"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 23 de fevereiro de 2019

AS AGRESSÕES NOSSAS DE CADA DIA ("Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva". {O Aleph} Paulo Coelho)



Crônica

AS AGRESSÕES NOSSAS DE CADA DIA ("Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva". {O Aleph} Paulo Coelho)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Faltou a professora, e a sala ociosa distribuiu perturbações pela escola toda. Era a segunda aula, daquela tarde, no 8º ano, e tive de brigar com alunos de outra sala na porta de minha aula. E uma aluna atrevida e sem princípios familiares adentrou minha sala sem nem pedir permissão, então implorei por sua saída, mas ela se aproximou de mim e me deu um chute na canela. Chamei a coordenadora e pedi que suspendesse a aluna como penalidade, pois eu sabia da escola jamais poder expulsá-la, a secretaria de educação não deixa, e o conselho tutelar a protege. Já tivemos o caso recente de outra aluna que xingou a diretora de todos os nomes feios aprendidos em casa, foi expulsa, a mãe recorreu, e o representante do sistema obrigou a escola matriculá-la novamente. E, diga-se de passagem, essa aluna foi promovida, já está no 9º ano, e continua se comportando desrespeitosamente como antes: O segredo para as conquistas escolares é trazer a família e fazer "barraco" na escola?
            Quando os colegas souberam de minha humilhação, todos me ordenaram ir registrar queixa na polícia. Resisti veemente, tendo descoberto que eles zelavam pela honra própria e não a minha. Queriam intimidar os outros tantos marginais em potencial da escola, já anunciando o resultado de quem agride professor. Todavia, qual penalidade a polícia tem a uma adolescente de 14 anos? Então, esclareci-lhes sobre o eu ir à polícia; pois, se fosse, seria para denunciar, sim, mas a escola e a secretaria de educação por nos submeter à situação de risco constante, acoitando marginais declarados, talvez reponham meus danos morais, espirituais e físicos! Alegam que eles de modo algum podem ficar na rua. Porém, lugar de infrator é na cadeia e se dê escola para eles lá em condições adequadas.

           Quanto valor tem a assinatura de uma aluna de 14 anos em uma advertência escrita? E qual é a importância dessa advertência sem a assinatura da menor de idade? Então vem à tona o prejuízo moral da coordenadora quando pede para a "de menor" assiná-la, e ela se recusa! Tudo isso tem tanto valor quanto as palavras da referida aluna, quando disse soletradamente que ia fazer de tudo, obrigando a sua mãe tirá-la dessa escola. Nesse caso, a escola perdeu a função social. E o professor um "traste" perante a pedagogia da falsa "inclusão". As pessoas só aprendem o que querem aprender, então cabe à escola acompanhar a evolução. "Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes." (Carlos Drummond de Andrade).  
Kllawdessy Ferreira


Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 23/02/2019

Reeditado em 23/02/2019

Código do texto: T6582116 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: