"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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domingo, 14 de julho de 2019

SUPERSTIÇÃO ("Evitar superstições é outra superstição." — Francis Bacon)



Crônica

SUPERSTIÇÃO ("Evitar superstições é outra superstição." — Francis Bacon)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Sexta feira, 13, recebi a visita de duas pessoas, ambas estavam de bicicleta: a primeira, os correios de bicicleta amarela, a segunda estava em uma bicicleta vermelha, foi e voltou, então foram, na verdade, três visitas. Sendo supersticioso ao extremo, eu entendi isso como um presságio preocupante. Pois, é como disse Denis Diderot: "Do fanatismo à barbárie não há mais do que um passo".
            Eu estava esperando coisas ruins, mas vieram visitas aparentemente agradáveis! Da primeira, recebi uma compra através da internet, a qual havia alguns dias esperando, e a menina veio para limpar a casa, porque a minha sujeira já tinha atingido o nível artesanal. Pesquisei a simbologia da cor vermelha e cheguei aos esclarecimentos: indicação de grande sensibilidade, de paixão nas relações emocionais. Mas, também mostra perigo, violência, sangue, rejeição e vergonha, impulsos e desejos sexuais. Já a cor amarela: é um sinal de autoconfiança, então posso esperar oposição! "A imaginação é mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein).
            Talvez eu deva pensar sobre minhas ações. Já me basta toda essa tensão, não me é o suficiente? E ainda mais perigosa é a tesão! Será se o vermelho das roupas do "Papai Noel" me influenciou desse tanto! Todavia, posso suportar ainda muitos abusos. Eu não quero perder meu lado simples do ponto de vista emocional, como amizades e família, sobretudo, detesto receber e dar presente de natal. O amarelo do cravo de defunto deixa-me subsaturado. Estou reavaliando este dia para afrouxar um pouco a rigidez dos meus valores, porém nem tanto, assim muito devagarinho, mesmo porque sendo uma pessoa moderna e flexível, quando se trata de prevenção, do amor e da família, isso me move, aí me envolvo nas raízes. "Castro Alves em sonhos me disse,amor não existe apenas crendice, só em sua fantasia ela é real." (Edílio Lima Bueno).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 17/12/2017
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sábado, 6 de julho de 2019

AMIGO SECRETO SEM SEGREDO ("Eu nunca gostei de amigo secreto. Se é secre...

CRITÉRIOS FROUXOS ("Quando você concede a terceira chance ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua." — Adriana de Souza).



Crônica

CRITÉRIOS FROUXOS ("Quando você concede a terceira chance ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua." — Adriana de Souza).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Hoje, precisei matar trabalho para ficar em casa concluindo as notas dos alunos de recuperação do quarto bimestre, na última semana do ano escolar municipal. São tantos trabalhos e provas diferenciadas para formar a nota dos alunos "atrasados" que chego a pensar na inutilidade deles. Eu tenho que fazer isso ficar mais difícil, contudo me sacrifico mais, não é justo que a nota final do aluno na recuperação seja maior do que a do melhor aluno na sala que foi excluído dela. Talvez isso seja exatamente o que vai acontecer comigo, vou ao inferno por ser bom, pois as vagas do céu já foram preenchidas pelos bandidos recuperados do mundo. Porém, acredito mais no contrário, quando o foco está na doença, nós nos recuperamos, mas não voltaremos ao estado original, ficam cicatrizes. O passar a mão na cabeça de aluno é um alisá-lo sem as implicações do assédio sexual, mas com as mesmas consequências. 
           Durante estas férias, vou procurar tratamentos para os meus sintomas mentais. Aqueles que herdei dos meus recuperados. Uma sensação de incompetência ainda me sobe à cabeça. E agora com a alma na área de crise e ao lado do corpo cansado sugere um desafio complexo para o meu intelecto e emoções, exigindo disciplina e serenidade para encontrar soluções adequadas. Eu quero viver tanto quanto um vegetariano: saudável e em paz! Contudo, Como fazer minha paz atormentar sua guerra sem guerra?
           Aí vem o conselho de classe que tem por critério: o 'cada caso é um caso". Então ali se tomam decisões confusas, as quais se justificam com relatórios sentimentais e ora minimamente técnicos, quando for conveniente. Um só argumento serve para reprovar o aluno e também para aprová-lo na boca do (miserico)rdioso. "Com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também." Só Jesus Cristo na causa!
            Já me aconteceu sair do pré-conselho incentivado por colegas e orientado pela coordenadora a antecipar a aplicação da recuperação. Eu queria sair mais cedo também e obedeci, mas a nota da recuperação não foi suficiente de alguns alunos e reprovando um aluno de cuja a mãe é barraqueira, tremeram, então os tais colegas me obrigaram a aplicar outra recuperação jogando-me na cara que a data certa era aquela última, pois ele tinha direito. Acho que isso explica a bancarrota que envolve o professorado atualmente.  "Quando você concede a terceira chance ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua." (Adriana de Souza).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 13/12/2017

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sábado, 29 de junho de 2019

ALUCINAÇÃO ("Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." — Stephen King)



Crônica

ALUCINAÇÃO ("Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." — Stephen King)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

              Agora, é hora de iluminar os recessos da minha vida, matar as baratas nojentas da minha casa, reconhecer sua presença e livrar-se delas. Elas representam os problemas que eu estou escondendo, varrendo e fingindo que eles não existem. Por que atraí tantas baratas? Estou sentido alguns eventos estranhos na minha vida! Quais são os problemas que estão ocupando meu cérebro que não compartilho com ninguém? O que me atormenta à noite antes de dormir? Quais são as questões que eu prefiro não pensar ou enfrentar? QUE MENTIRAS estou dizendo para mim mesmo?
           Este pesadelo é SUGESTÃO de um momento de inquietação que se transforma NESTA reação dramática que você está lendo. Este extravasamento certamente comprometerá o meu relacionamento com as pessoas e REVELA a maneira como lido com questões de maior importância. Por isso, cultivar o autocontrole é fundamental ... é assim que eu tenho CONSEGUIDO. E não se assustem, essas CRIATURAS perturbadoras estão no território inconsciente, emocional e sexual, talvez esses QUESTIONAMENTOS justifiquem a pressão interna que eu sofro no momento.
           Agora que eu sei qual é minha doença, posso me libertar? "Cheguei numa fase da minha vida que vejo que a única coisa que fiz até agora foi fugir, fugir de mim mesmo, do meu nada, e agora não tenho mais para onde ir, nem sei o que vou fazer, fui péssimo em tudo." (Charles Bukowski).
            Hoje, outra segunda-feira e a melhor maneira de começar uma segunda-feira É reclamando. Mas, eu farei diferente, só o contrário, CHEGA DE CAÇAR baratas. Quero um presságio que me traga longa vida, saúde e felicidade, Talvez um desentendimento suave com A PESSOA amada, mas no final, SEJA o sucesso social a tônica da semana. Eu estou "LIGADO", e vou seguir a minha intuição. E que Deus não me a negue abundantemente! SOU NAZIREU!
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 04/12/2017
Reeditado em 29/06/2019
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domingo, 23 de junho de 2019

A INDISCIPLINA: GRITO POR SOCORRO ("Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída." — Prof. Elijarbas Rocha)



CRÔNICA

A INDISCIPLINA: GRITO POR SOCORRO ("Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída." — Prof. Elijarbas Rocha)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Descobri porque os alunos correm, gritam, perturbam a minha aula, primeiro porque não valorizo os seus espetáculos patológicos, ou melhor, faço vista grosa a seus grosseiros apelos por atenção, ou seja, ignoro seus pedidos à predileção: Para mim, honra a quem honra merece! Meu foco é o Ensino do conteúdo planejado, que ainda posso praticar com os que querem. "A insubordinação é filha da murmuração e neta da incredulidade. É uma família inteira de pecados terríveis e poderosos. E se não forem detectados e destruídos rapidamente, eles é que destroem nações, famílias, igrejas, ministérios, projetos de vida." (D.S. FLORIANO). E tanto é verdade que geralmente são os piores o exatamente severos reclamantes por direitos sem deveres cumpridos.

