"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 9 de junho de 2018

AUTODIVULGAÇÃO ("A popularidade tem matado mais profetas do que a perseguição" — Vance Havner)



Crônica

AUTODIVULGAÇÃO ("A popularidade tem matado mais profetas do que a perseguição" — Vance Havner)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

        
            Há algo de intrigante e desafiador nesse mundo moderno em que vivemos, algo que nos coloca diante de uma encruzilhada constante: ser um produto na vitrine ou ser nós mesmos, preservando a nossa identidade e privacidade. É uma dualidade que muitos de nós enfrentamos todos os dias, um delicado equilíbrio entre a necessidade de nos destacarmos e a importância de sermos fiéis à nossa essência.
            E é nesse palco incerto que se desenrola a história do ser humano contemporâneo. Um palco onde somos, ao mesmo tempo, atores e plateia de nossas próprias vidas. É uma busca constante por visibilidade, por reconhecimento, por diferenciação. Mas, ao mesmo tempo, é também uma jornada de autoconhecimento, de reflexão sobre quem somos e quem queremos ser.
           Como protagonista dessa crônica, me vejo em meio a esse dilema. Afinal, o que me define? Como posso ser autêntico e, ao mesmo tempo, me destacar em meio à multidão? É um quebra-cabeça complexo, cujas peças são moldadas pelas experiências, pelos valores, pelos relacionamentos e pela própria busca por identidade.
           Nessa busca, descubro que é essencial equilibrar as diferentes esferas da vida. Trabalho e lazer, dinheiro e experiências, tempo e destino - todos esses elementos se entrelaçam em um grande espetáculo, onde a harmonia é fundamental. É preciso separar um tempo para si mesmo, para as diversões que nos fazem sentir vivos, sem deixar que as responsabilidades nos engulam por completo.
            E, no meio desse turbilhão, as relações afetivas emergem como o alicerce de nossa existência. São elas que nos fornecem força nos momentos de fraqueza, apoio nos desafios e significado em meio à jornada. É nos abraços dos entes queridos que encontramos conforto e na troca sincera de afeto que descobrimos a verdadeira riqueza da vida.
           Mas, quem é esse ser humano complexo e contraditório que vive nesse dilema constante? Ele é como um "velho moço", como diria Camões, alguém que carrega consigo a sabedoria da idade e a curiosidade da juventude. Ele é um eterno aprendiz, sempre aberto a novas experiências e a novos conhecimentos.
           Esse ser humano respeita as opiniões alheias, reconhecendo a diversidade de pensamentos como uma riqueza da humanidade. Ao mesmo tempo, ele defende suas convicções com paixão, mantendo-se fiel aos seus princípios e valores.
            E, no fim das contas, ele sabe que a vida é efêmera, que a morte espreita a cada esquina, mas ele não teme o fim. Ele teme, sim, não viver plenamente, não aproveitar cada instante como se fosse o último. Ele anseia por sentir cada emoção como se fosse a primeira vez, por ser feliz e, acima de tudo, por ser ele mesmo.
           Nessa busca incessante pelo equilíbrio entre a essência e a exposição, o ser humano contemporâneo encontra sua própria voz, sua própria identidade. E, ao fazê-lo, nos ensina uma valiosa lição: que a autenticidade é o caminho para a verdadeira realização, e que sermos nós mesmos é o que nos torna únicos e inigualáveis. É um lembrete de que, no grande palco da vida, a melhor performance é a que reflete quem somos em nosso âmago.

Kllawdessy Ferreira


Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 10/02/2017

Reeditado em 09/06/2018
Código do texto: T5908422 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: