"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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segunda-feira, 17 de junho de 2019

"TUDO ACABA ONDE COMEÇOU" ("Muitas vezes abro mão de minha opinião para agradar aos imbecis funcionais!" — (Luiz Felipe)



Crônica

"TUDO ACABA ONDE COMEÇOU" ("Muitas vezes abro mão de minha opinião para agradar aos imbecis funcionais!" — (Luiz Felipe)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Já é fim do ano letivo, pude observar a aflição de um professor com 50% dos alunos com notas insuficientes para aprovação. Ou não tinha certeza do que fez, ou não sabe fazer a tramoia. Estava com tanto medo das consequências de sua atuação que veio me consultar se os alunos de nota vermelha com ele eram os mesmos comigo. E ali apalpou outros mais, porque seu veredicto sozinho o faz ruim. entendi que não é baseado na verdade e ralidade da competência do aluno que se decide pela aprovação dele, porém pelo complô ou cartel da nota. Não é pelo o resultado do aluno, todavia o jeitinho da cumplicidade. Já dizia Mestre Arievlis: "Com ou sem complô.... a vida segue...de cabeça erguida para uns e incertezas para outros. Acompanhada de um remorso sem fim."
           Aprendi isto em um conselho de classe: a deficiência é do aluno, mas é o professor que tem de mudar a metodologia! Mais antes, não tivesse ensinado nada, ficaria mais fácil para ambos. Por isso, "(...) não tenho ódio nem vontade de chorar. Em compensação também não tenho vontade de mais nada." (Caio Fernando Abreu).
           Existe também o meneio de professores defendendo os seus queridinhos das garras malvadas dos colegas mais tradicionais. Quando endureço meu coração em uma medida disciplinar, sou odiado por ambos. Estou cansado de ser usado para dar prestigio a colegas liberais invalidadores de minhas regras. Marquei a prova, e o aluno descompromissado viaja na data, depois me aparece querendo fazer a mesma prova já corrigida e devolvida. E há colegas e mães que vêm interceder por ele. Nem sabem que: "Interceder é se expor, e se colocar na brecha pelo outro" (William Paixão). Chamo isso também de impostura ardilosa. A noite já não é mais uma criança desde a educação noturna!
            É como já falei, hoje, o ano escolar termina para mim, com os nervos tensos, devido ao estresse dos confrontos gerados no conselho de classe E EM TODA CARGA DO ANO. DE tanto JULGAR E OUVIR julgamentos, minhas emoções ficaram um pouco instáveis, SINTO ESTA SENSAÇÃO E mais dramaticamente quando confrontadas com desafios do que com problemas reais. CONTUDO minha estrela SEMPRE FOI tensa com o confronto de meus dramas internos ... "Se me derem o supérfluo, abro mão do indispensável". (Oscar Wilde).
          Agora vou estender a rede, vou parar de fazer minhas atividades diárias para ficar apenas mais um tempo deitado na rede. Que as diferenças do dia a dia. - Fodam-se. Pelo menos longe do trabalho, estarei longe dos problemas relacionados às intrigas no ambiente de trabalho. Eu vou deitar na rede, mas não vou dormir, procurando mais prazer, porque SEM PREOCUPAÇÕES, eu sou mais sensível. Vou deixar fluir! Venha ser meu objeto de inspiração, tenho um poema aqui dentro do peito pronto para sair ao encontro de alguém com asas.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 28/11/2017
Reeditado em 17/06/2019
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domingo, 9 de junho de 2019

SISTEMA MATERNALISTA ("Maldade maternal existe, mães matam,mães destroem, mães não estão acima de tudo em um pedestal,elas agridem,machucam e causam feridas que aumentam cada dia mais com o tempo!" — Renata Libereco)



Crônica


MATERNALISTA ("Maldade maternal existe, mães matam,mães destroem, mães não estão acima de tudo em um pedestal,elas agridem,machucam e causam feridas que aumentam cada dia mais com o tempo!" — Renata libereco).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em meio à agitação do dia a dia, me deparei com uma reflexão que me fez questionar a essência da educação. A escola, outrora maternalista, parece ter se desviado de seu propósito. Acredita-se que os alunos são bons porque são amados, mas eu me pergunto: não deveriam ser amados por serem bons?

A generosidade desmedida não ajuda ninguém. Basta olhar para os resultados das benesses governamentais. As pessoas precisam mais de dignidade do que de esmolas. O mundo já está saturado de "esmolengos". E assim, em vez de "vender" estudantes, a instituição parece "comprar filhos".

Na escola, percebi a rebeldia dos jovens de hoje. Eles ainda não descobriram o preço das coisas e, por isso, se vingam dos professores, sentindo-se como brinquedos gratuitos nas mãos deles. Mas, não sou eu o culpado. Sempre fiz meus próprios brinquedos da natureza morta, nunca precisei brincar com crianças!

Um professor que tolhe o êxito dos seus alunos com vetos vãos apenas atrasa seu próprio sucesso. Essa atitude não se encaixa no atual modelo educacional. O sucesso do aluno também é nosso. Portanto, o fracasso deles é de quem os induziu! Como disse Charles Dickens, "Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender."

Os coordenadores rígidos não participam do sucesso dos alunos e nem do seu fracasso, já que é o professor quem leva toda a culpa. Por isso, é merecido que ele comemore o sucesso de muitos. O mais interessado no sucesso do professor não é o coordenador nem o aluno, mas ele mesmo. Se o aluno acertou, mérito dele, se errou, foi o professor que não ensinou.

Nas reuniões pedagógicas, não se fala de erros do aluno, mas de erros na didática do professor. Elaboram-se estratégias para vencer a si mesmo e aprovar o maior número possível de alunos, dando-lhes mais presentes.

Assim, ao final deste dia, me pergunto: De onde vem o sucesso do professor? E concluo que o sucesso vem de dentro, da capacidade de se reinventar e de acreditar no potencial de si mesmo. Afinal, a educação é um destino não uma jornada.


licitador 2

sábado, 1 de junho de 2019

AUTOAJUDA: SOU DEUS, TENHO LIVRE-ARBÍTRIO! ("Livros de AUTOAJUDA ajudam, principalmente, a quem os escreve!" — BARBOSA LAGOS)




Crônica

AUTOAJUDA: SOU DEUS, TENHO LIVRE-ARBÍTRIO! ("Livros de AUTOAJUDA ajudam, principalmente, a quem os escreve!" — BARBOSA LAGOS)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           O homem só pensa a partir do que já existe! O pensamento é o grito das coisas clamando por reconhecimento. Se fosse tão original assim, duas pessoas não pensariam igualmente a mesma ideia em pontos distantes do planeta. Se um mesmo evento acontece com duas pessoas, elas reagirão diferente. O homem não cria nada só copia da natureza que já é uma cópia do "mundo perfeito das ideias" (Platão)! É tudo o contrário do que os charlatões de autoajuda dizem que você é Deus! Algumas coisas já estão prontas e por estarem prontas, Deus nos motiva o pensamento, e esses fanáticos nos faz pensar que são nossos pensamento que criam as coisas. Também contradizem Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

E eu intertextualizo com João Cabral de Melo Neto: Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
            Veja que para formar meu conceito de pensamento vali-me dos conceitos dos outros, isso dispensa o que disse a serpente a Adão é Eva no Jardim do Éden: "E serão como Deus conhecedores do bem e do mal". Eu não sou Deus, os eventos naturais são nossas causas para viver.
           Existem profetas e videntes porque os eventos já existem de alguma forma e em algum lugar, não que eles os façam com a força do pensamento. Senão todo ser humano saberia o futuro. Mas só se sabe do futuro quando ele se manifesta. Acho que René Descartes se equivocou no Seu pensar: "penso logo existo", o correto seria: Existo logo penso. A matéria é destruída para forma energia ou a energia se materializa, nada se forma do nada! Fora disso só Deus pode!
Kllawdessy Ferreira


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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/11/2017

Reeditado em 01/06/2019
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sábado, 25 de maio de 2019

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)



Crônica

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Tenho observado, na escola, como os jovens e colegas de trabalho se refere a meu estado de velho, como se fosse  uma doença nojenta ou parâmetro de inferioridade. Um dia falei para uma aluna, em meio a sala de aula, que era seu fã! A outra me responde de lá: — "Que nojo". Ouvi também de uma professora jovem da qual tentei me aproximar: — "Podre"!

           Eu os compreendo, a pouca idade é a única coisa neles que o mundo adora (quanto menos idade, mais proteção). Garanto que já fui jovem e não gostaria de sê-lo novamente, e se pudesse, escolheria com a experiência de hoje, todavia não posso garantir que eles serão velhos, Também assisto às suas vontades de viver arriscadamente como se nunca fossem morrer e lhes digo que poucos chegarão aos 60 anos, porém gostaria que eles conhecessem a diferença entre viver e durar!
            É preciso viver bem e conviver harmoniosamente com os elementos naturais do universo para receberem a permissão para terceira idade. Durar muito tempo é viver lentamente, e o viver que não significa durar é sem qualidade. Aceitar a experiência é conquistar a sua duradora aceitação. "O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive." (Fiódor Dostoiévski).
            Louvados sejam dignamente os que na multidão dos conselhos dos idoso encontram a sabedoria! O universo me autorizou armazenar toda a minha experiência por estes bem aproveitados e longos anos de vida. Às veze, as migalhas caem da mesa, por ter as mãos tremulas e os lábios frouxos, e o cachorrinho não as apanha mais, ele come ração cara e suplementada! Porém, os bichos jamais superarão os homens de verdade e muito menos quando fazem greve de antropofagia. Aliás, essa inversão de valores facilmente perceptível na escola e na família, certamente é consequência dessa greve de fome, recusam o ideário dos mais velhos e criam novos atalhos, ou melhor, alimentam de futilidades.
           Dona Leila Maria conforta-me, mostrando-se compreensiva com estas palavras: "Não te acho velho, pelo contrário te admiro muito, meu filho te adora, e eu também, meu mestre amigo! Siga em frente e não escuta o que eles falam...levanta a cabeça, você é muito inteligente e culto, parabéns!" Poucos olhares sabem ver além de um rostinho enrugado e feio. O essencial do ser humano e o porquê da nossa existência é a contribuição. Para durar tem de se estar engajado. Excluir não é o mesmo que selecionar.
            Com todas as virtudes, professor velho não é bem visto nas escolas, por quê?... Que a maldição consecutiva recaia sobre os que abandonaram as suas raízes. E ai dos que removerem os marcos antigos! Talvez seja como disse Charles Bukowski: "A Bíblia diz: \'Amai ao próximo.\' — Isso poderia significar algo como: \'Deixe-o em paz.\'"
           Ao que o amigo Bruno Rodrigo disse sobre o primeiro paragrafo desta crônica: "Esta é sua melhor reflexão, Já estou compartilhando, o que você narrou nesse texto (riso). Então lhe respondi: Ficando mais velho, fico cada vez melhor para escrever. Não estou aqui combatendo a "Idosofobia", isso já mais acabará, todavia a vergonha que vocês sentem de mim hoje; amanhã, haverei de sentir de vocês! Bullying atrai bullying!            
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/10/2017

Reeditado em 25/05/2019
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sábado, 18 de maio de 2019

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)



Crônica

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Mais um entrave da profissão: O professor de Língua Portuguesa não pode ser um crítico literário sobre seus próprios alunos; não à vista dos colegas, pois eles não o deixam. Quase me obrigaram, em meio condenações, a validar poemas sem rima, sem métrica e sem elementos motivadores de emoções com boa nota. Mostrei-os nas sala dos professores na esperança de ser reconhecido pelo o trabalho diferenciado que estava fazendo. Se o aluno em lugar do poema fizesse receita de bolo, teria de aceitar, argumentavam os professores: é o que o aluno pensa. Ou melhor, eles pensam. Muitos fazem assim para sobressair ao colega. Não se respeitam, vivem "entregando" uns aos outros! Controlam os adversários e afofam a qualidade, pois me senti aprisionado. Errei em mostrar os poemas para eles. E ali, até hoje, não me falta oportunidade para reflexão no final do dia e com a dor do sentir novamente, rumino essas lembranças. Todos os dia estão diretora e coordenadora na porta de sua sala humilhando o professor por bagunça de aluno. A final o aluno é tudo, o colega tanto faz! Isso não me é estranho, uma vez que já vivi coisas piores. Sei de colega que incentiva o aluno a gravar minha aula para me pegar em falhas ou apenas com a finalidade de deleitarem-se em zombarias. Uma aluna chegou a me perguntar se eu era mesmo formado em Língua Portuguesa. Aluno algum faz esse tipo de pergunta se não for orientado, não é do interesse deles.
           Não posso ignorar esses "idiotas úteis". Eu queria um poema de amor e que me dissessem o que já disse Santo Agostinho: "A medida do amor é amar sem medida". Creio que é mesmo muito difícil falar do que não se sente, reconheço, mas pelo menos Fernando Pessoa não se envergonhava de ser um fingidor:
"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
            A genialidade de um poeta se encontra na receita do Thomas Edison: "A GENIALIDADE É 1% INSPIRAÇÃO E 99% TRANSPIRAÇÃO". Só se aprende a escrever é escrevendo. Talvez seja isto mesmo, terei que me adaptar ao sistema, pois ainda sofro. Seguirei o grande mentor espiritualista do Brasil, Chico Xavier, pode ser que me tornarei um bom professor avaliador: "A VERDADE QUE FERE É PIOR DO QUE A MENTIRA QUE CONSOLA." Apesar de sempre conviver na escola com quem diz o que as pessoas querem ouvir, vou ter que dizer para mim mesmo o que não quero ouvir. Somente ouvindo a verdade, uma criança aprende a dizer a verdade. "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." (Albert Einstein).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 03/10/2017
Reeditado em 18/05/2019
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sábado, 11 de maio de 2019

DENUNCIAR POR DENUNCIAR ("Falar mal dos outros agrada tanto às pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores". — Leon Tolstói)



Crônica

DENUNCIAR POR DENUNCIAR ("Falar mal dos outros agrada tanto às pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores". — Leon Tolstói)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Pais e alunos vão primeiramente à secretaria de educação COM UMA DENÚNCIA DE QUALQUER COISA até fora da consciência escolar, pois sabem que serão atendidos incondicionalmente. Se o caso for uma rejeição de matrícula, os requerentes serão matriculados na mesma unidade de qualquer jeito com aval superior. Não se quer saber motivos, importam os números. Se bateu em alguém aqui, outros pedem para apanhar acolá. "Entre os animais ferozes, o de mais perigosa mordedura é o delator; entre os animais domésticos, o adulador." (Diógenes).
            Há inversão de valores em busca de prestígio. Disse Hal Ozsan: "E eu nunca conheci um louco, Que não tem uma causa, E eu nunca conheci um pervertido, Que não tem um coração partido". Mas, Denunciante não é autoridade; guarda não é polícia; tratorista não é motorista... O denuncismo desenfreado, estimulado e favorecido por quem não adivinha nada não mata o desejo de vingança de muitos moderninhos emponderados pelas mídias: denunciam para se vingar, ou trair, ou bandidagem mesmo.
             A vítima continua sendo vítima, agora duas vezes: do ataque  do pederasta, devasso, libertino, imoral, libidinoso, impudico, Pervertido, podre, degenerado, eivado, depravado, bacântico e do aproveitador das circunstâncias para se anunciar.
           O celeiro das denúncias é o teatro que se apegou a afrontar a moralidade para inovar. Porém, os artistas se defendem bem com a própria arte transgressora. Disse Umberto Eco: "Para rebater uma acusação, não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador". Um bom argumento para justificar a exposição de arte "Nudes" com a presença de criança é afirmar que não é pedofilia: é arte. Porque o foco não é sexual. Da mesma forma, qualquer médico introduz o dedo médio em seu ânus, você ainda o paga para fazê-lo bem, e não é prostituição e/ ou homossexualidade! O foco não é sexual, impera o exame da próstata: saúde social. E vivam as artes e o novembro azul e todas as outras cores, ou seja, o Arco-íres!
            "Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas." (Tt 1:15). E vamos continuar pagando a caça a pedófilos sob o comando de denunciantes. Todos os dias prendem e uns matam os outros, todavia não acabam nunca! Por quê?
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/10/2017

Reeditado em 11/05/2019
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sábado, 4 de maio de 2019

OS MUITOS "SIM" ( O jogo de cintura: a dança da vida.)

ESCOLHA DIFÍCIL("Não existe ser humano mais miserável do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão." — William James)


ESCOLHA DIFÍCIL ("Não existe ser humano mais miserável do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão." — William James)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Aqui estou eu, sozinho, envolto no silêncio que tanto anseio, mas que também me aterroriza. Pior do que isso, as pessoas me assustam, e quando estou entre elas, o pânico se instala. Meu problema são os outros. Então, busco refúgio em um lugar solitário, mas lá não há ninguém para me consolar. Eis o meu dilema! Como disse Mario Quintana, "O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso".

Hoje é um dia importante para nós, brasileiros. Estou prestes a embarcar em uma jornada arriscada, escolher um vereador que me representará pelos próximos quatro anos. E o prefeito? Nem se fala! Estou tomado por uma ansiedade descomunal, pelo desejo de fazer a diferença. Não nego que é um bom dia para acomodações, mesmo que o desafio seja superar a dúvida. Preciso de um distanciamento emocional e muita frieza para isso. Ainda que os interesses individuais falem mais alto, convém dispensar alguma atenção à coletividade, a fim de contribuir com a harmonia geral. Isso já vem ocupando a minha mente: nada mais é coerente do que votar em um ex-aluno, talvez ele tenha aprendido meus modos, pois confio em mim. Você não...? Como disse Marguerite Yourcenar, "A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a."

Amanhã, após a comoção do pleito político, ou seja, depois da votação, sentirei minha alma lavada, por cumprir o meu dever de cidadão. No entanto, uma perda poderá ocorrer em minha vida, a ideia é de limpeza, pois o sabão leva restos de pele também.

Tudo foi tão rápido e decepcionante. Após as apurações, vi meu candidato, o qual apoiei, perder. Talvez seja uma dor necessária. Eu perdi meu voto! Mas, num sentido mais amplo, é como se extraísse um dente podre. Para a próxima estarei mais maduro ou desdentado! Todavia, vou procurar aplicar o melhor dessa experiência, principalmente mostrar satisfação pela vida. Estou me certificando de que a pressão emocional da decepção não vá mesmo impedir o que precisa de apenas um impulso para a frente. Dê-me o seu empurrãozinho... Como disse Paulo de Tarso, "O maior impasse da humanidade: Não fazer o BEM que gostaria e fazer o MAL que não quer!"

No final das contas, acredito que a educação é uma via de mão dupla. Não basta apenas a escola oferecer, é preciso que o aluno queira aprender. E para aqueles que realmente desejam, que não se deixem desanimar pelas adversidades. Sou exemplo disso. Afinal, a educação é a chave para um futuro melhor. E eu, como professor, estarei sempre aqui, pronto para orientar aqueles que desejam seguir esse caminho, mesmo que tenham sido frustrados em alguma situação da vida. A vida é feita de altos e baixos, e é nos momentos de adversidade que crescemos e nos tornamos mais fortes. Portanto, não desista, continue lutando, pois o futuro é brilhante para aqueles que acreditam em si mesmos.


sábado, 27 de abril de 2019

APRENDENDO COM OS ERROS ("Manipulação Não Existe, O Que Realmente Existe É A Incapacidade Do Outro De Não Visualizar O Outro Lado" (Welton Barbosa)


Crônica

APRENDENDO COM OS ERROS ("Manipulação Não Existe, O Que Realmente Existe É A Incapacidade Do Outro De Não Visualizar O Outro Lado" (Welton Barbosa)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           "Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você." (mestre Juan Matus). Na educação, os melhores pedagogos nos recomendam a trabalhar os "descritores" e os "distratores" com os alunos, louvados sejam! Todavia, por que é tão difícil aprender com minhas crônicas, se ali estão os erros da escola? E eu, cheio de boas intensões! Ou melhor, contemplo nelas os "distratores" do trabalho escolar. E se aprendemos com os nossos erros, por que temos tanto medo de errar? Ou ainda seja só vergonha dos erros, pois muitos estão de plantão para nos condenar. Mesmo que sejam promissoras tentativas de acertar!
           Os técnicos se ocupam muito em ensinar, mas se esquecem que o ensinar pode ser inconsciente, todavia no aprender devia estar todo foco, pois nunca se aprende inconscientemente. Se o aprender fosse inconsciente ninguém tinha culpa de ser mau, apenas seria vítima. Agora eu não tenho culpa se você compreende mal o que escrevi. por que sou responsável pelo que digo, porém não o sou pelo que você quer entender. "A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros." (Anaïs Nin)
           Se o aprender não fosse totalmente consciente não se tinha a capacidade de selecionar o que se deve aprender ou não. Talvez José saramago esteja certo: "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."
           A secretaria de Educação está equivocada, desatinada com os índices que se arrastam, promovem cursos de capacitação para professores como se a culpa fosse dos professores pela incompetência dos alunos. O conhecimento deve se estabelecer por si só, a ponto de motivar no alunado de dentro para fora, a sede do saber. Quando se criar estratégias e mecanismos sociais para valorizar a formação acadêmica, nem se pensa, sobretudo nos muitos e muitos exemplos sociais, ensinando que para ter sucesso nem sempre se precisa de escolaridade alguma: Os milionários do esporte, da música e da política partidária. O professor pós-doutor, doutor, mestre, e graduados ganham menos dinheiro e automaticamente, menos prestigio do que um artista desses.
           A Educação deve sim repensar sua prática em relação ao cliente, não culpando uns aos outros, estamos todos a deriva, ensinando inconscientemente a  eles que aprendem sorridentemente como se justificar dos maus tratos recebidos por nós: Não fazemos jus para merecer a gratidão, por que para eles somos inúteis. E não adianta fingirmos laboriosidade! Nós não podemos julgá-los se não o vemos aprender, pois o ensinar é inconsciente, sobretudo eles têm de nos julgar, visto que devem selecionar o que querem aprender.
            A maior ilusão da escola é achar que todo mundo quer os seus diplomas, até porque o mercado de trabalho quase sempre não usa contratar pelos os diplomas: Um doutor custa mais caro. A Escravidão ainda não acabou! Quando o ensinar é consciente isso se chama manipulação. "Três pilares dominam o caráter dos homens cruéis, a saber: O sarcasmo, a manipulação e a soberba." (Pablo de Paula Bravin).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 14/09/2017
Reeditado em 27/04/2019
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sábado, 20 de abril de 2019

MASTURBAÇÃO ("Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida." —Javier Velaza)



Crônica

MASTURBAÇÃO ("Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida." —Javier Velaza)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Hoje, sinto a necessidade de ocupar minha mente com assuntos agradáveis e que elevem a minha autoestima, porque logo cedo, estou sentindo uma angústia e medos infundados. Estou ainda remoendo insucessos ou teorizando acerca de situações mal resolvidas do passado. Então vou me recolher, ou pelo menos diminuir os encargos do dia, pois minha fragilidades podem somatizar. Talvez esse esforço não resulte em grande coisa, Mas, espero momentos mais adequado à contemplação e análise. De qualquer forma, hoje será um dia ruim para mim. O que eu devo fazer para me livrar de problemas recorrentes em minha vida de uma vez por todas? '' Então me adverte Matusalém De Souza Ferreira: "Os Covardes se refugiam nas fraquezas alheias, Tentando Justificar as suas Debilidades.'' Eu não, vou à luta! Quero ouvir o William Shakespeare quando diz: "o Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor."

           Agora, mesmo apesar de estando sem companhia, minha casa se revelou atraente e prazerosa, um oásis de descanso e diversão solitária. Normalmente não gosto deste ambiente doméstico, mas, pensando bem, só por poder usufruir do lar desse jeito, o dia já está valendo, E viva este dia! Estamos compatíveis, pois: "Transforma-se o amador na coisa amada, por virtude do muito imaginar, não tem o algo mais que desejar, pois já tenho em mim a parte desejada." (Lisbela e o Prisioneiro).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 25/08/2017

Reeditado em 20/04/2019

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sábado, 13 de abril de 2019

PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher...

VI E FIZ QUE NÃO VI ("Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria." — Campbell)



Crônica

VI E FIZ QUE NÃO VI ("Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria." — Campbell)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           A merendeira convida minha turma para lanchar. Aquele aluno saiu como uma pessoa comum, juntos com os outros, com a mesma avidez para ir pegar a comida. Logo retornaram uns com a vasilha muito cheia e outros sem nada, eles negociam o lanche. Eu estava perto do balde de lixo, usado na devolução dos restos, quando percebo aquele aluno chegando e depositando seu prato cheiinho na lixeira sem seque bem provar a comida. Questionei-me em uma reflexão sobre os motivos que levaram àquela atitude de desperdício. Porém, não foi difícil quando ele anunciou em voz alta que a comida estava ruim demais. Se realmente queria aparecer, fê-lo com categoria, pois os demais alunos devem ter se sentido inferiores, comendo o que "o bonitão" ali já taxou como lixo.
           Outro aspecto, pode ser que aquele aluno nem tenha o que comer assim frequentemente em casa. E naquele momento estava com fome, todavia buscava holofotes e não passou desapercebido, é pena que os olhares eram negativos, pelo menos os meus. Pois, sua atitude sugeriu-me um desequilíbrio emocional, apesar de certa contenção para demonstrar esse tipo de sentimento. Nem vou tentar aqui descrevê-lo, estou ainda buscando qualidade para retratar o meu cotidiano, por isso estou escrevendo esta crônica, lutando pelo que acredito.
           É certo que a adolescência é uma fase pela qual já passei, mas os tempos eram outros, tínhamos outras formas de nos exibir. Minhas receitas não servem para aquele aluno e a dele me favoreceu o bom andamento de minha aula, o que alguns disseram a ele: palavras duras de julgamento e reflexão. Concluíram o tema filosófico daquele dia e, logo em seguida, tocou a sirene... Vejo que na teoria tudo é perfeito, na prática dá defeito. Ainda assim, continuo crendo que o amor vale a vida.  "Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas." (Tito 1:15).
Kllawdessy Ferreira



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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 12/08/2017
Reeditado em 13/04/2019
Código do texto: T6081645 
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domingo, 7 de abril de 2019

VIGIADO (" Hoje há tanta liberdade, que ninguém deveria inspecionar a vida dos outros, ainda vale o antigo ditado. Quem procura acha, e acha facilmente..." — Iria Hilária)



Crônica

VIGIADO (" Hoje há tanta liberdade, que ninguém deveria inspecionar a vida dos outros, ainda vale o antigo ditado. Quem procura acha, e acha facilmente..." — Iria Hilária)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Algum tempo, ouvi esse papo de que estão inspecionando nossa vida através do jogo Pokemon Go, isso me parece um discurso fanático de quem usa as redes sociais indevidamente, espalhando que o pokemon go é a besta do apocalipse. Todos nós que utilizamos as redes sociais o fazemos por querer ser conhecido mesmo e da maneira mais rápida e abrangente POSSÍVEL. Por que eu haveria de temer saberem quem eu sou, se sou uma pessoa boa e exemplar para todos! "Não te preocupes com os que não te conhecem, mas esforça-te por seres digno de ser conhecido." (Confúcio) Apesar de não jogar o Pokémon Go, não tenho nada a esconder de ninguém...ESTUDE A MINHA VIDA PARA MELHORAR A SUA! A pessoa usa seus óculos em cores, para ver as coisas mais belas, ainda dizem o que querem sem se importar em ouvir o que não querem. Isto é ganhar coragem: O artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.
           Então, vocês me dão coragem para isso, ainda que preciso ter ousadias calculadas. Sei que minha naturalidade pode chamar a atenção de pessoas diferentes; por isso, vou aproveitar para conhecer pessoas novas. Por que eu estou cheio de esperança e planos para o futuro, pensando só em vocês, terei que adequar muitas das minha ideias à realidade em que vivemos. Não posso desanimar de novo, não! Se é possível dois loucos se amarem deveras, a loucura é o vigor do afeto. Nesse sentido, os "tantãs" se atraem, fazendo coisas doidas.
           Esta minha conduta ridícula é uma reação natural de proteção à sua. De tanto sofrer se aprende a viver. Ou morre vingado-se.
            Hoje pensei nos que fingem ser meus amigos: os próximos. E como eu poderia ajudá-los. Pensei nos desentendimentos e em minha decepções com eles. É certo que tenho de confiar em meus amigos, mas não posso ser ingênuo. Mesmo assim, vou me esforçar para não perder a compostura, para não perder a razão. Os sofrimentos de hoje me sugerem buscar uma válvula de escape, e tenho que ser realista fazendo uma revisão ao meu redor, não quero problema com meus animais domésticos, empregados e subalternos que me assistem.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 07/08/2017
Reeditado em 07/04/2019
Código do texto: T6076383 
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