"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 2 de fevereiro de 2019

SE A MÁSCARA CAÍSSE! ("Eu quero festa eu quero farra dia e noite, noite e dia aqui a tristeza pula de alegria!" —Tarcísio Araújo)



Crônica

SE A MÁSCARA CAÍSSE! ("Eu quero festa eu quero farra dia e noite, noite e dia aqui a tristeza pula de alegria!" —Tarcísio Araújo)

Por Claudeci Ferreira de Adrade

             A escola cansada, desgastada, usada, velha, rota, batida, surrada, puída, deteriorada, acabada tem se valido dos eventos festivos para aparecer, manifestar-se, revelar-se, assomar, patentear-se. E as fotos de quadrilhas inundam as redes sociais legendadas com um bom trabalho! São muitas as datas para lembrar as pessoas que podem ser felizes (Dia das Mães, Pais, Crianças, Indígenas etc) e fatos históricos (Descoberta do Brasil, Proclamação da República, Independência, Bandeira). Sem contar eventos de importância regional. A escola é invadida por cucas e sacis, Quem participa com alguma coisa ganha nota dez.
           Hoje, minha sexta feira foi mais uma festa, nós antecipamos as celebrações do Dia do Professor. São nesses momentos que percebemos que os prazeres da vida estão mais presentes do que pensamos, e até mesmo as responsabilidades são vistas como agentes de estabilidade e bem-estar. Com tantos lanches gotosos e na companhia de tantas pessoas agradáveis, muito serviu para me estimular a criatividade. Agora creio que estou passando por uma revolução emocional. E estou certo que minha privacidade irá sofrer uma nova configuração. Pode me incomodar com sua alegria...
           A empolgação toma conta! "O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. " https://gestaoescolar.org.br/conteudo/789/10-erros-mais-comuns-nas-festas-escolares. Acessado em 28/01/2019.
            Se é quadrilha na escola, as pessoas vão vestidas de palhaço, se é evento cultural, vão nos mesmos trajes; se é mutirão de limpeza, também; onde está a graça de minha calça xadrez em sala de aula? O circo não pode faltar, mas qual é o foco mesmo? "Um dos maiores império do mundo acabou porque eles acreditava numa palhaçada." (Cello Vieira). Então compreendi, por que foram proibidos meus ensaios de peças literárias, pois estavam sem efeito geral, O sarau de poesia é muito culto. Porém quando a farra beneficia a todos, os professores e a comunidade agradece. E a cegueira branca, impede-me de ver a saída.
"Estou tomando café sem açúcar, em comemoração a vida." (Kléber Novartes).
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 15/06/2017
Reeditado em 02/02/2019
Código do texto: T6027984 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: