"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" Não escrevo para convencer, mas para testemunhar."

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Ensaio Teológico VII(15) A Essência do Amor: Desejo, Sedução e a Dignidade do Encontro

 

Ensaio Teológico VII(15) A Essência do Amor: Desejo, Sedução e a Dignidade do Encontro

Por Claudeci Ferreira de Andrade

"O amor é paciente, o amor é bondoso" (1 Coríntios 13:4). Há palavras que atravessam séculos sem perder o fio do gume — e me pergunto o que faço, hoje, com esse fio. Que uso dou a ele quando a carne pulsa, quando o olhar se demora um segundo a mais, quando o desejo bate à porta antes mesmo de eu ser convidado a pensar nele? É aí que começo a desconfiar de algumas respostas prontas. Percebo, em certas leituras mais severas da tradição cristã — penso no modo como alguns comentários patrísticos e pastorais tratam Provérbios 5 e 7, nos quais a mulher "estranha" é figurada como armadilha e perdição —, uma tendência a transformar o desejo em inimigo e a mulher em sua embalagem. Não preciso negar a sabedoria desses textos para reconhecer seus limites históricos: nasceram em contextos patriarcais, foram endereçados a um leitor masculino e carregam, como não poderia deixar de ser, os medos e valores de sua época. É diante desse pano de fundo específico que me atrevo a perguntar: e se o desejo não fosse a ameaça, mas o primeiro sinal de que ainda estou vivo?

Gosto de recorrer a Khalil Gibran, para quem o desejo é "a essência da alma, o único mediador entre o corpo e o espírito." Penso nessa imagem como uma ponte. Mas, toda ponte tem duas margens, e uma pergunta logo se impõe: caminho por ela em direção ao outro ou tento arrastá-lo até mim? Aí mora, para mim, a diferença crucial entre desejo e sedução manipuladora. O desejo saudável reconhece o outro como sujeito inteiro, com história, vontade, limites e liberdade; a sedução que manipula, ao contrário, reduz esse outro a instrumento, a espelho da própria fome. Uma coisa aproxima; a outra aprisiona. A diferença, portanto, não está simplesmente no impulso de desejar, mas na intenção que o conduz e no respeito que o acompanha.

Isso me leva, inevitavelmente, à mulher que a tradição chamou de "estranha". Quem é ela, afinal? Muitas vezes, não é senão a mulher que ousou existir fora do script que lhe foi escrito. Recordo Mary Shelley, que não desejava "que as mulheres tenham poder sobre os homens, mas sobre si mesmas": não se trata de inverter hierarquias, colocando uma opressão no lugar de outra, mas de questionar a própria lógica da hierarquia. Toda mulher é autora de sua própria narrativa. Não deveria ser personagem coadjuvante na história de ninguém, muito menos uma tentação ambulante a ser vigiada, culpabilizada ou mantida sob suspeita. Quando reconheço sua autonomia, não estou concedendo um favor; estou apenas reconhecendo uma dignidade que já estava ali.

Encontro, na psicologia contemporânea, um espelho paciente para essas intuições. John Bowlby, ao formular sua teoria do apego, lembra-me de algo que a teologia já pressentia, ainda que por outros caminhos: preciso de vínculo como preciso de ar. O ser humano não vive apenas de autonomia; vive também de encontro, de presença, de pertencimento. E recordo Saint-Exupéry, para quem "o amor não consiste em olharmos um para o outro, mas em olharmos ambos na mesma direção" — talvez essa seja uma das imagens mais honestas do que busco. Não a posse do olhar alheio, não a tentativa de controlar os passos de quem caminha ao meu lado, mas a companhia na travessia. Amar, nesse sentido, não é prender o outro a mim; é caminhar com ele sem lhe roubar o direito de escolher o próprio caminho.

Por isso, também resisto à ideia de que o amor verdadeiro habite exclusivamente uma doutrina, um templo ou uma fórmula. Como recorda o Dalai Lama, "o amor e a compaixão são necessidades, não luxos" — e necessidades não escolhem fronteira religiosa para se manifestar. Talvez seja justamente aí que o amor nos pregue uma peça: enquanto alguns levantam muros para dizer onde ele pode ou não existir, ele simplesmente aparece. Numa amizade, num cuidado silencioso, num gesto de solidariedade, num olhar que acolhe, numa presença que permanece quando seria mais fácil ir embora. Não quero aprisionar o amor dentro de uma definição religiosa, porque a própria experiência humana parece teimar em transbordar as nossas cercas.

Não tenho a pretensão de oferecer uma resposta fechada a um tema que a humanidade discute há milênios. Ofereço, antes, um convite a mim mesmo: abraçar o desejo não com culpa nem com ingenuidade, mas com discernimento. Quero aprender a perguntar, sempre, se aquilo que sinto me aproxima do outro como pessoa ou o reduz a objeto; se meu desejo abre espaço para o encontro ou transforma o outro em propriedade minha. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (João 15:12): talvez esse antigo mandamento só comece, de fato, a ganhar sentido quando eu aprender, enfim, a desejar sem desumanizar, a seduzir sem manipular e a amar sem possuir. E talvez amar seja justamente isso: olhar para o outro sem querer apagá-lo, caminhar ao seu lado sem lhe tomar os passos e, como sugeriu o aviador-poeta, seguir juntos na mesma direção.

Com base no texto, elabore respostas completas e abrangentes para as seguintes questões:

Enunciado: O texto aponta que algumas leituras tradicionais tendem a transformar o desejo em "inimigo" e a figura feminina em uma armadilha. A partir da leitura e da Sociologia, como podemos explicar o fato de que os desejos e os comportamentos afetivos nem sempre foram livres, mas historicamente moldados por normas morais e de gênero de cada época?

Relações de poder e o lugar da mulher na sociedade

Enunciado: Ao citar Mary Shelley, o autor discute que a mulher não deve ser um "personagem coadjuvante" ou reduzida a estereótipos, mas autora de sua própria narrativa. Relacione essa reflexão com o conceito sociológico de patriarcado e explique de que maneira a autonomia feminina desafia as estruturas tradicionais de poder.

Indivíduo, alteridade e o reconhecimento do outro

Enunciado: O texto faz uma distinção crucial entre o "desejo saudável" (que reconhece o outro como sujeito inteiro e livre) e a "sedução que manipula" (que reduz o outro a um instrumento). Do ponto de vista sociológico, por que o respeito à alteridade (a diferença e a individualidade do outro) é indispensável para a construção de relações sociais democráticas e saudáveis?

Teoria do Apego, Socialização e Necessidade de Vínculo

Enunciado: Citando John Bowlby, o autor lembra que o ser humano precisa de vínculo, presença e pertencimento tanto quanto de autonomia. Na perspectiva da Sociologia, como o processo de socialização (família, escola, grupos sociais) molda a nossa capacidade de nos relacionarmos e criarmos laços de solidariedade com os outros?

Pluralidade Cultural e Desinstitucionalização do Amor

Enunciado: No penúltimo parágrafo, o autor argumenta contra a ideia de que o amor verdadeiro pertença a uma única fórmula ou instituição, recorrendo a ideias que atravessam diferentes culturas e visões de mundo. Como a Sociologia analisa a diversidade de formas de afeto e família nas sociedades contemporâneas, rompendo com a ideia de um modelo único e universal?

Comentários

Nenhum comentário: