"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 10 de maio de 2023

MEUS INIMIGOS AMIGOS DE MEUS AMIGOS ("Vive de tal maneira que não faças nada que não possas dizer aos teus inimigos". — Sêneca)

 


MEUS INIMIGOS AMIGOS DE MEUS AMIGOS ("Vive de tal maneira que não faças nada que não possas dizer aos teus inimigos". — Sêneca)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Uma das melhores abordagens para a vida é sempre pensar no pior cenário que pode nos acontecer. Ao antecipar os desafios e obstáculos que podemos enfrentar, estamos preparados para lidar com eles de forma mais eficaz. Essa mentalidade nos ajuda a desenvolver resiliência, planejar estratégias de contingência e tomar precauções necessárias. Ao considerar o pior, também podemos valorizar mais as coisas boas e apreciar os momentos positivos. Portanto, cultivar essa perspectiva nos permite viver de maneira mais consciente e preparada para enfrentar as adversidades com coragem e determinação.

Em qualquer situação, preparo-me para aceitar as consequências do erro mais grosseiro possível. Porque quando acontecer aquele desastre inevitável, pelo menos, não sofrerei a ânsia da surpresa. Independentemente do contexto, estou sempre pronto para enfrentar as consequências inevitáveis. Afinal, essa postura de prontidão permite-me encarar os desafios de frente, desenvolver estratégias de contingência e estar preparado para lidar com o inesperado. Ao antecipar o pior, também adquiro uma sensação de controle sobre minha vida e sou capaz de tomar decisões mais conscientes e ponderadas. Dessa forma, posso enfrentar os obstáculos com coragem e confiança, sabendo que estou preparado para qualquer eventualidade. "Viver às vezes é morrer de tédio e de vício. Também de ataque de míssil. Viver é virar de ponta cabeça, o avesso" (Itamar Assunção).

Por isso, digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Talvez não tenha a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original, escravos das paixões baixas? Se alguém entrar em minha propriedade sem minha permissão, faço dele o que quero. Quem invade uma casa alheia está vulnerável demais, mesmo que seja de surpresa, encontrará a lógica do erro a seu desfavor. As armadilhas são prerrogativas secretas do morador; o ladrão só escapará, se for ajudado por alguém que seja seu amigo em comum com o proprietário! Portanto, precisamos nos proteger dos nossos amigos que são amigos dos nossos inimigos. Ainda nos adverte Muslah-Al-Din Saadi: "Rompe com o amigo que frequenta os teus inimigos".

Nenhum comentário: