NAVEGANDO PELAS BRECHAS ("hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar." — Martha Medeiros)
Era uma tarde de segunda-feira quando me sentei na sala dos professores, exausto após uma aula caótica. Olhando para o café frio esquecido pela manhã, decidi desabafar no papel as frustrações acumuladas ao longo dos anos:
"Hoje, descobri uma nova tática dos alunos" — comecei a escrever — "Como advogados espertos, eles exploram as brechas a seu favor, tumultuam a porta da sala na esperança de que a coordenadora me repreenda. Foi o que um aluno do oitavo ano, com um sorriso malicioso, jogou na minha cara."
Respirei fundo, lembrando-me dos meus ideais iniciais, agora tão distantes. "Frustrado, tento justificar meu trabalho focando nos poucos que ainda querem aprender. Mas e os outros? Os que buscam apenas atenção ou estão ali por obrigação? Sou professor de Língua Portuguesa, não psicólogo, embora, às vezes, sinto-me como se precisasse ser ambos."
As memórias se misturavam. "É um constante 'psiu' para cá, um 'oba-oba' para lá. No sétimo ano, vejo papéis voando e alunos passeando como se estivessem num parque. Eles testam meus limites, abusam da minha paciência. Peço bom comportamento a cada minuto, mas parece em vão."
Refleti sobre o "domínio de classe" tão valorizado. "Será que dominar é dizer sempre 'não'? Ou há poder em saber quando dizer 'sim'? Busco um equilíbrio, mas me sinto como um palhaço, falando para cadeiras ocupadas por mentes ausentes. Não posso corrigi-los em público sem enfrentar sua ira coletiva. Uma vez, quase fui agredido por comentar sobre uma caligrafia ilegível."
Pensei nas palavras de Edmund Burke: "Todos os opressores atribuem a frustração dos seus desejos à falta de rigor suficiente." Seria eu o opressor ou o oprimido? "Quem assume o controle dos outros paga o preço com sua própria escravidão," escrevi, "mas quem liberta os outros paga o preço com sua liberdade. Qual atitude é mais cara?"
Refleti sobre os alunos do ensino fundamental. "Eles almoçam correndo, chegam às 13h e saem no final da tarde sem saber explicar o que aconteceu nas aulas do dia. Bagunçam e competem para mostrar que sabem mais, jogando a culpa no professor. Não entendem que nunca se ensina adversários, mas parceiros. Ensinar é um ato de amor, aprender só é possível com respeito."
As palavras de Alice Walker ecoaram: "Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio." Acrescentei: "Não é meu amigo quem abafa minha voz ou me obriga a calar." Paradoxalmente, dou boas notas aos adversários, iludindo-os de bons, tornando-os heróis sem caráter, como Macunaíma.
A instituição exige altos índices de aprovação, como uma missão impossível. Todo mundo finge estar a favor da escola, mas até quando ela resistirá? As bênçãos e desgraças vêm do mesmo lugar, como diz em Lamentações 3:38.
Olhei para as páginas preenchidas, uma mistura de desabafo e reflexão. Apesar de tudo, ainda acredito na transformação pelo conhecimento. Fechei o caderno, prometendo continuar buscando maneiras de alcançar meus alunos, de fazer a diferença, mesmo que para apenas um deles.
Levantei-me, recolhendo minhas coisas. Amanhã será outro dia, outra chance. A luta continua, na esperança de que as sementes plantadas hoje floresçam em um futuro melhor. Afinal, como diria Macunaíma, "Ai, que preguiça!" Mas não posso me dar ao luxo de desistir. Seguimos navegando pelas brechas, tentando, com esforço e paciência, fazer a diferença em um sistema cheio de falhas.
Questões Discursivas:
1. O texto apresenta um desabafo de um professor de Língua Portuguesa sobre os desafios e frustrações do dia a dia na sala de aula. A partir da narrativa do professor, explore as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto educacional atual. Quais são os principais fatores que contribuem para a indisciplina e a desmotivação dos alunos? De que forma a cultura escolar, a valorização excessiva por notas e a falta de apoio da família e da sociedade podem influenciar o trabalho do professor?
2. O professor reflete sobre o papel do professor e a busca por um "domínio de classe". A partir dessa perspectiva, discuta os diferentes métodos de ensino e gestão de sala de aula. É possível conciliar disciplina com respeito e autonomia dos alunos? Como o professor pode criar um ambiente de aprendizagem positivo e engajador,
Era uma tarde de segunda-feira quando me sentei na sala dos professores, exausto após uma aula caótica. Olhando para o café frio esquecido pela manhã, decidi desabafar no papel as frustrações acumuladas ao longo dos anos:
"Hoje, descobri uma nova tática dos alunos" — comecei a escrever — "Como advogados espertos, eles exploram as brechas a seu favor, tumultuam a porta da sala na esperança de que a coordenadora me repreenda. Foi o que um aluno do oitavo ano, com um sorriso malicioso, jogou na minha cara."
Respirei fundo, lembrando-me dos meus ideais iniciais, agora tão distantes. "Frustrado, tento justificar meu trabalho focando nos poucos que ainda querem aprender. Mas e os outros? Os que buscam apenas atenção ou estão ali por obrigação? Sou professor de Língua Portuguesa, não psicólogo, embora, às vezes, sinto-me como se precisasse ser ambos."
As memórias se misturavam. "É um constante 'psiu' para cá, um 'oba-oba' para lá. No sétimo ano, vejo papéis voando e alunos passeando como se estivessem num parque. Eles testam meus limites, abusam da minha paciência. Peço bom comportamento a cada minuto, mas parece em vão."
Refleti sobre o "domínio de classe" tão valorizado. "Será que dominar é dizer sempre 'não'? Ou há poder em saber quando dizer 'sim'? Busco um equilíbrio, mas me sinto como um palhaço, falando para cadeiras ocupadas por mentes ausentes. Não posso corrigi-los em público sem enfrentar sua ira coletiva. Uma vez, quase fui agredido por comentar sobre uma caligrafia ilegível."
Pensei nas palavras de Edmund Burke: "Todos os opressores atribuem a frustração dos seus desejos à falta de rigor suficiente." Seria eu o opressor ou o oprimido? "Quem assume o controle dos outros paga o preço com sua própria escravidão," escrevi, "mas quem liberta os outros paga o preço com sua liberdade. Qual atitude é mais cara?"
Refleti sobre os alunos do ensino fundamental. "Eles almoçam correndo, chegam às 13h e saem no final da tarde sem saber explicar o que aconteceu nas aulas do dia. Bagunçam e competem para mostrar que sabem mais, jogando a culpa no professor. Não entendem que nunca se ensina adversários, mas parceiros. Ensinar é um ato de amor, aprender só é possível com respeito."
As palavras de Alice Walker ecoaram: "Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio." Acrescentei: "Não é meu amigo quem abafa minha voz ou me obriga a calar." Paradoxalmente, dou boas notas aos adversários, iludindo-os de bons, tornando-os heróis sem caráter, como Macunaíma.
A instituição exige altos índices de aprovação, como uma missão impossível. Todo mundo finge estar a favor da escola, mas até quando ela resistirá? As bênçãos e desgraças vêm do mesmo lugar, como diz em Lamentações 3:38.
Olhei para as páginas preenchidas, uma mistura de desabafo e reflexão. Apesar de tudo, ainda acredito na transformação pelo conhecimento. Fechei o caderno, prometendo continuar buscando maneiras de alcançar meus alunos, de fazer a diferença, mesmo que para apenas um deles.
Levantei-me, recolhendo minhas coisas. Amanhã será outro dia, outra chance. A luta continua, na esperança de que as sementes plantadas hoje floresçam em um futuro melhor. Afinal, como diria Macunaíma, "Ai, que preguiça!" Mas não posso me dar ao luxo de desistir. Seguimos navegando pelas brechas, tentando, com esforço e paciência, fazer a diferença em um sistema cheio de falhas.
Questões Discursivas:
1. O texto apresenta um desabafo de um professor de Língua Portuguesa sobre os desafios e frustrações do dia a dia na sala de aula. A partir da narrativa do professor, explore as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto educacional atual. Quais são os principais fatores que contribuem para a indisciplina e a desmotivação dos alunos? De que forma a cultura escolar, a valorização excessiva por notas e a falta de apoio da família e da sociedade podem influenciar o trabalho do professor?
2. O professor reflete sobre o papel do professor e a busca por um "domínio de classe". A partir dessa perspectiva, discuta os diferentes métodos de ensino e gestão de sala de aula. É possível conciliar disciplina com respeito e autonomia dos alunos? Como o professor pode criar um ambiente de aprendizagem positivo e engajador,