"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 7 de maio de 2023

ANTIGAMENTE ERA PIOR... ("Antigamente os animais falavam. Hoje escrevem". — Millôr Fernandes)

 


ANTIGAMENTE ERA PIOR... ("Antigamente os animais falavam. Hoje escrevem". — Millôr Fernandes)

Claudeci Ferreira de Andrade

No velho normal, as escolas eram afetadas por uma grande quantidade de leis inúteis e ordens momentâneas que surgiam em resposta aos caprichos de diferentes indivíduos que assumiam cargos. Como resultado, as transgressões eram comuns e muitas vezes as instituições escolares estavam mais preocupadas em manter a aparência de ordem do que em fornecer um ambiente educativo significativo para os alunos. A participação democrática e a colaboração entre membros da comunidade escolar eram frequentemente negligenciadas. Além disso, a rotatividade de professores era alta e não permitia que eles se adaptassem e se desenvolvessem como educadores. Para melhorar a qualidade do ensino, as instituições de ensino devem valorizar a estabilidade dos professores e criar um ambiente propício ao aprimoramento das habilidades e competências docentes.

            E o pior, a escola cometia um grave erro ao interferir nas notas atribuídas pelos professores aos alunos, minando a autoridade dos docentes e prejudicando o processo educativo. Além disso, a falta de critérios claros e consistentes na elaboração das leis que regiam a instituição também gerava instabilidade e desordem. Nesse cenário, o maior desafio pedagógico da educação era encontrar um equilíbrio entre o papel do professor, responsável por ensinar, e o papel do aluno, responsável por aprender. Para alcançar esse objetivo, era necessário investir na formação e capacitação dos professores, bem como incentivar a autonomia, a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador. Por fim, é importante reconhecer que, para ensinar alguém a voar, é necessário ter as próprias asas em pleno funcionamento e estar disposto a ser um exemplo inspirador.

               Era assim: os alunos detestavam ser ensinados! Eles odiavam ser corrigidos! "Grilavam" quando lhe diziam que estavam errados! Uma vez disse a um aluno para melhorar a caligrafia ilegível, ele quase me bateu. Não tinham admiração alguma por aqueles que lhes diziam como alguma coisa devia ser feita! Naquele tempo, os jovens sábios e nobres eram aqueles que enfaticamente diziam, "Não!" E hoje são os tolos que dizem "Não" demais. E você vem me dizer que o passado era melhor? Eu acho igualmente a você! CiFA

Nenhum comentário: