"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

 


"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Vivemos em um mundo onde o oprimido também é opressor, tal qual, o violentado é violentador. Os humilhados alunos são os achadores de erros nos seus professores para humilhá-los da mesma forma que são humilhados pelo Sistema. Os alunos de antigamente nos tratavam com um "sim senhor", hoje é "queridão" e a relação professor/aluno ESTÁ cada vez pior. Eles entendem que elogio é "cantada". Deus me livre de colocar parabéns em suas redações, ainda mais, se for uma crônica criticando a prática de outro professor da mesma unidade escolar em que trabalho.

Temos visto, nos noticiários, muitos ataques armados à escolas por ex-alunos, não bastou fazer professores e colegas sofrerem, tem que voltar e mostrar sua raiva. Por isso, tenho profetizado que os ex- alunos fracassados irão exterminar o sistema presencial de ensino. Três são os motivos: Primeiro, eles procriam abundantemente, e pais mal educados se encarregam de eternizar sua incompetência. Segundo, eles são maioria, e a maioria sempre vence — embora não esteja certa. Terceiro, certos de que foram enganados, depois de um tempo, batendo nas portas do mercado de trabalho sem sucesso procuram os culpados — voltam à escola para castigar seus colegas do bullying, e professores rígidos.

Para um futuro incerto, vazio, não há plano perfeito que o preencha. O que é planejamento, se a vida é sem sentido? Salmos 42:7-9 — "Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?" (Cifa

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

 


DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu sou o professor Claudeci, leciono língua portuguesa nas redes estadual e municipal; aqui, endosso Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa." E para prestigiar o dia 5 de maio (também o mês das mães), no qual se comemora a língua portuguesa, compartilho com os amigos a digna renovação de minha experiência.

Então, eu costumava dizer que se aprende a ler é lendo muito e a escrever é escrevendo muito, mas nessa geração dos eletrônicos, nunca se leu tanto e nunca se escreveu tanto, todavia está notório a decadência na escrita e interpretação textual entre o alunado. Por isso, reformulo meu conceito dizendo que se aprende escrever é escrevendo certo e se aprende escrever é escrevendo certo. O mérito da questão é a qualidade em detrimento da quantidade. E parabéns para todos professores de língua portuguesa. CiFA

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

 


ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

O adolescente acordou muito cedo, como de costume! Foi ao banheiro, fez suas necessidades fisiológicas, tomou banho, depois tomou seu desjejum, escovou os dentes, arrumou-se, pegou seu material escolar e saiu para o colégio. Andou devagar, e as ruas estavam vazias. Estava diferente...!— Deve ser porque ainda está muito cedo! – pensou ele em voz alta. Continuou a caminhar e chegou ao colégio, mas não havia ninguém ali, todavia lhe nasceu uma esperança descobrindo a fresta do portão semiaberto. Empurrou-o um pouquinho mais e avistou o guarda assentado na área de dentro. Então gritou entusiasmado:— Seu guarda, hoje não tem aula, não?— Hoje é sábado, meu filho! kkkkk

Falta reprova, porém apresentem-me um aluno que ficou retido por falta! Todavia a ameaça funciona, e suborno também. Tanto a igreja como a escola trabalham assim: temos um inferno para evitar e um céu a conquistar. E "o paraíso é a barriga dos tubarões."

sábado, 26 de novembro de 2022

DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

 


DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Sou professor sobrevivente da pandemia de Covid-19! Na escola do "velho normal" que gradativamente descia rumo ao submundo, nem um pouco, sentia-me apoiado pela organização, caminhava sozinho no meio do tiroteio. Do outro lado, a coordenação pressionada por mães desajustadas, defendia o cliente sem nem considerar o mérito da questão e resolvia conforme a conveniência.

Condenaram-me POR DIVERSAS VEZES, até por cerveja sem álcool que tomei fora das dependências da escola, denunciado por uma ex-aluna da EJA que ainda se alimentava do rancor como se eu fosse culpado de seu fracasso acadêmico. Outras, reclamando de mim para ganhar o direito de deixar seus filhos fazerem o que bem entendiam na escola, conseguiram vitória, conseguiram, nesse particular, pois a escola morre de medo da comunidade. Aquele futuro é este presente, ao castigo de Deus com a pandemia sem a tal socialização na escola.

           Depois de toda reunião dessas para regular professor, todos os presentes tinham de assinar a ata. Era assim que elas mostravam serviço. Então, assinei vários relatórios para a escola se resguardar de mim e da comunidade. Em toda ocorrência, ficava um tal DOCUMENTO nocivo para meu caráter, nas pastas da escola, junto aos meus diplomas, E eu continuava clamando pelo o apoio do novo diretor, que nunca foi diferente, diga-se de passagem.

           Por essas e outras repressões, deixei de denunciar alunos indisciplinados à coordenação pedagógica, por medo. Até hoje, pais sem educação também não educam seus filhos, mas "educam" os professores de seus filhos, na repressão, com uma denúncia atrás da outra! É assim que a escola "prostituta" da sociedade, heroína sem caráter, sobreviveu até agora.           

Dentro do quadro da fome e do direito ao "salve-se se puder", o distanciamento social modernizou sua imposição, matando seus professores de trabalhar inutilmente. Temos que fazer SIAP, MAPA DE NOTA, RELATÓRIOS DE AULAS E REUNIÕES NO MEET, REAMP, PLATAFORMA CLASSROOM, GRUPO WHATSAPP, GOOGLE FORMS, ENVIAR APOSTILA COM CONTEÚDO REPETIDO PARA OS "DESINTERNETIZADOS"  e deve ter mais... Quem inventou tudo isso não tinha bons propósitos com a Educação. Não sabia que as planilhas eletrônicas não ensinam nada, têm tudo de pedagogia e nada de ensino/aprendizagem, e a pandemia destruiu também a razão de existir da escola física. Por aqui sempre é tarde demais para ser infeliz. E nunca é demais, se o fim justifica os meios.  

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O DESESPERO LEVA A LOUCURA ("Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal." — Maquiavel)

 


O DESESPERO LEVA A LOUCURA ("Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal." — Maquiavel)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A pandemia da doença psicossomática chega ao extremo. Como louco, um professor de jaleco branco, com máscara de proteção respiratória, utilizando um megafone no doze, sai gritando nas ruas, subestimando os alunos, pais e os aplicativos da internet. Já se sabe que propaganda volante perturba mais que ajuda vender algum produto; por isso, nas grandes cidades não se vê mais isso. É um louco para mostrar serviço! Dizia ele: — "Tragam suas atividades, enviem as fotos para seus professores. Estamos fechando o bimestre. Feche com um dez este bimestre! Alunos ... tragam hoje às 14h. Compareçam, não percam esse ano. Estamos apenas no primeiro bimestre, dá tempo para começar agora. Atenção, pais e responsáveis orientem os seus filhos".  Para mim, ele é somente um comediante.

           A escola está sempre em desavença com a sociedade brigando por reconhecimento  e prestígio; e nesses pontos sociorreligiosos, os bons costumes sociais são ensinados, mas não são vividos. Presenciamos a misericórdia da corrupção, matando o profissionalismo e o bom-senso. Então, não esperem o respeito sem primeiramente não se dar esse respeito! Porém, acho que aprenderam com os alunos sobre o ganhar no grito. Será que vai dar certo?! Para mim nada é estranho, ou melhor, não existe nada novo debaixo do sol, como já disse o Salomão da bíblia! EM TEMPO DE DESESPERO, a inteligência é uma deformidade, e a beleza uma pobreza, vale até a inversão de valores, testa-se tudo! A maioria continuará vencendo até a morte chegar para todos, mais cedo ou mais tarde...! E salve a COVID-19 que "penetra somente em corpos incompatíveis com a vibração do amor ao próximo", como disse  Melissa Tobias, autora do livro A Realidade de Madhu.

domingo, 20 de novembro de 2022

O INFERNO DOS DEUSES ... ("É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho." — Epicuro)

 


O INFERNO DOS DEUSES ... ("É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho." — Epicuro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

Não acredito em livre-arbítrio, acredito em Deus onipresente, onisciente e onipotente, Ele me movimenta! Todavia disse o Sadhguru: "Esta ideia horrível de que há outro lugar melhor do que este foi criada por pessoas que fizeram de si mesmas um inferno. Se você faz de si mesmo um céu, se está extasiado, por que você desejaria ir a qualquer outro lugar? É preciso ver como fazer de si mesmo um céu. Caso contrário, mesmo que você viva no céu, você só sofrerá." Se isso fosse verdade, nada teria consequência. Quem tem poder de escolha também tem o controle do que está construindo e sabe o resultado. E não há erro, nem coincidência e nem acaso, somente a vontade de Deus. Se você tem livre-arbítrio, então você é Deus, constrói seu próprio céu, e o Lúcifer perdeu mais uma vez! Pois ele é o criador desta "fake news": ... e tornarão como Deus, conhecedores do bem e do mal. E criou seu próprio "céu" por querer ser Deus.            

Aqui, na terra, já não tenho dignidade alguma, e fui eu quem escolheu esta situação? Claro que não! Todo mundo vai para o céu sem mérito algum, só pode pelos méritos de Jesus. Então, não quero ir para lá, se eu pudesse escolher. Isto é predestinação! Se eu pudesse escolher, queria ir para o inferno, pois pelo menos irei para lá por mérito próprio, e estarei eternamente com a consciência limpa de que fiz por merecer algo: Isto é Livre-arbítrio! Mas, querer não é poder. Viver de Graça e por Graça é abusar dos méritos dos outros. Parasitismo é escolher para se dar bem, então morre o hospedeiro e o parasita. A predestinação pressupõe vida eterna.            

Ou, talvez, seja melhor passar a acreditar no livre-arbítrio e construir meu próprio céu e convidar o Satanás para vim morar comigo, tirando assim a dignidade dele. Se você é o chamado de Deus e eu lhe atrapalho, que eu seja humilhado e frustrado. Mas, o chamado sou eu, cumpra-se Is.41:11. “Todos os que se revoltam contra ti serão humilhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se colocam contra ti perecerão." CiFA

sábado, 19 de novembro de 2022

A CULMINÂNCIA DO NOVO (A)NORMAL ("Desfazer o normal há de ser uma norma." — Manoel de Barros)

 




A CULMINÂNCIA DO NOVO (A)NORMAL ("Desfazer o normal há de ser uma norma." — Manoel de Barros)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Logo que a pandemia da COVID-19 cumprir sua missão, a China  vitoriosa dará autonomia às suas mulheres. Os chineses copiarão o comportamento norte-americano, ditado por Kamala e Barbara Smith. O uso da máscara como antiviral cairá no  mundo todo, não impede os vírus, e como se parece com a  "burca" dos mulçumanos, haverá uma "desreligiozação" do significado dos acessórios. Wassyla Tamzali "Afirma que a burka não é muçulmana, não integra uma tradição religiosa, mas é um símbolo de dominação, de terrorismo intelectual, religioso e moral contra a liberdade das mulheres e, portanto, viola os direitos humanos e não pode ser tolerada." A Ásia Central percebendo o avanço, abolirá a tal vestimenta, e o Dragão transferirá  seu poder aos habitantes da terra através de um sinal: 666.

            A China quer conquistar as Américas e começará  copiando seus costumes para implantar os dela. "As uvas amadurecem observando outras uvas". Já é uma sequela da COVID-19 o lapso de memória; então esqueceremos quem éramos. Embora, deixemos restos de nós, por onde passamos, mas não é o suficiente. Pois, ao perfazer a espiral, assistimos aos nossos cacos se distanciando; E as separações continuarão, algumas peças se perderão para sempre. Não me recomponho nunca mais, o caos é crônico e as doenças são reincidentes. Minha identidade é nova, consiste de minhas novas acepções. Então, se você é estranho para mim, também não se lembrará de mim. Todavia, se eu for me esquecendo de mim mesmo e de você, não terei julgamento algum. (CiFA

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2013000100022

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

"VIDA DE GADO" OU DE CACHORRO?("Vida de gado. Povo marcado. Hora de mugir?" — Francismar Prestes Leal)

 


"VIDA DE GADO" OU DE CACHORRO?("Vida de gado. Povo marcado. Hora de mugir?" — Francismar Prestes Leal)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje é letivo, até que seria um dia propício para eu viver uma vida socialmente promissora e aproveitar ao máximo a companhia das pessoas agradáveis. Mas, fui pego pela veracidade ideológica do ditado popular: "Quem fala o que quer escuta o que não quer." Todavia, exatamente hoje, que estou mais aberto aos diálogos, saindo do confinamento, complicou-me! Pois estou sensível à reação dos que querem o meu próprio bem. Meio desconfiado, tenho de me afastar de pessoas manipuladoras; pois, por aqui, quase não existem, só alguns "gatos pingados".

Ainda na "Pandemia", na entrada da farmácia, havia uma advertência: "Só entre, usando máscara." Por isso, argumentei: — "Ora, já parei de morder as pessoas". Então, o simpático atendente disse-me: "Mas, continua latindo. Tome isto, use, é para nossa saúde." Ele me deu uma máscara!

Na saída, subi na balança, pesei-me e olhei no espelho acima da balança comunitária. E eu estava mais para gado do que para quaisquer outros bichos...! Estou até com uns quilinhos a mais! Fazer o quê? É vida de gado, mesmo; agora qualquer "gripezinha" me assusta! CiFA

domingo, 13 de novembro de 2022

HUMORISTAS DA ESCOL(inha) ("O sistema educacional brasileiro é um teatro, que transforma nossas crianças em fantoches da política." — Julian Mamoru Iwasaki)

 


HUMORISTAS DA ESCOL(inha) ("O sistema educacional brasileiro é um teatro, que transforma nossas crianças em fantoches da política." — Julian Mamoru Iwasaki)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

A teologia do absurdo do Pr. Adélio, personagem do humorista Márcio Américo, é meio parecido com a metodologia (des)construtivista do ensino com a pedagogia moderna. Do macro para o micro, confirma-se o regresso e a desordem. Porque o crescimento é quando se segue para a frente. Do pequeno para o grande. Digo: os grandes homens do passado foram alfabetizados com os grafemas, fonemas, sílabas e palavras (no decoreba). Finalmente o texto, não o contrário. Os que vivem de atalhos alfabetizam com o texto de autores famosos da atualidade; sem mesmo antes de saber juntar as letras. Há os que adoram as economias, se os professores escolherem qualquer caminho que não o do compromisso com ele e da responsabilidade, fora e dentro da sala de aula, acharão a escravidão e ativarão carrascos acusadores. Pois uma formas dos defasados se vingarem é denunciando o professor por todos os assuntos, inclusive pedofilia. As câmeras de vigilância, dentro da sala de aula, já estão instaladas em todas as escolas públicas, não oficialmente, mas o celular na mão do aluno é uma arma poderoso.

Hoje, com 50 anos de educação, descobri que a maioria que passa pelos bancos da escola só tem uma saída: ser mão-de-obra barata porque a oferta é maior que a demanda. E o sucesso pertence a quem denunciar um professor da forma mais escandalosa possível, por pedofilia, ou racismo, ou homofobia, porque há muitos justiceiros que cuidam desses assuntos, porque é lucrativo, muitos têm ganhado muito dinheiro de indenização. E não falta quem faça comédia sobre os eventos da escola, ou stand up dos tais assuntos sérios. "Também, deixem muitas coisas para Deus. No mês passado, uma Irmã amaldiçoou um desconhecido que roubou bananas de seu campo. E vocês estavam indignados ao ver aquilo. E portanto, um Irmão pode levar alguém que o tenha feito mal à polícia e isso vos parece normal. Ora, os dois atos são idênticos. A polícia apenas substituiu as maldições. Se vocês não amaldiçoam os animais que comem nos vossos campos, então não amaldiçoem e não enviem para a polícia quando se trata de homens. Diga: 'Ó Deus, dê-me força e saúde suficientes para cultivar sempre para mim e para os ladrões'" (Kacou - 153:10)CiFA

sábado, 12 de novembro de 2022

AGORA, MINHA DENÚNCIA ("Um homem não denuncia o outro se não sentir raiva, mas uma mulher faz isso simplesmente por fazer." — Daniela Godoi)

 


AGORA, MINHA DENÚNCIA ("Um homem não denuncia o outro se não sentir raiva, mas uma mulher faz isso simplesmente por fazer." — Daniela Godoi)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Alunos forçados e obrigados à sala de aula lotadas se comportam como  "Zumbis", são os que nos mordem de inveja: os mortos-vivos que gostam de comer gratuitamente. Várias vezes, levantaram-se para perseguir pessoas "normais", porque eles querem muitos no inferno deles.

           Hoje, fui  mordido por um educado, tive sofrimentos mil, os quais me forçaram a agradecer pelo fim do dia em detrimento do amanhecer lindo, e o sol olhando para todos o dia todo. Valorizei o fim da tarde, não o pôr-do-sol. Sim, não vi o benefício! Restou-me só a certeza de que estou mais velho e acabado por dentro e por fora. E a dúvida: Se não prestam atenção em minha aula, como escutam meus erros?

            Por essa época de castigo de Deus aos deuses concursados, as experiências são desagradáveis, nada de proveitoso. E por cima de tudo, estou a lhes falar usando máscara ou focinheira impostas por políticos sedentos de poder, nos quais não votei; respirando mal: Co2 saindo e entrando novamente, como uma adenóide do Capiroto; assim meu cérebro não funciona direito, estou meio "emzumbizado" também!

           Às vezes, eu compreendo por que muitas crianças e adolescentes não querem estudar, a cabeça dói de tanto consumirem "poluição"! E chego a pensar que são eles os sábios da história, são deles que devemos aprender, pois a alienação os faz felizes! Caem e nem sabem onde tropeçaram. A cegueira branca ainda não me atingiu por completo, contudo já visualizo um horizonte negro. Como eu queria não ver o que me aflige para não sentir a raiva dos zumbis! E outra, pelo menos são diferentes dos que pensam ser moralmente corretos. Quem se atreve chamar de burro os que são livres da sopa de letras e do cabresto dos letrados? Quem não nasceu para estudar, levante a mão! Ah, nem precisa, são estes os que corrigem cruelmente os seus professores.  É a vingança pelo sofrimento da burrice que lhes aflige. Eu não tenho culpa; não inventei nada,  apenas sou somente uma pequena peça desajustada neste sistema. Também, sou vítima da sociedade. (Cifa