           No final, somos vítimas por termos bons propósitos, e eles, dos seus maus... Os professores para não passarem pelo que passo, terão de ocupar a aula toda alimentando os vícios psicológicos dos carentes de atenção, elogiando-os ou lhes pedindo mil vezes por aula que se comportem. E certamente esses professores não se importam com alunos no sétimo ano sem saberem escrever e nem ler o que escreveram. "A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação." (Carlos Drummond de Andrade). O que o poeta não se atentou com seu sábio pensamento foi o fato de que tem ocasião que não se consegue arrumar, então que se alcance pelo menos a metade do objetivo com os que querem se arrumar.
            Sou odiado porque sou minoria, já que a maioria não pratica o ideal, pois se assim fora, os índices de aproveitamento em todas escolas públicas estariam elevadíssimos. Mesmo deixando que os arruaceiros baguncem para evitar guerra, tenho prejuízo, é como disse Maquiavel: "Nunca se deve deixar que aconteça uma desordem para evitar uma guerra, pois ela é inevitável, mas, sendo protelada, resulta em tua desvantagem." E minha guerra está estabelecida: quem prejudica quem? Os que não sabem de mim ou eu deles! Será se Seus resultados baixos me prejudicam? Ou minhas aulas bagunçadas, como vocês costumam dizer, não lhes afetam em nada e nem suas classes disciplinadas me ajudam, uma vez que o rendimento de nossos alunos é igual! Elas não são homogêneas por que não tenho a atenção de todos, mas não sou eu quem os manda bagunçar, os que me ouvem e faz o que sugiro aprendem de mim e dão bons testemunhos do que é uma boa aula, e só não é melhor porque os descompromissados não nos respeitam. No final, brigam por boas notas e ganham no grito, diga-se de passagem. Todavia estou conformado é mais fácil encabrestar ignorantes. "(...) era isso que eles queriam: mentiras. Mentiras maravilhosas. Era disso que precisavam. As pessoas eram idiotas, seria fácil pra mim assim." (Charles Bukowski).
Kllawdessy Ferreira


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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 30/11/2017

Reeditado em 23/06/2019
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segunda-feira, 17 de junho de 2019

"TUDO ACABA ONDE COMEÇOU" ("Muitas vezes abro mão de minha opinião para agradar aos imbecis funcionais!" — (Luiz Felipe)



Crônica

"TUDO ACABA ONDE COMEÇOU" ("Muitas vezes abro mão de minha opinião para agradar aos imbecis funcionais!" — (Luiz Felipe)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Já é fim do ano letivo, pude observar a aflição de um professor com 50% dos alunos com notas insuficientes para aprovação. Ou não tinha certeza do que fez, ou não sabe fazer a tramoia. Estava com tanto medo das consequências de sua atuação que veio me consultar se os alunos de nota vermelha com ele eram os mesmos comigo. E ali apalpou outros mais, porque seu veredicto sozinho o faz ruim. entendi que não é baseado na verdade e ralidade da competência do aluno que se decide pela aprovação dele, porém pelo complô ou cartel da nota. Não é pelo o resultado do aluno, todavia o jeitinho da cumplicidade. Já dizia Mestre Arievlis: "Com ou sem complô.... a vida segue...de cabeça erguida para uns e incertezas para outros. Acompanhada de um remorso sem fim."
           Aprendi isto em um conselho de classe: a deficiência é do aluno, mas é o professor que tem de mudar a metodologia! Mais antes, não tivesse ensinado nada, ficaria mais fácil para ambos. Por isso, "(...) não tenho ódio nem vontade de chorar. Em compensação também não tenho vontade de mais nada." (Caio Fernando Abreu).
           Existe também o meneio de professores defendendo os seus queridinhos das garras malvadas dos colegas mais tradicionais. Quando endureço meu coração em uma medida disciplinar, sou odiado por ambos. Estou cansado de ser usado para dar prestigio a colegas liberais invalidadores de minhas regras. Marquei a prova, e o aluno descompromissado viaja na data, depois me aparece querendo fazer a mesma prova já corrigida e devolvida. E há colegas e mães que vêm interceder por ele. Nem sabem que: "Interceder é se expor, e se colocar na brecha pelo outro" (William Paixão). Chamo isso também de impostura ardilosa. A noite já não é mais uma criança desde a educação noturna!
            É como já falei, hoje, o ano escolar termina para mim, com os nervos tensos, devido ao estresse dos confrontos gerados no conselho de classe E EM TODA CARGA DO ANO. DE tanto JULGAR E OUVIR julgamentos, minhas emoções ficaram um pouco instáveis, SINTO ESTA SENSAÇÃO E mais dramaticamente quando confrontadas com desafios do que com problemas reais. CONTUDO minha estrela SEMPRE FOI tensa com o confronto de meus dramas internos ... "Se me derem o supérfluo, abro mão do indispensável". (Oscar Wilde).
          Agora vou estender a rede, vou parar de fazer minhas atividades diárias para ficar apenas mais um tempo deitado na rede. Que as diferenças do dia a dia. - Fodam-se. Pelo menos longe do trabalho, estarei longe dos problemas relacionados às intrigas no ambiente de trabalho. Eu vou deitar na rede, mas não vou dormir, procurando mais prazer, porque SEM PREOCUPAÇÕES, eu sou mais sensível. Vou deixar fluir! Venha ser meu objeto de inspiração, tenho um poema aqui dentro do peito pronto para sair ao encontro de alguém com asas.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 28/11/2017
Reeditado em 17/06/2019
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domingo, 9 de junho de 2019

SISTEMA MATERNALISTA ("Maldade maternal existe, mães matam,mães destroem, mães não estão acima de tudo em um pedestal,elas agridem,machucam e causam feridas que aumentam cada dia mais com o tempo!" — Renata Libereco)



Crônica


MATERNALISTA ("Maldade maternal existe, mães matam,mães destroem, mães não estão acima de tudo em um pedestal,elas agridem,machucam e causam feridas que aumentam cada dia mais com o tempo!" — Renata libereco).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em meio à agitação do dia a dia, me deparei com uma reflexão que me fez questionar a essência da educação. A escola, outrora maternalista, parece ter se desviado de seu propósito. Acredita-se que os alunos são bons porque são amados, mas eu me pergunto: não deveriam ser amados por serem bons?

A generosidade desmedida não ajuda ninguém. Basta olhar para os resultados das benesses governamentais. As pessoas precisam mais de dignidade do que de esmolas. O mundo já está saturado de "esmolengos". E assim, em vez de "vender" estudantes, a instituição parece "comprar filhos".

Na escola, percebi a rebeldia dos jovens de hoje. Eles ainda não descobriram o preço das coisas e, por isso, se vingam dos professores, sentindo-se como brinquedos gratuitos nas mãos deles. Mas, não sou eu o culpado. Sempre fiz meus próprios brinquedos da natureza morta, nunca precisei brincar com crianças!

Um professor que tolhe o êxito dos seus alunos com vetos vãos apenas atrasa seu próprio sucesso. Essa atitude não se encaixa no atual modelo educacional. O sucesso do aluno também é nosso. Portanto, o fracasso deles é de quem os induziu! Como disse Charles Dickens, "Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender."

Os coordenadores rígidos não participam do sucesso dos alunos e nem do seu fracasso, já que é o professor quem leva toda a culpa. Por isso, é merecido que ele comemore o sucesso de muitos. O mais interessado no sucesso do professor não é o coordenador nem o aluno, mas ele mesmo. Se o aluno acertou, mérito dele, se errou, foi o professor que não ensinou.

Nas reuniões pedagógicas, não se fala de erros do aluno, mas de erros na didática do professor. Elaboram-se estratégias para vencer a si mesmo e aprovar o maior número possível de alunos, dando-lhes mais presentes.

Assim, ao final deste dia, me pergunto: De onde vem o sucesso do professor? E concluo que o sucesso vem de dentro, da capacidade de se reinventar e de acreditar no potencial de si mesmo. Afinal, a educação é um destino não uma jornada.


licitador 2

sábado, 1 de junho de 2019

AUTOAJUDA: SOU DEUS, TENHO LIVRE-ARBÍTRIO! ("Livros de AUTOAJUDA ajudam, principalmente, a quem os escreve!" — BARBOSA LAGOS)




Crônica

AUTOAJUDA: SOU DEUS, TENHO LIVRE-ARBÍTRIO! ("Livros de AUTOAJUDA ajudam, principalmente, a quem os escreve!" — BARBOSA LAGOS)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           O homem só pensa a partir do que já existe! O pensamento é o grito das coisas clamando por reconhecimento. Se fosse tão original assim, duas pessoas não pensariam igualmente a mesma ideia em pontos distantes do planeta. Se um mesmo evento acontece com duas pessoas, elas reagirão diferente. O homem não cria nada só copia da natureza que já é uma cópia do "mundo perfeito das ideias" (Platão)! É tudo o contrário do que os charlatões de autoajuda dizem que você é Deus! Algumas coisas já estão prontas e por estarem prontas, Deus nos motiva o pensamento, e esses fanáticos nos faz pensar que são nossos pensamento que criam as coisas. Também contradizem Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

E eu intertextualizo com João Cabral de Melo Neto: Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
            Veja que para formar meu conceito de pensamento vali-me dos conceitos dos outros, isso dispensa o que disse a serpente a Adão é Eva no Jardim do Éden: "E serão como Deus conhecedores do bem e do mal". Eu não sou Deus, os eventos naturais são nossas causas para viver.
           Existem profetas e videntes porque os eventos já existem de alguma forma e em algum lugar, não que eles os façam com a força do pensamento. Senão todo ser humano saberia o futuro. Mas só se sabe do futuro quando ele se manifesta. Acho que René Descartes se equivocou no Seu pensar: "penso logo existo", o correto seria: Existo logo penso. A matéria é destruída para forma energia ou a energia se materializa, nada se forma do nada! Fora disso só Deus pode!
Kllawdessy Ferreira


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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/11/2017

Reeditado em 01/06/2019
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sábado, 25 de maio de 2019

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)



Crônica

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Tenho observado, na escola, como os jovens e colegas de trabalho se refere a meu estado de velho, como se fosse  uma doença nojenta ou parâmetro de inferioridade. Um dia falei para uma aluna, em meio a sala de aula, que era seu fã! A outra me responde de lá: — "Que nojo". Ouvi também de uma professora jovem da qual tentei me aproximar: — "Podre"!

           Eu os compreendo, a pouca idade é a única coisa neles que o mundo adora (quanto menos idade, mais proteção). Garanto que já fui jovem e não gostaria de sê-lo novamente, e se pudesse, escolheria com a experiência de hoje, todavia não posso garantir que eles serão velhos, Também assisto às suas vontades de viver arriscadamente como se nunca fossem morrer e lhes digo que poucos chegarão aos 60 anos, porém gostaria que eles conhecessem a diferença entre viver e durar!
            É preciso viver bem e conviver harmoniosamente com os elementos naturais do universo para receberem a permissão para terceira idade. Durar muito tempo é viver lentamente, e o viver que não significa durar é sem qualidade. Aceitar a experiência é conquistar a sua duradora aceitação. "O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive." (Fiódor Dostoiévski).
            Louvados sejam dignamente os que na multidão dos conselhos dos idoso encontram a sabedoria! O universo me autorizou armazenar toda a minha experiência por estes bem aproveitados e longos anos de vida. Às veze, as migalhas caem da mesa, por ter as mãos tremulas e os lábios frouxos, e o cachorrinho não as apanha mais, ele come ração cara e suplementada! Porém, os bichos jamais superarão os homens de verdade e muito menos quando fazem greve de antropofagia. Aliás, essa inversão de valores facilmente perceptível na escola e na família, certamente é consequência dessa greve de fome, recusam o ideário dos mais velhos e criam novos atalhos, ou melhor, alimentam de futilidades.
           Dona Leila Maria conforta-me, mostrando-se compreensiva com estas palavras: "Não te acho velho, pelo contrário te admiro muito, meu filho te adora, e eu também, meu mestre amigo! Siga em frente e não escuta o que eles falam...levanta a cabeça, você é muito inteligente e culto, parabéns!" Poucos olhares sabem ver além de um rostinho enrugado e feio. O essencial do ser humano e o porquê da nossa existência é a contribuição. Para durar tem de se estar engajado. Excluir não é o mesmo que selecionar.
            Com todas as virtudes, professor velho não é bem visto nas escolas, por quê?... Que a maldição consecutiva recaia sobre os que abandonaram as suas raízes. E ai dos que removerem os marcos antigos! Talvez seja como disse Charles Bukowski: "A Bíblia diz: \'Amai ao próximo.\' — Isso poderia significar algo como: \'Deixe-o em paz.\'"
           Ao que o amigo Bruno Rodrigo disse sobre o primeiro paragrafo desta crônica: "Esta é sua melhor reflexão, Já estou compartilhando, o que você narrou nesse texto (riso). Então lhe respondi: Ficando mais velho, fico cada vez melhor para escrever. Não estou aqui combatendo a "Idosofobia", isso já mais acabará, todavia a vergonha que vocês sentem de mim hoje; amanhã, haverei de sentir de vocês! Bullying atrai bullying!            
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/10/2017

Reeditado em 25/05/2019
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sábado, 18 de maio de 2019

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)



Crônica

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Mais um entrave da profissão: O professor de Língua Portuguesa não pode ser um crítico literário sobre seus próprios alunos; não à vista dos colegas, pois eles não o deixam. Quase me obrigaram, em meio condenações, a validar poemas sem rima, sem métrica e sem elementos motivadores de emoções com boa nota. Mostrei-os nas sala dos professores na esperança de ser reconhecido pelo o trabalho diferenciado que estava fazendo. Se o aluno em lugar do poema fizesse receita de bolo, teria de aceitar, argumentavam os professores: é o que o aluno pensa. Ou melhor, eles pensam. Muitos fazem assim para sobressair ao colega. Não se respeitam, vivem "entregando" uns aos outros! Controlam os adversários e afofam a qualidade, pois me senti aprisionado. Errei em mostrar os poemas para eles. E ali, até hoje, não me falta oportunidade para reflexão no final do dia e com a dor do sentir novamente, rumino essas lembranças. Todos os dia estão diretora e coordenadora na porta de sua sala humilhando o professor por bagunça de aluno. A final o aluno é tudo, o colega tanto faz! Isso não me é estranho, uma vez que já vivi coisas piores. Sei de colega que incentiva o aluno a gravar minha aula para me pegar em falhas ou apenas com a finalidade de deleitarem-se em zombarias. Uma aluna chegou a me perguntar se eu era mesmo formado em Língua Portuguesa. Aluno algum faz esse tipo de pergunta se não for orientado, não é do interesse deles.
           Não posso ignorar esses "idiotas úteis". Eu queria um poema de amor e que me dissessem o que já disse Santo Agostinho: "A medida do amor é amar sem medida". Creio que é mesmo muito difícil falar do que não se sente, reconheço, mas pelo menos Fernando Pessoa não se envergonhava de ser um fingidor:
"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
            A genialidade de um poeta se encontra na receita do Thomas Edison: "A GENIALIDADE É 1% INSPIRAÇÃO E 99% TRANSPIRAÇÃO". Só se aprende a escrever é escrevendo. Talvez seja isto mesmo, terei que me adaptar ao sistema, pois ainda sofro. Seguirei o grande mentor espiritualista do Brasil, Chico Xavier, pode ser que me tornarei um bom professor avaliador: "A VERDADE QUE FERE É PIOR DO QUE A MENTIRA QUE CONSOLA." Apesar de sempre conviver na escola com quem diz o que as pessoas querem ouvir, vou ter que dizer para mim mesmo o que não quero ouvir. Somente ouvindo a verdade, uma criança aprende a dizer a verdade. "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." (Albert Einstein).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 03/10/2017
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sábado, 11 de maio de 2019

DENUNCIAR POR DENUNCIAR ("Falar mal dos outros agrada tanto às pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores". — Leon Tolstói)



Crônica

DENUNCIAR POR DENUNCIAR ("Falar mal dos outros agrada tanto às pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores". — Leon Tolstói)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Pais e alunos vão primeiramente à secretaria de educação COM UMA DENÚNCIA DE QUALQUER COISA até fora da consciência escolar, pois sabem que serão atendidos incondicionalmente. Se o caso for uma rejeição de matrícula, os requerentes serão matriculados na mesma unidade de qualquer jeito com aval superior. Não se quer saber motivos, importam os números. Se bateu em alguém aqui, outros pedem para apanhar acolá. "Entre os animais ferozes, o de mais perigosa mordedura é o delator; entre os animais domésticos, o adulador." (Diógenes).
            Há inversão de valores em busca de prestígio. Disse Hal Ozsan: "E eu nunca conheci um louco, Que não tem uma causa, E eu nunca conheci um pervertido, Que não tem um coração partido". Mas, Denunciante não é autoridade; guarda não é polícia; tratorista não é motorista... O denuncismo desenfreado, estimulado e favorecido por quem não adivinha nada não mata o desejo de vingança de muitos moderninhos emponderados pelas mídias: denunciam para se vingar, ou trair, ou bandidagem mesmo.
             A vítima continua sendo vítima, agora duas vezes: do ataque  do pederasta, devasso, libertino, imoral, libidinoso, impudico, Pervertido, podre, degenerado, eivado, depravado, bacântico e do aproveitador das circunstâncias para se anunciar.
           O celeiro das denúncias é o teatro que se apegou a afrontar a moralidade para inovar. Porém, os artistas se defendem bem com a própria arte transgressora. Disse Umberto Eco: "Para rebater uma acusação, não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador". Um bom argumento para justificar a exposição de arte "Nudes" com a presença de criança é afirmar que não é pedofilia: é arte. Porque o foco não é sexual. Da mesma forma, qualquer médico introduz o dedo médio em seu ânus, você ainda o paga para fazê-lo bem, e não é prostituição e/ ou homossexualidade! O foco não é sexual, impera o exame da próstata: saúde social. E vivam as artes e o novembro azul e todas as outras cores, ou seja, o Arco-íres!
            "Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas." (Tt 1:15). E vamos continuar pagando a caça a pedófilos sob o comando de denunciantes. Todos os dias prendem e uns matam os outros, todavia não acabam nunca! Por quê?
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/10/2017

Reeditado em 11/05/2019
Código do texto: T6130658 
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sábado, 4 de maio de 2019

OS MUITOS "SIM" ( O jogo de cintura: a dança da vida.)

ESCOLHA DIFÍCIL("Não existe ser humano mais miserável do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão." — William James)


ESCOLHA DIFÍCIL ("Não existe ser humano mais miserável do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão." — William James)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Aqui estou eu, sozinho, envolto no silêncio que tanto anseio, mas que também me aterroriza. Pior do que isso, as pessoas me assustam, e quando estou entre elas, o pânico se instala. Meu problema são os outros. Então, busco refúgio em um lugar solitário, mas lá não há ninguém para me consolar. Eis o meu dilema! Como disse Mario Quintana, "O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso".

Hoje é um dia importante para nós, brasileiros. Estou prestes a embarcar em uma jornada arriscada, escolher um vereador que me representará pelos próximos quatro anos. E o prefeito? Nem se fala! Estou tomado por uma ansiedade descomunal, pelo desejo de fazer a diferença. Não nego que é um bom dia para acomodações, mesmo que o desafio seja superar a dúvida. Preciso de um distanciamento emocional e muita frieza para isso. Ainda que os interesses individuais falem mais alto, convém dispensar alguma atenção à coletividade, a fim de contribuir com a harmonia geral. Isso já vem ocupando a minha mente: nada mais é coerente do que votar em um ex-aluno, talvez ele tenha aprendido meus modos, pois confio em mim. Você não...? Como disse Marguerite Yourcenar, "A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a."

Amanhã, após a comoção do pleito político, ou seja, depois da votação, sentirei minha alma lavada, por cumprir o meu dever de cidadão. No entanto, uma perda poderá ocorrer em minha vida, a ideia é de limpeza, pois o sabão leva restos de pele também.

Tudo foi tão rápido e decepcionante. Após as apurações, vi meu candidato, o qual apoiei, perder. Talvez seja uma dor necessária. Eu perdi meu voto! Mas, num sentido mais amplo, é como se extraísse um dente podre. Para a próxima estarei mais maduro ou desdentado! Todavia, vou procurar aplicar o melhor dessa experiência, principalmente mostrar satisfação pela vida. Estou me certificando de que a pressão emocional da decepção não vá mesmo impedir o que precisa de apenas um impulso para a frente. Dê-me o seu empurrãozinho... Como disse Paulo de Tarso, "O maior impasse da humanidade: Não fazer o BEM que gostaria e fazer o MAL que não quer!"

No final das contas, acredito que a educação é uma via de mão dupla. Não basta apenas a escola oferecer, é preciso que o aluno queira aprender. E para aqueles que realmente desejam, que não se deixem desanimar pelas adversidades. Sou exemplo disso. Afinal, a educação é a chave para um futuro melhor. E eu, como professor, estarei sempre aqui, pronto para orientar aqueles que desejam seguir esse caminho, mesmo que tenham sido frustrados em alguma situação da vida. A vida é feita de altos e baixos, e é nos momentos de adversidade que crescemos e nos tornamos mais fortes. Portanto, não desista, continue lutando, pois o futuro é brilhante para aqueles que acreditam em si mesmos.