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sábado, 30 de dezembro de 2017

ESPERANDO BOAS NOTÍCIAS ("Noticias boas estão se tornando raridades" — (Vinicius Bispo Amorim)



Crônica

ESPERANDO BOAS NOTÍCIAS ("Noticias boas estão se tornando raridades" — (Vinicius Bispo Amorim)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Este é o dia mais importante do mês de dezembro. Nada novo, só algumas retrospectivas de tudo de ruim que aconteceu durante o ano findo. Rimos da miséria dos outros, de certa forma, isso nos dá alegria, porque não foi conosco. A cidade envolta em luzes coloridas, é Natal, o povo canta! E eu aqui escutando os estrondos dos fogos da meia noite do lendário dia 25, de olhos bem arregalados. Entro em estado de depressão, recorro às redes sociais, esperando que os outros me compreendam e se aproximem. Sim, e vai ser assim, porque minha doença já está enraizada. O meu desafio para esta festividade é de me expressar como eu gosto: Quieto em meu canto. Agora se vier alguém, a gente "viaja" junto!
           Ao entardecer do Natal, e eu ainda aguardando boas notícias. Nada! Eu queria avaliar, comprar e negociar. Mas, não teve como fugir da rotina! Resta-me ter paciência, mais um pouco, duro é ver o Papai Noel em meio a esta escuridão densa do meu quarto, que me faz zunir os ouvidos. Sinto medo, talvez o medo do rio antes de entrar no mar! Então as palavras de Osho me confortam: "Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada que percorreu, para os cumes, as montanhas, para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. O rio precisa de se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entrar no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas de tornar-se oceano." Mesmo que o dom da paciência e da espera se destaque é inútil esperar demais pelo caminho. Porém, no mar, "Se você não se atrasar demais, posso lhe esperar por toda a minha vida." (Oscar Wilde).
           O melhor para mim neste momento é deixar o barco correr para fechar o dia com chave de ouro. Vai ser mais proveitoso e menos traumático deixar que tudo aconteça sem fazer resistência. Mudanças automáticas deixam marcas, quando nos transformam! Deus não se importa comigo de forma particularizada, senão eu estaria em melhor condição que você. Quem tem a semelhança de Seu Deus é assim para defendê-Lo. Na verdade, eu tenho apenas sua semelhança, não a de Deus! Porque você me dar presente no natal de Jesus, e Ele não me tira do abismo último!
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 04/11/2016

Reeditado em 30/12/2017
Código do texto: T5813101 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 23 de dezembro de 2017

UM PROFESSOR AVALIA MELHOR QUE O OUTRO? ("Circunstâncias adversas me forçaram a uma inegável revisão de critérios e valores". — Capitão Jack Sparrow)



Crônica

UM PROFESSOR AVALIA MELHOR QUE O OUTRO?

 ("Circunstâncias adversas me forçaram a uma inegável revisão de critérios e valores". — Capitão Jack Sparrow)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Existe uma baliza negativa no ensino fundamental, enquanto um professor catedrático em sua disciplina depender dos outros para a avaliar seu aluno, ele é só um dente podre na boca do "gigante", que não pode dormir, pois os dentes estragados doem muito. Que os deuses acelerem o processo de reação corrosiva, provocando a dor criativa que talvez leve o Gigante a precisar manter-se desperto. Como podem eles (conselho de classe) atribuir-lhe a nota que eu não gostaria? Porque eu ali sou somente um voto! Qualquer bom professor sabe que um aluno pode ter um bom desempenho em um componente curricular e ter empatia ao professor; em outra disciplina, ser fraco e não gostar de seu professor. 
           Enquanto, a Bíblia condena os julgamentos humanos, a profissão de professor dá-nos o direito de praticá-lo com colegas e alunos, mas somente uma análise do desempenho acadêmico, diga-se de passagem. Sem nos causar estranheza, é de tanto nos preocuparmos com a vida alheia, e não acadêmica, que nos esquecemos completamente da nossa, e o caráter vai junto. Adquirindo a doença dos deuses: o livre-arbítrio dá o empoderamento para realizar a justiça com as próprias mãos. Passamos a vomitar opiniões abundantemente, mesmo sem ninguém pedi-las. Quando se afirma que professor é formador de opinião, qual tipo de opinião está sendo formada? Lá têm militantes, ativistas de todas as naturezas. Se o sistema educacional requer postura técnica, no mínimo, espera-se dele critérios justos e coerentes. O que leva colegas de trabalho a brigar para serem "misericordiosos" ou carrascos nas avaliações? Uns são chicotes; outros, veludos, divergindo-se só pelo prazer de aparecer ou meramente seguindo a conveniência. Um mesmo argumento sentimentalista ou não, na boca de um professor mercenário, serve tanto para justificar, ora a aprovação, ora a reprovação! E isso é bem explorado atualmente nesses conselhos!
             Já que sou só mais um na escola, não tenho nem mesmo o direito de escolher os conteúdos a serem ensinados, minha metodologia é supervisionada, até a merendeira pergunta sarcasticamente pelos os alunos que não consigo forçá-los a ficar na classe para o lanche ser servido; o smartphone de câmera ligada, na mão do aluno, impõe-me o medo da denúncia ameaçadora. Então que não me tire o direito de, pelo menos, atribuir uma nota "vingativa", seguindo critérios que julgo justos a alunos infrutíferos e desrespeitosos.
           Todavia, a intimidação dos pais "barraqueiros" e superiores monopolizadores faz-me abrir mão de mim mesmo, ou melhor, de meus princípios morais e éticos para recorrer a cumplicidade dos colegas, pois se decido sozinho, a culpa é minha, quando meu carro foi riscado e com pneus furados por alunos reprovados. Por isso, na verdade, não quero que acabe o conselho de classe, é ali que dividimos as responsabilidades para posteriormente diluirmos a nossa culpa entre todos, caso se agravem as consequências dos erros da avaliação. 
           Então, vou e volto nessa ideia, perdi também até a minha capacidade de ser autônomo em meu professorado: submisso para ganhar a sobrevivência. Como se não bastasse pretender ensinar a quem não quer aprender conteúdos considerados inúteis por eles, ainda tenho que aceitar a avaliação da concorrência como se fosse a minha. E assim, qual é o conceito de ética profissional do "politicamente correto"? Então, danem-se todas as éticas que não têm a admiração dos envolvidos, deixando-me viver minha reflexiva Síndrome de Estocolmo.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/12/2017

Reeditado em 23/12/2017

Código do texto: T6203347 

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