"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 22 de maio de 2023

ABRAÇANDO A PLURALIDADE DE TRAJETÓRIAS ("Ninguém é feliz se não é conformado". — Arthur Vilarino)


 

ABRAÇANDO A PLURALIDADE DE TRAJETÓRIAS ("Ninguém é feliz se não é conformado". — Arthur Vilarino)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A ignorância, muitas vezes, revela-se menos ignorante do que se pensa. As pessoas buscam nas escolas não apenas a educação, mas também a alimentação gratuita, a socialização e a possibilidade de ter acesso aos programas sociais do governo. Nesse sentido, a presença nas escolas acaba se tornando um ingresso para essas vantagens.

             A felicidade do ignorante está na tranquilidade que vem da falta de conhecimento, pois ele não precisa lidar com as aflições que o saber traz. Por outro lado, estudar e aprender exigem esforço e dedicação, mas o conhecimento traz ampliação de perspectivas, capacidade de decisão informada e oportunidade de crescimento pessoal. Assim, a busca pelo conhecimento é um caminho para uma felicidade mais profunda e satisfatória. É importante reconhecer que nem todos possuem afinidade com os estudos, o que não deve recair sobre os professores a culpa por essa condição. Não é possível ensinar pessoas que não têm coragem de aprender.  Escola obrigatória é depósito de zumbi!

           No entanto, é fundamental repensar a abordagem da escola obrigatória, buscando formas de torná-la mais envolvente e motivadora, para que todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial. Assim, poderemos evitar que se torne um ambiente desinteressante e desestimulante, proporcionando um ensino mais significativo e transformador. Agora pegar aluno no laço para sustentar o emprego de professor, ativista, militante; é impor o aprendizado não procurado; é contratar a desconfiança na Entidade.

           Deveríamos permitir que cada pessoa, ao sentir-se doente, busque ajuda médica. Uma multidão de indivíduos diplomados de várias formas expressa seus pensamentos nas redes sociais e deseja ser intocável. Na verdade, todos têm razão até que se lhes faça uma pergunta. No entanto, quando questionamos o outro lado, somos criticados e cancelados. Certamente, esses tolos escrevem para tolos. Os homens sábios examinam todas as coisas. Eles não se impressionam apenas com um lado dos argumentos. Jesus disse que devemos julgar com reta justiça, não apenas pela aparência (João 7:24).

          Um indivíduo tolo é obri(gado) crer cegamente em tudo que ler. E os que não sabem ler protegem-se dos seus professores, achando que estão sendo atacados, mas é apenas sua ignorância que está sendo ferida, não sua pessoa.  CiFA

Nenhum comentário: