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terça-feira, 16 de maio de 2023

TODA AULA É UM ASSÉDIO MORAL ("À beira da estrada Com o pelo tão sedoso O cachorro morto". — Paulo Franchetti)

 




TODA AULA É UM ASSÉDIO MORAL ("À beira da estrada Com o pelo tão sedoso O cachorro morto". — Paulo Franchetti)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Durante o desafiador período da pandemia, reconhecemos que manter as relações harmoniosas e positivas não foi tarefa fácil. No entanto, mesmo diante das dificuldades, é fundamental preservarmos a esperança e fortalecermos os laços de união e solidariedade. Sabemos que as conexões humanas, o respeito mútuo e o bem-estar dependem da nossa atuação coletiva. Portanto, é essencial que continuemos juntos nessa jornada, buscando construir dias melhores e promover a empatia, a compreensão e a cooperação entre todos nós. Unidos, podemos superar os desafios e construir um futuro mais brilhante.

Oba! As aulas voltaram presencialmente. Estou tão animado! Finalmente, as aulas retornaram e podemos nos encontrar novamente pessoalmente. É maravilhoso poder estar na sala de aula, interagir com os alunos, aprender juntos e desfrutar dessa experiência educacional enriquecedora. A presença física traz uma nova dimensão ao processo de aprendizagem, permitindo-nos criar conexões mais profundas e compartilhar momentos especiais. Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade e valorizar cada instante das aulas presenciais. Estou empolgado com tudo o que está por vir!

As surpresas desagradáveis começaram logo na primeira semana, quando propus uma atividade simples, mas reveladora, que valia um visto no caderno. Apresentei as exigências do poema que queria enfatizar: um soneto clássico com o esquema de rima ABBA/CDC/DCD. No entanto, durante a discussão na sala de aula, fui ameaçado com um processo por assédio moral porque não aceitei outro formato. Quando a aluna argumentou que fez do seu jeito porque era o seu ponto de vista e a forma como ela sabia fazer, senti-me obrigado a aceitar. Assim, assinei o visto, mas percebi que não poderia mais contar com ninguém. É como se o cachorro estivesse retornando ao vômito, repetindo os mesmos padrões indesejáveis. Como educador, é importante estimular a autonomia dos alunos, mas também orientá-los dentro dos parâmetros estabelecidos. Assim, construímos um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor para todos. Nesse caso, não foi o meu caso. CiFA

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