Ensaio Teológico VIII(5) A Sabedoria Não se Impõe: Entre a Fé, a Dúvida e a Liberdade de Pensar
Por Claudeci Ferreira de Andrade
A sabedoria não se impõe. Pode-se impor uma regra, uma fórmula, até uma confissão decorada, mas ninguém pode obrigar alguém a ser sábio, assim como ninguém é obrigado a se apaixonar. A sabedoria chega devagarinho, pela porta dos fundos da experiência, trazendo consigo as marcas do erro, o gosto amargo da perda e aquela pergunta incômoda que não nos deixa dormir até o amanhecer. É assim que a vida ensina: nem sempre com respostas prontas, mas, muitas vezes, com dúvidas que nos obrigam a rever o caminho. Por isso, inquieta-me certa maneira de viver a religião, na qual perguntar é defeito, o versículo vira cadeado e a convicção se confunde com certeza absoluta. Faço essa crítica, contudo, sem desrespeitar quem encontra na fé um caminho de inteligência, ternura e sentido para a existência. Afinal, quem defende uma mente aberta não pode, contraditoriamente, fechar a porta para milhões de pessoas que creem com sinceridade e refletem sobre aquilo em que acreditam. Meu alvo, portanto, não é a fé, mas o fanatismo; não é a crença, mas a pretensão de transformar a própria interpretação em verdade incontestável.
Começo por um dos textos bíblicos mais citados quando alguém pretende colocar limites no pensamento alheio: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento" (Pv 1:7). Lido às pressas, o versículo pode até parecer uma ordem para baixar a cabeça e calar a boca. Mas, lido com atenção e generosidade, aponta para outra direção. Entendo esse temor como reverência, como a consciência de que não sou a medida de todas as coisas e de que minha compreensão do mundo, por mais ampla que pareça, sempre terá limites. O insensato mencionado no texto não é aquele que pergunta, investiga ou procura compreender, mas aquele que despreza a instrução. E há uma diferença enorme entre reconhecer os próprios limites e transformar a ignorância em virtude! Ora, um livro que convida à escuta, à correção e ao aprendizado dificilmente deveria servir de pretexto para proibir o pensamento. A própria tradição cristã oferece exemplos dessa abertura intelectual. Agostinho, nas Confissões, apresenta um coração inquieto, empenhado em compreender a si mesmo e sua relação com Deus. Em suas reflexões sobre o Gênesis, também adverte para o perigo de um cristão falar absurdos sobre o mundo natural e acabar comprometendo, com sua ignorância, a credibilidade do Evangelho. Anselmo, por sua vez, definiu a teologia como fides quaerens intellectum, isto é, a fé em busca de compreensão. Já Tomás de Aquino, na Suma Teológica, dialogou com Aristóteles, apresentou objeções e construiu respostas por meio da argumentação. Veja só: até dentro da tradição religiosa encontramos homens que não tiveram medo de pensar, questionar e dialogar. Por que, então, alguns de seus herdeiros parecem tão assustados com uma pergunta bem-feita?
O próprio Evangelho nos oferece um retrato eloquente da dúvida honesta na figura de Tomé. Ele não aceitou a notícia da ressurreição apenas porque os outros discípulos a anunciaram; quis ver e tocar (Jo 20:24-29). E o que faz o texto bíblico? Expulsa-o do grupo, condena-o ao silêncio ou o transforma num inimigo da fé? Não. Oito dias depois, Jesus volta e se dirige a ele, oferecendo-lhe a possibilidade de verificar aquilo em que ainda não conseguia acreditar. Há, nessa passagem, uma humanidade que me comove. Imagino o alívio de quem passou anos ouvindo que duvidar é pecado e, de repente, descobre que Tomé também está na Bíblia — e que ninguém o enxotou por querer compreender. Isso não significa que toda dúvida esteja automaticamente correta, mas que a busca sincera por entendimento não precisa ser tratada como rebeldia. E a mente aberta, convém lembrar, não é propriedade exclusiva dos crentes. Bertrand Russell, em Ensaios Céticos (1928), defendeu a importância de não sustentar uma opinião com mais firmeza do que as evidências permitem. Carl Sagan, em O Mundo Assombrado pelos Demônios (1995), apresentou um "kit de detecção de tolices", ressaltando a importância de examinar criticamente as afirmações e não se deixar convencer apenas pelo prestígio de quem fala. Dois pensadores que não partiam da fé cristã ajudam-me, justamente como alguém que reflete sobre a fé, a formular uma pergunta indispensável: creio porque examinei aquilo em que acredito ou porque alguém, com voz firme e ar de autoridade, mandou que eu acreditasse? Reconheço, aqui, uma ironia: criticar o argumento de autoridade citando autoridades pode parecer uma contradição. Mas não recorro a esses pensadores para encerrar a conversa, e sim para ampliá-la. Prefiro, nesse sentido, o Sócrates retratado na Apologia, de Platão, cuja sabedoria está ligada ao reconhecimento dos próprios limites. Há uma grande diferença entre saber alguma coisa e acreditar que se sabe tudo. E, convenhamos, quem se considera dono de todas as respostas já não encontra motivos para aprender.
Se a sabedoria é caminho, e não ponto de chegada, quem a procura precisa de companhia, não de vigilância; de diálogo, não de mordaça. É por isso que um dos versículos que mais me consolam está na carta de Tiago, quando lemos que Deus "a todos dá liberalmente e não censura" (Tg 1:5). Que frase generosa, sobretudo para quem passou a vida com medo de perguntar! Há pessoas que aprenderam a esconder suas dúvidas para não serem julgadas, como se admitir a própria ignorância fosse uma vergonha diante de Deus. Mas reconhecer que não sabemos não é fracasso; pode ser justamente o primeiro passo para aprender. O problema não está em fazer perguntas, mas em fechar os ouvidos às respostas; não está em reconhecer a incerteza, mas em fingir uma certeza que não temos. O ceticismo que proponho, portanto, não é o de quem rejeita tudo por princípio, como se nada merecesse confiança. É o de quem examina, compara, escuta e admite a possibilidade de rever suas conclusões. É, também, o de quem crê o bastante para não temer ser contrariado. Afinal, se uma convicção só sobrevive quando ninguém pode questioná-la, talvez não seja tão firme quanto parece. Entre abrir a mão para acolher aquilo que ainda não compreendo e fechar o punho diante de tudo o que desafia minhas certezas, prefiro manter a mente aberta. Imagino-a como uma casa de janelas largas, por onde entram o vento, a luz e até a poeira da estrada. Mas continua sendo casa: tem chão, tem abrigo, tem mesa posta e lugar para quem chegar. Porque pensar não exige abandonar a fé, assim como crer não deveria exigir a renúncia à inteligência. A sabedoria começa quando deixamos de temer as perguntas e compreendemos que a verdade não precisa de portas trancadas para ser acolhida.
Preparei 5 questões discursivas e simples para estimular a reflexão sociológica sobre a natureza da sabedoria e do conhecimento em diferentes contextos sociais:
Questões Discursivas: Fé, Dúvida e Liberdade de Pensar
1. O dogmatismo versus o pensamento crítico
O autor diferencia a fé sincera do fanatismo, destacando que o problema surge quando a interpretação pessoal é transformada em uma verdade incontestável. Do ponto de vista sociológico, como o dogmatismo (a recusa em questionar certezas) pode influenciar negativamente as relações sociais e o avanço do conhecimento em uma comunidade?
2. O controle do pensamento nas instituições
O texto aponta que algumas formas de vivenciar a religião tratam o questionamento como defeito e transformam versículos em "cadeados" para o pensamento. Analisando as instituições sociais (como a família, a escola ou a religião), de que maneira elas podem, por vezes, atuar exercendo controle sobre as ideias e limitando a autonomia intelectual dos indivíduos?
3. A importância da dúvida e da investigação
Utilizando referências como Bertrand Russell e Carl Sagan, o texto defende que as afirmações devem ser examinadas criticamente e que a sabedoria é um caminho de busca, e não um ponto de chegada. Por que a dúvida metódica e a investigação racional são consideradas ferramentas essenciais para a cidadania e para a emancipação social na sociedade contemporânea?
4. A autoridade intelectual e o argumento de autoridade
O autor discute a ironia de recorrer a pensadores para criticar o "argumento de autoridade", ressaltando que isso serve para ampliar a conversa, e não para fechá-la. Em sociologia, o que é o "argumento de autoridade" e por que aceitar informações cegamente apenas por causa do prestígio de quem fala pode ser perigoso para a democracia?
5. O diálogo entre tradição e modernidade
Ao longo do texto, o autor mostra que a própria tradição religiosa possuiu grandes nomes (como Agostinho, Anselmo e Tomás de Aquino) que dialogavam, questionavam e buscavam compreender a realidade. Como a sociologia explica a aparente contradição entre manter tradições culturais/religiosas seculares e, ao mesmo tempo, incentivar a inovação, a abertura mental e a diversidade de pensamentos?
A sabedoria não se impõe. Pode-se impor uma regra, uma fórmula, até uma confissão decorada, mas ninguém pode obrigar alguém a ser sábio, assim como ninguém é obrigado a se apaixonar. A sabedoria chega devagarinho, pela porta dos fundos da experiência, trazendo consigo as marcas do erro, o gosto amargo da perda e aquela pergunta incômoda que não nos deixa dormir até o amanhecer. É assim que a vida ensina: nem sempre com respostas prontas, mas, muitas vezes, com dúvidas que nos obrigam a rever o caminho. Por isso, inquieta-me certa maneira de viver a religião, na qual perguntar é defeito, o versículo vira cadeado e a convicção se confunde com certeza absoluta. Faço essa crítica, contudo, sem desrespeitar quem encontra na fé um caminho de inteligência, ternura e sentido para a existência. Afinal, quem defende uma mente aberta não pode, contraditoriamente, fechar a porta para milhões de pessoas que creem com sinceridade e refletem sobre aquilo em que acreditam. Meu alvo, portanto, não é a fé, mas o fanatismo; não é a crença, mas a pretensão de transformar a própria interpretação em verdade incontestável.
Começo por um dos textos bíblicos mais citados quando alguém pretende colocar limites no pensamento alheio: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento" (Pv 1:7). Lido às pressas, o versículo pode até parecer uma ordem para baixar a cabeça e calar a boca. Mas, lido com atenção e generosidade, aponta para outra direção. Entendo esse temor como reverência, como a consciência de que não sou a medida de todas as coisas e de que minha compreensão do mundo, por mais ampla que pareça, sempre terá limites. O insensato mencionado no texto não é aquele que pergunta, investiga ou procura compreender, mas aquele que despreza a instrução. E há uma diferença enorme entre reconhecer os próprios limites e transformar a ignorância em virtude! Ora, um livro que convida à escuta, à correção e ao aprendizado dificilmente deveria servir de pretexto para proibir o pensamento. A própria tradição cristã oferece exemplos dessa abertura intelectual. Agostinho, nas Confissões, apresenta um coração inquieto, empenhado em compreender a si mesmo e sua relação com Deus. Em suas reflexões sobre o Gênesis, também adverte para o perigo de um cristão falar absurdos sobre o mundo natural e acabar comprometendo, com sua ignorância, a credibilidade do Evangelho. Anselmo, por sua vez, definiu a teologia como fides quaerens intellectum, isto é, a fé em busca de compreensão. Já Tomás de Aquino, na Suma Teológica, dialogou com Aristóteles, apresentou objeções e construiu respostas por meio da argumentação. Veja só: até dentro da tradição religiosa encontramos homens que não tiveram medo de pensar, questionar e dialogar. Por que, então, alguns de seus herdeiros parecem tão assustados com uma pergunta bem-feita?
O próprio Evangelho nos oferece um retrato eloquente da dúvida honesta na figura de Tomé. Ele não aceitou a notícia da ressurreição apenas porque os outros discípulos a anunciaram; quis ver e tocar (Jo 20:24-29). E o que faz o texto bíblico? Expulsa-o do grupo, condena-o ao silêncio ou o transforma num inimigo da fé? Não. Oito dias depois, Jesus volta e se dirige a ele, oferecendo-lhe a possibilidade de verificar aquilo em que ainda não conseguia acreditar. Há, nessa passagem, uma humanidade que me comove. Imagino o alívio de quem passou anos ouvindo que duvidar é pecado e, de repente, descobre que Tomé também está na Bíblia — e que ninguém o enxotou por querer compreender. Isso não significa que toda dúvida esteja automaticamente correta, mas que a busca sincera por entendimento não precisa ser tratada como rebeldia. E a mente aberta, convém lembrar, não é propriedade exclusiva dos crentes. Bertrand Russell, em Ensaios Céticos (1928), defendeu a importância de não sustentar uma opinião com mais firmeza do que as evidências permitem. Carl Sagan, em O Mundo Assombrado pelos Demônios (1995), apresentou um "kit de detecção de tolices", ressaltando a importância de examinar criticamente as afirmações e não se deixar convencer apenas pelo prestígio de quem fala. Dois pensadores que não partiam da fé cristã ajudam-me, justamente como alguém que reflete sobre a fé, a formular uma pergunta indispensável: creio porque examinei aquilo em que acredito ou porque alguém, com voz firme e ar de autoridade, mandou que eu acreditasse? Reconheço, aqui, uma ironia: criticar o argumento de autoridade citando autoridades pode parecer uma contradição. Mas não recorro a esses pensadores para encerrar a conversa, e sim para ampliá-la. Prefiro, nesse sentido, o Sócrates retratado na Apologia, de Platão, cuja sabedoria está ligada ao reconhecimento dos próprios limites. Há uma grande diferença entre saber alguma coisa e acreditar que se sabe tudo. E, convenhamos, quem se considera dono de todas as respostas já não encontra motivos para aprender.
Se a sabedoria é caminho, e não ponto de chegada, quem a procura precisa de companhia, não de vigilância; de diálogo, não de mordaça. É por isso que um dos versículos que mais me consolam está na carta de Tiago, quando lemos que Deus "a todos dá liberalmente e não censura" (Tg 1:5). Que frase generosa, sobretudo para quem passou a vida com medo de perguntar! Há pessoas que aprenderam a esconder suas dúvidas para não serem julgadas, como se admitir a própria ignorância fosse uma vergonha diante de Deus. Mas reconhecer que não sabemos não é fracasso; pode ser justamente o primeiro passo para aprender. O problema não está em fazer perguntas, mas em fechar os ouvidos às respostas; não está em reconhecer a incerteza, mas em fingir uma certeza que não temos. O ceticismo que proponho, portanto, não é o de quem rejeita tudo por princípio, como se nada merecesse confiança. É o de quem examina, compara, escuta e admite a possibilidade de rever suas conclusões. É, também, o de quem crê o bastante para não temer ser contrariado. Afinal, se uma convicção só sobrevive quando ninguém pode questioná-la, talvez não seja tão firme quanto parece. Entre abrir a mão para acolher aquilo que ainda não compreendo e fechar o punho diante de tudo o que desafia minhas certezas, prefiro manter a mente aberta. Imagino-a como uma casa de janelas largas, por onde entram o vento, a luz e até a poeira da estrada. Mas continua sendo casa: tem chão, tem abrigo, tem mesa posta e lugar para quem chegar. Porque pensar não exige abandonar a fé, assim como crer não deveria exigir a renúncia à inteligência. A sabedoria começa quando deixamos de temer as perguntas e compreendemos que a verdade não precisa de portas trancadas para ser acolhida.
Preparei 5 questões discursivas e simples para estimular a reflexão sociológica sobre a natureza da sabedoria e do conhecimento em diferentes contextos sociais:
Questões Discursivas: Fé, Dúvida e Liberdade de Pensar
1. O dogmatismo versus o pensamento crítico
O autor diferencia a fé sincera do fanatismo, destacando que o problema surge quando a interpretação pessoal é transformada em uma verdade incontestável. Do ponto de vista sociológico, como o dogmatismo (a recusa em questionar certezas) pode influenciar negativamente as relações sociais e o avanço do conhecimento em uma comunidade?
2. O controle do pensamento nas instituições
O texto aponta que algumas formas de vivenciar a religião tratam o questionamento como defeito e transformam versículos em "cadeados" para o pensamento. Analisando as instituições sociais (como a família, a escola ou a religião), de que maneira elas podem, por vezes, atuar exercendo controle sobre as ideias e limitando a autonomia intelectual dos indivíduos?
3. A importância da dúvida e da investigação
Utilizando referências como Bertrand Russell e Carl Sagan, o texto defende que as afirmações devem ser examinadas criticamente e que a sabedoria é um caminho de busca, e não um ponto de chegada. Por que a dúvida metódica e a investigação racional são consideradas ferramentas essenciais para a cidadania e para a emancipação social na sociedade contemporânea?
4. A autoridade intelectual e o argumento de autoridade
O autor discute a ironia de recorrer a pensadores para criticar o "argumento de autoridade", ressaltando que isso serve para ampliar a conversa, e não para fechá-la. Em sociologia, o que é o "argumento de autoridade" e por que aceitar informações cegamente apenas por causa do prestígio de quem fala pode ser perigoso para a democracia?
5. O diálogo entre tradição e modernidade
Ao longo do texto, o autor mostra que a própria tradição religiosa possuiu grandes nomes (como Agostinho, Anselmo e Tomás de Aquino) que dialogavam, questionavam e buscavam compreender a realidade. Como a sociologia explica a aparente contradição entre manter tradições culturais/religiosas seculares e, ao mesmo tempo, incentivar a inovação, a abertura mental e a diversidade de pensamentos?



Nenhum comentário:
Postar um comentário