"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 19 de julho de 2024

O DIA QUE MUDOU TUDO NA ESCOLA ("Chega a hora que tem que mudar" — Presidente Lula)

 




O DIA QUE MUDOU TUDO NA ESCOLA ("Chega a hora que tem que mudar" — Presidente Lula)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Era uma tarde ensolarada de segunda-feira quando decidi que era hora de mudar as coisas. Há semanas, uma inquietação crescia dentro de mim, como um vulcão prestes a entrar em erupção. Sentia-me um pássaro engaiolado, cheio de potencial, mas sem espaço para voar. A causa? Nossa estimada diretora da escola, a senhora Soberana Da Luz, uma mulher de meia-idade com óculos de armação pesada e um semblante sempre sério.

Não me entendam mal. A senhora Da Luz não era uma vilã, apenas conservadora demais (crente evangélica). Enquanto eu via um mundo de possibilidades para nossa escola, ela parecia enxergar apenas os riscos. Era como se estivéssemos em um cabo de guerra eterno, onde minhas ideias eram constantemente puxadas de volta à sua zona de conforto.

Naquela tarde, vesti minha camisa mais apresentável e ensaiei mentalmente meu questionamento enquanto caminhava pelos corredores. O som dos meus passos ecoava nas paredes, marcando o compasso da minha determinação. Parei em frente à porta da diretoria, meu coração batendo como um tambor descompassado. Respirei fundo e bati.

A senhora D Luz estava lá, como sempre, sentada atrás de sua mesa imponente. "Bom dia, senhora diretora", comecei, minha voz surpreendentemente firme. "Preciso conversar com a senhora sobre algo importante."

Ela me estudou por cima dos óculos. — "Pois não, pode falar."

Engoli em seco e mergulhei de cabeça: — "Senhora diretora, se a senhora me acha mais inteligente que si mesma, por que não considera minhas ações melhores que as suas?"

O silêncio que se seguiu foi ensurdecedor. Podia-se ouvir o tique-taque do relógio na parede, marcando os segundos que pareciam se arrastar.

— "Explique-se melhor", — ela disse finalmente, sua voz um misto de surpresa e curiosidade.

E assim o fiz. Falei sobre as inúmeras vezes em que minhas sugestões foram elogiadas, mas nunca implementadas. Argumentei que a verdadeira liderança não está em controlar, mas em inspirar e dar asas aos talentos de sua equipe. — "Não estou aqui para desrespeitá-la", continuei, "mas para pedir que reconsideremos nossa abordagem. As inovações que proponho são para o bem da instituição e de todos aqui."

À medida que falava, vi algo mudar no olhar da senhora Da Luz. A rigidez em seus olhos deu lugar a uma centelha de compreensão. Quando terminei, ela ficou em silêncio por um momento, como se digerindo cada palavra.

— "Você tem razão", — ela disse por fim, me surpreendendo. — "Talvez eu tenha me apegado demais às velhas formas de fazer as coisas. Sua coragem em vir aqui hoje me fez perceber isso. Vamos trabalhar juntos para encontrar um meio-termo."

Aquele dia marcou o início de uma nova era em nossa escola. A senhora Da Luz e eu formamos uma parceria improvável, mas eficaz. Nossas ideias começaram a ganhar vida, trazendo um sopro de ar fresco aos corredores da instituição. Havia mais diálogo, mais colaboração, e a escola começou a ver os benefícios de uma liderança compartilhada.

Essa experiência me ensinou a importância de falar com franqueza e de lutar pelo que acredito. Às vezes, é necessário confrontar as normas estabelecidas para provocar mudanças significativas. E, acima de tudo, me ensinou que a verdadeira inteligência reside não apenas em ter boas ideias, mas em saber como apresentá-las e defendê-las de maneira que inspire os outros.

Hoje, olhando para trás, vejo que aquela tarde de segunda-feira não foi apenas o dia em que enfrentei a diretora. Foi o dia em que descobri minha voz e aprendi que, às vezes, é preciso sacudir as estruturas para construir algo melhor. A coragem de falar pode transformar uma situação de estagnação em um terreno fértil para o crescimento e a inovação.

E você, caro leitor? Que estruturas em sua vida precisam ser sacudidas? Lembre-se: a mudança começa com uma pergunta corajosa e a disposição de ouvir a resposta, por mais desconfortável que ela possa ser. Que todos nós possamos encontrar essa coragem em nossos próprios caminhos e, quem sabe, inspirar mudanças positivas ao nosso redor.

Questões Discursivas sobre Liderança, Diálogo e Transformação na Escola: Uma Análise Sociológica

1. O texto apresenta a história de um personagem que decide desafiar a autoridade da diretora da escola, defendendo suas ideias e buscando mudanças na instituição. Com base em sua formação em sociologia, analise os desafios e as oportunidades que surgem quando se propõe questionar o status quo em um ambiente escolar.

2. A experiência do personagem demonstra a importância do diálogo e da escuta ativa na construção de uma comunidade escolar mais participativa e democrática. Com base em suas vivências e conhecimentos, apresente propostas para a promoção de uma cultura de diálogo nas escolas.

Nenhum comentário: