Pratique a lei do desapego e você notará menos problema em sua vida." — Karol Palumbo)

 


NEGANDO-SE AO APEGO ("Pratique a lei do desapego e você notará menos problema em sua vida." — Karol Palumbo)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Meu aniversário está chegando, enlarguecendo meu estado de terceira idade; mas não choro, depois de certa idade, não dói mais, são notórias as mudanças de comportamento que a gente adota para evitar sofrimentos psicológicos e frustrações sentimentais: não responde indiretas, não faz questão de muitos amigos, não corre atrás de ninguém. A gente só quer viver em paz. "Nada contribui mais para a serenidade da alma do que não termos qualquer opinião." (Georg Lichtenberg). E assim seja, se não fosse tão trágico!

Hoje, estive na confraternização dos professores, na despedida do primeiro semestre escolar. Como sempre, fui um tanto intransigente com as pessoas que fazem parte de meus relacionamentos. Eu não gosto do que elas gostam: comer carne, beber cerveja, ouvir música de corno alta, etc. Conviver com as pessoas, já fui melhor nisso. E peço apenas que me respeitem do jeito que sou, como as respeito, alguém já tinha dito que não se vingar já é uma forma de perdão e assim sigo.

"A companhia da multidão é nociva: há sempre alguém que nos ensina a gostar de um vício, ou que, sem que percebamos, transmite-nos esse vício por completo ou em parte. Quanto mais numerosas forem as pessoas com as quais convivemos, maior é o perigo." (Sêneca). Na verdade, sempre sou o desestabilizado da história toda. É trágico porque, apesar de tudo, ainda gosto muito de estar ali na escola com meus colegas de trabalho, mesmo fora da hora de aula, contando histórias do passado e fantasiando o futuro, mexendo com nossas lembranças e ambições, tocando o coração e a alma uns dos outros. Tudo isso faz valer o emprego do tempo. CiFA

domingo, 15 de janeiro de 2023

TREINANDO A COMPULSÃO ALIMENTAR ("Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima." — Albert Einstein)

 


TREINANDO A COMPULSÃO ALIMENTAR ("Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima." — Albert Einstein)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em tempo de pandemia, nas videoconferências pedagógicas, os professores não podiam comer o lanche juntos, um ou outro se atrevia abrir a câmera para se mostrar mascando alguma comida para não fugir da regra. Eu não sei que efeito psicológico leva à adoração ao lanche em toda reunião de professor. Pois, eu me recuso às confraternizações de professor, e quem come insiste que o outro pegue também, ninguém quer ir para o inferno sozinho. Eu nunca como desregradamente e fora de hora e nada me força a isso, sigo o conselho da profetisa Ellen G. White: "Três refeições ao dia, e coisa alguma entre elas - nem mesmo uma maçã - deve ser o limite máximo da condescendência. Os que vão além violam as leis da Natureza e sofrerão a penalidade." — Review and Herald, 8 de maio de 1983. Disciplina é necessário.

            Por que em todas as reuniões de professor precisam ter a isca? Compreendo que a comida é sempre estimulante, e ajuda a suportar longas reuniões cansativas e obrigatórias, pois é dia letivo. São frequentes as reuniões, bem como é certeza que se come bolo e se bebe refrigerante por lá gratuitamente. Parece-me que todo mundo vive para comer! E a obesidade é culpa de Deus! Será que o "pão" nunca se divorcia do "circo"? Maldita  empregabilidade da ideologia romana.

           Portanto, a fome intelectual e a certeza da improdutividade leva ao estresse e a ansiedade e estes apresentam relação direta com a compulsão alimentar. Disse A. Y. Silva: "Temos uma compulsão natural de preencher os espaços vazios..."  A escola deveria fazer o contrário, ajudar a dissociá-los da comida e vencer a compulsão. Mas, não; se não tiver o lanche, suspendem-se até as aulas. O treinamento para compulsão alimentar acontece quando não tem nada para fazer, vamos comer. (CiFA

AMIGOS CAPITALISTAS ("O que o dinheiro não traz ele leva." — Lis Oliveira)

 


AMIGOS CAPITALISTAS ("O que o dinheiro não traz ele leva." — Lis Oliveira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

Viver é "comer", "comer" e "comer"! Morrer é "vomitar", "esquecer" e "ejacular" a vida. A partir desse pensamento, estabeleço minha grande meta para minha existência. Quem sabe, ainda posso resgatar o prazer pelo trabalho, pela família e a religião! Talvez descansando, interagindo e orando, talvez ressignificando outros conceitos e, com eficiência, colocando em prática os já consolidados. Porque devido essa estagnação pelo coronavírus, estou tenso, seguindo a tendência dos números e assustado também com as possibilidades de desgraças em minha história.            

Já não espero mais surpresas entorno desse viver vicioso e nas relações humanas. Todavia, não posso largar tudo a esta altura, estou velho demais para começar tudo de novo, o jeito é pegar o osso e não largá-lo tão cedo! Ou bem "jogo a toalha", ou encarar o cabresto.          

Já tive minha oportunidade, não sei o que fiz dela para resultar nisso, só sei que as portas se abrem mais facilmente para quem tem dinheiro. Pode ser estranho, mas infelizmente, ou felizmente, é assim mesmo: "manda quem pode obedece quem tem juízo". Sei que o que me falta na aparência, ganho nas virtudes. Tenho valor e um enorme potencial, mas como posso me aliar a uma boa companhia, se não há companhia boa para quem não pode emprestar dinheiro. Vivo em um mundo materialista de pessoas frias!!!! E viva nós, né, Batoré!

sábado, 14 de janeiro de 2023

A VERDADE MENTIROSA OU MENTIRA VERDADEIRA ("Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." — Friedrich Nietzsche)

 


A VERDADE MENTIROSA OU MENTIRA VERDADEIRA ("Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Meu prazer, pensar; minha arma, a palavra; meu fanal, o ouvir; o meu segredo, vivências; meu desajuste, confiar nas pessoas. E para aqueles que não gostam de mim, digo-lhes que os abomino também, por não terem um bom gosto. Já para os meus seguidores, recomendo-lhes uma advertência: papel em branco aceita tudo, até os "riscos" de quem não sabe desenhar. Por isso, gosto das folhas com pautas; a linearidade, pelo menos, dá boa estética ao conteúdo. Tragam-nas, todas para mim, que as escreverei certo por linhas certas, retribuindo o favor, ainda que com palavras misteriosas para fazer sofrer os sábios e fazer arder o cérebro dos pensantes. Nada de graça é lhe dado o devido valor.

Escrevo em corações e mentes, porém os tolos são insensíveis, não perco tempo com eles. Não aprendem nunca somente se defendem. "O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos." Prov. 26:3. A verdade forjada também é tola, faz doer e doa em quem doer; será por pouco tempo, com a repetição, logo tomar-se-á em doce mentira. É a vara tinindo nas costas do tolo, é a tão necessária confirmação de sua tolice.

A verdade sempre tem um jeito de aparecer antes que se torne mentira para eliminar as desculpas dos tolos! Pois então, enquanto verdade, é esnobe, mas depois com a data de validade vencida não tem a quem denunciar. A verdade, uma vez transformada, nunca deixa de ser mentira.

A voz do povo não é a voz de Deus; mas, é, sim, a voz do Satanás, o pai da mentira. Porque a maioria sempre vence, porém nunca está certa. É como as vacinas, tão ovacionadas para prevenir; matam. O vírus enfraquecido aprendeu a ficar forte e se multiplicou aos milhões. Estou doente do coração e do cérebro, depois que tomei essas "desgraças". Deve ser a verdade que dói e perduram as consequências! CiFA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A Pipa e o Fio Cortante da Vida ("Enquanto você está correndo atrás de pipa, outro tá passando cerol na sua namorada." — Beatriz Cordeiro)

 


A Pipa e o Fio Cortante da Vida ("Enquanto você está correndo atrás de pipa, outro tá passando cerol na sua namorada." — Beatriz Cordeiro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Por essa época, em julho, o vento forte e as férias escolares compõem o cenário perfeito para a molecada correr pelas ruas, com o rosto voltado para o alto — no sentido literal e metafórico.

Não é raro flagrar um “molecão” (que, duvido, ainda seja menor) equilibrado sobre um muro, gritando em puro êxtase de disputa: “não tora, não tora ... a minha rabiola”, enquanto os concorrentes se enroscam na rabiola da raia dele. Pelo prazer da extravagância, invadem chácaras, quintais baldios e casas de família, atiçando os cachorros que latem sem descanso.

Essa molecagem, porém, revela algo mais grave: a erotização precoce, aprendida em filmes, novelas e até desenhos, foi transferida para o lazer e transformada em fonte de prazer físico e psicológico — sem pudor no uso da linguagem chula e de duplo sentido.

Mas essa erotização é apenas um sintoma. O problema mais profundo é que a infância foi colonizada pela lógica da competição e do desejo de poder. O prazer de vencer o outro — de derrubá-lo, humilhá-lo — substituiu o encanto de brincar junto. A pipa, antes símbolo de liberdade, passou a representar o instinto de domínio. O cerol, afiado e invisível, tornou-se metáfora dessa cultura de corte, onde a vitória exige o aniquilamento do outro.

A rua, que já foi extensão da imaginação, virou campo de batalha simbólico: ali se ensina que ser agressivo é ser viril. E assim, do fio que corta o vento, nasce o fio que corta vidas — num país que confunde esperteza com coragem.

Também fui criança, mas minhas brincadeiras não incomodavam ninguém, tampouco me prejudicavam. Como era saudável a simplicidade da vida no interior!

Hoje, nas grandes cidades, por trás de uma simples “raia”, pode esconder-se um vadio brincando de cortar o pescoço de um motoqueiro trabalhador. A maldade dos pais se projeta nos filhos “até a terceira geração”! Que tipo de sociedade teremos quando o mal praticado pelos filhos de hoje se refletir no sofrimento dos pais que falharam em educar? Não seria essa uma punição mais do que divina — uma consequência social inevitável?

É assim que se perpetua essa pequena guerra, em que um corta o fio da vida do outro com o cerol afiado do falso diamante — apenas caco de vidro moído. Quem tem a vida moída também não tem nada a perder, e essa é a pessoa mais perigosa.

Foi assim que, numa conversa descontraída em sala de aula, um professor idoso dirigiu-se a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio e, em tom de brincadeira, disse que “a pipa do vovô não sobe mais”. Então, uma aluna evangélica o denunciou — e o professor foi penalizado.

Findo aqui, fazendo minhas as palavras de Alexander Pope: “Um pouco de cultura é uma coisa perigosa.”


--/-/-/---/-/-/--/-/-/-/-/---/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/


É um prazer imenso discutir este texto tão rico em observações sociais. Como vimos, eu faço uma crítica profunda à forma como a infância, a competição e a moralidade se transformaram no contexto urbano, usando a pipa como um poderoso símbolo. Para a nossa atividade discursiva, preparei cinco questões simples. Lembrem-se de usar as ideias do texto para formular suas respostas, demonstrando a compreensão dos conceitos sociológicos de socialização, cultura, e desigualdade.


1. Cultura e Transformação Social (Rural vs. Urbano)

O autor idealiza a "simplicidade da vida no interior" em contraste com a agressividade das "grandes cidades". Com base no texto, explique como a mudança de ambiente (rural para urbano) alterou a natureza do lazer infantil, indicando quais valores socioculturais o autor considera ter sido perdidos ou corrompidos.

2. Socialização e Mídia

O texto afirma que a infância foi "colonizada pela lógica da competição e do desejo de poder", além de sofrer influência da "erotização precoce" vinda da mídia. De que forma os agentes de socialização contemporâneos (mídia, família e a própria rua) contribuem para que a cooperação no brincar seja substituída pelo instinto de domínio e aniquilamento do outro?

3. Símbolo e Desigualdade Social

O cerol é apresentado como o "falso diamante", um instrumento de corte usado contra o "motoqueiro trabalhador". Analise o cerol como um símbolo dessa "cultura de corte". Além disso, comente a afirmação "Quem tem a vida moída também não tem nada a perder" à luz dos conceitos de anomia e desigualdade social.

4. Valores Familiares e Consequências Geracionais

O autor expressa que a "maldade dos pais se projeta nos filhos 'até a terceira geração'", questionando se a punição aos pais que falham na educação não seria uma "consequência social inevitável". Discuta a responsabilidade familiar e a transmissão de valores (ou a ausência deles) entre gerações, focando na ideia de que a descontinuação da "guerrinha" depende de uma mudança no ciclo de socialização primária.

5. Cultura, Contexto e Conflito Social

A citação de Alexander Pope, "Um pouco de cultura é uma coisa perigosa", e a anedota final sobre o professor penalizado levantam um debate sobre a interpretação cultural e o contexto. Explique, a partir de uma perspectiva sociológica, em que medida a rigidez na interpretação de expressões culturais (ou a ignorância de seus contextos) pode gerar conflitos, polarização e punições dentro de um ambiente social.

Comentários

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A SANGUESSUGA TEM DUAS FILHAS QUE SE CHAMAM: "ME DÁ!" E "ME DÁ!" ("As regras nunca vão lhe dar as respostas profundas do coração, e nunca irão amar você." — A Cabana)

 


A SANGUESSUGA TEM DUAS FILHAS QUE SE CHAMAM: "ME DÁ!" E "ME DÁ!" ("As regras nunca vão lhe dar as respostas profundas do coração, e nunca irão amar você." — A Cabana)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Não existe amor entre as pessoas, só conveniência. Devia sê-lo invasivo, já que faz bem a qualquer um. Ah! O que eles praticam para ir ao céu é egoísmo. Que sentimento consumidor este que só vai se vier? Como vem o coração dos discriminadores em nome de Deus! Os de Deus ensinam-me suas doutrinas do jeito deles e, quando aceito, ainda são suas verdades operando em mim, sou apenas um cooptado. Esses são os batizados; a partir daí, tornei-me melhor que você. O eu-te-amo  que desliza facilmente em meus lábios, acaba com a mesma prontidão, que lhe nego os desejos, bastando apenas lhe dizer um não afônico. Então, bloqueiam nosso contato no telemóvel, quando não atendemos as ligações fora de hora. Quem são os namorados, cônjuges, pai, mãe, filhos, irmão? São exatamente esses que gostam de nós enquanto estamos fazendo suas vontades. Estando eu impossibilitado de beneficiá-los (emprestar dinheiro), não receberei  mais nenhuma ligação telefônica, mesmo estando eu talvez precisando deles. Mas, depois de um tempo, por meses, voltam as falsidades, precisando, insistem no beneficiamento. E a desculpa do distanciamento em tempo de pandemia, justifica o desapego; os relacionamentos infrutíferos.

           É tão enfeitiçadora a atividade dos parasitas que Mesmo a esposa jamais querendo o marido como tal, aceita-o na forma de dono para dever-lhe a beleza do adultério. Aff! Evite essas pessoas tóxicas em sua vida! Elas sabem exatamente porque merecem seu desprezo. Nem todo amigo te ama. Alguns que dizem que te amam estão escondendo ódio no coração perverso. Eles dissimulam, ou fingem, serem seus amigos, e mentem para cobrir seus pensamentos e ambições malignas. Mas, os sábios farejam essa terrível falsidade e maldade da natureza humana, e estes se protegem não colocando muito estoque em palavras lisonjeiras, apenas se negando a servi-los. Vocês podem me rejeitar, mas ignorar jamais, tenho muito sangue para doar a pessoas anêmicas, não o fiz porque o quis (CiFA

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

NA INTERNET, SOMOS UM ("Rios pequenos que desaguam em rios grandes que desaguarão no (a)mar do encontro da unificação." — Charles Canela)

 


NA INTERNET, SOMOS UM ("Rios pequenos que desaguam em rios grandes que desaguarão no (a)mar do encontro da unificação." — Charles Canela)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

No velho normal, a escola desconhecia a riqueza de conteúdos e a autonomia que a internet nos fornece, e tudo o mais, sobrepujando os professores. Então, nesta modernidade, o aluno escolhendo o que quer que a escola ensine-lhe, é o mesmo que o paciente determinar ao médico o remédio que quer tomar: estão se achando!

No velho modelo, não podia camiseta de time, não podia boné, não podia celular, não podia aprovar com nota baixa, não podia nada; Ali, os lugares na frente eram reservados para os piores alunos, tentando conter a indisciplina deles, era só conferir o mapeamento da sala, e veríamos os "bons" destinados a sentar-se atrás. Agora em quarentena, não pode ir à escola e também não podem aprender de lá, forçados à internet. E em tempo de trabalhos virtuais, Justiça foi feita. Constatou-se que as metodologias das coordenadoras estavam equivocadas e até hoje não se aproveitou nada. Considerando o novo e o velho normal sendo tão distantes uma da outra circunstâncias, como são os turnos de uma escola no regime presencial que parece três entidades diferentes: matutino, vespertino e noturno.

Sinto saudade mesmo é daquela oposição: quando eu dizia que tal aluno era um péssimo em minha disciplina (Língua Portuguesa), a professora tal contestava-me, na mesma reunião, dizendo que ele era excelente na geografia. Eu acredito no ensinar conteúdos e na memorização dos mesmos, eles acreditam no ensinar habilidades e competências, repugnando o decoreba. Eu já me adequei, somente a internet faz-nos falar a mesma língua. A máquina nos unificou intelectualmente! Porque o plano de aula é copiado da internet.

Satanás prometeu a Eva que ela seria como Deus ao rejeitar a ordem Dele e comer do fruto proibido (Gn 3:1-5). Hoje encontra-se na internet lições de livre-arbítrio, fizeram-se deuses uns dos outros, construindo seu próprio futuro.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

DO ESPETO PARA A BRASA ("Prova de que os valores estão invertidos é perceber alguns amando sapatos e pisando em pessoas!" — Nannye Dias


 

DO ESPETO PARA A BRASA ("Prova de que os valores estão invertidos é perceber alguns amando sapatos e pisando em pessoas!" — Nannye Dias

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Agora, no meio da noite escura; sem sono, estou aqui pensando: muitos dos que constantemente falavam comigo, afastaram-se com medo de ser visto em minha companhia e interpretados como pactuadores de minhas ideias. Porém,  ainda tenho plateia, observam-me de longe! São eles os observadores da vida dos outros e juízes da aparência, digo-lhes, para segurança dos concorrentes, que não aceito discípulos. Quando alguém  concorda comigo, já penso que estou errado! Pois, em cada grupo de doze há um "Judas" com poderes sobrenaturais do mal. Isso é demais para mim, sou professor não chefe, este é quem gosta de puxa-saco!

           Sendo que os valores estão investidos, confirmamos esta inversão, observando o descaso com quem ensina. Por isso, não acontece mais, como houve nos tempos bíblicos; eu, virando-me para trás, amaldiçoei zombadores e os desrespeitadores de professor, em nome do Senhor de minha missão educacional; como o profeta Eliseu fez a seus "chacoteadores", e nada aconteceu. Ao contrário, por isso, sou amaldiçoado por amaldiçoá-los, foi isso que ganhei: do espeto, caí na brasa!

           A Bíblia no contexto atual: as ursas ainda saem do bosque sim, mas poupam os adolescentes fanfarrões e fofos, todavia devoram o professor careca, gordofóbico, machista, racista e homofóbico, ou seja, tradicional, com o viés político de direita! Aos "Lacradores" nada lhes acontece. CiFA