"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" Não escrevo para convencer, mas para testemunhar."

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Ensaio Teológico IX(10) A Evolução do Pensamento Humano e a Busca pelo Conhecimento

 


Ensaio Teológico IX(10) A Evolução do Pensamento Humano e a Busca pelo Conhecimento

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Há perguntas que chegam sem pedir licença. A minha surgiu numa madrugada silenciosa, depois de uma perda que nenhuma resposta pronta conseguiu consolar. Enquanto as pessoas ao meu redor ofereciam certezas como quem estende um cobertor a alguém que sente frio, eu tentava encontrar um sentido para aquilo que estava vivendo. Mas, por mais que me acolhessem, as palavras pareciam curtas demais para cobrir o tamanho da minha inquietação. Foi ali, entre a dor e a necessidade de compreender, que nasceu a reflexão que hoje compartilho: como conciliar o desejo de crer com a necessidade de pensar? De um lado, o entendimento humano avança quando alguém se atreve a perguntar, observar e examinar aquilo que antes parecia indiscutível. De outro, a tradição bíblica afirma que “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Provérbios 1:7). Em vez de colocar essas duas perspectivas em lados opostos, prefiro deixá-las conversar. Afinal, quem sabe a sabedoria não esteja justamente nesse espaço em que a fé encontra a razão, a convicção aceita ser examinada e a dúvida deixa de ser uma inimiga para se tornar companheira da busca?

Bertrand Russell dedicou boa parte de sua reflexão filosófica à pergunta sobre o que podemos conhecer com certeza. Gosto de compreender essa inquietação como um método de investigação, não como uma arma para derrotar quem pensa diferente. Afinal, quem questiona com honestidade precisa aprender, antes de tudo, a examinar as próprias convicções, em vez de passar a vida pesando as crenças alheias com uma balança e as suas com outra. Carl Sagan também defendia uma postura semelhante ao apresentar a ciência como uma maneira de pensar, fundamentada na investigação, na dúvida e na busca por evidências. Essa disciplina não surgiu pronta, muito menos caiu do céu: foi construída ao longo da história, entre descobertas, enganos, revisões e novas perguntas, por pessoas religiosas e não religiosas. A neurociência acrescenta outra camada a essa conversa. Sam Harris, ao investigar a relação entre cérebro, consciência e crenças, convida-nos a considerar como nossas convicções se relacionam com os processos mentais. Isso me leva a uma pergunta incômoda, mas necessária: se somos tão capazes de enxergar as contradições dos outros, por que temos tanta dificuldade para reconhecer as nossas? O profeta Jeremias já expressava uma inquietação semelhante ao perguntar quem conhece o coração humano (Jeremias 17:9). Embora haja muitos séculos entre a reflexão bíblica e a investigação científica contemporânea, ambas nos colocam diante de nossos limites. O tempo passa, os métodos mudam, mas continuamos sujeitos à velha ilusão de acreditar que nos conhecemos melhor do que realmente nos conhecemos.

Quando o assunto é moralidade, porém, a conversa exige ainda mais cuidado. Em A Era da Empatia (2009), Frans de Waal examina comportamentos de outros primatas, como o consolo, a reciprocidade e a cooperação, que ajudam a compreender as possíveis raízes evolutivas de aspectos da vida moral humana. Isso não significa que a biologia explique tudo, muito menos que possa substituir a reflexão ética, mas sugere que algumas disposições para a convivência são anteriores à organização das grandes tradições religiosas e filosóficas. A moralidade humana, afinal, não nasceu de uma única fonte. Ela foi sendo construída e reinterpretada ao longo do tempo, entre experiências, conflitos, descobertas e diferentes maneiras de compreender o bem e o mal. Um exemplo importante dessa convergência é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, depois de um período de guerra e brutalidade que expôs, de maneira dolorosa, até onde a humanidade pode chegar quando despreza a dignidade alheia. O documento reuniu princípios e aspirações de diferentes tradições culturais, filosóficas e religiosas, sem se fundamentar em uma teologia específica. Seria ingenuidade, contudo, imaginar que essa construção histórica surgiu num terreno vazio, sem a contribuição de séculos de debates sobre justiça, dignidade, responsabilidade e respeito à vida. É nesse ponto que me chama a atenção a passagem de 2 Timóteo 3:16, segundo a qual a Escritura serve para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Cada leitor interpretará a afirmação sobre sua origem divina conforme suas convicções, mas há uma dimensão humana nessa função que merece ser considerada: a leitura que realmente nos transforma não serve apenas para confirmar aquilo em que já acreditamos. Às vezes, ela nos confronta, revela nossas contradições e nos obriga a rever o caminho. E não é justamente isso que esperamos de um espelho honesto? Ele não existe para nos elogiar, mas para nos mostrar o que talvez preferíssemos não enxergar.

Chego, então, ao ponto em que preciso assumir minha posição, sem a pretensão de apresentar um veredicto definitivo. Não acredito que a busca pela verdade deva ficar limitada pelas crenças religiosas, mas também não considero que o pensamento humano esteja livre de pressupostos. Sejam religiosos, seculares ou simplesmente resultantes de nossas experiências, eles influenciam a maneira como interpretamos o mundo. Reconhecer isso não significa desistir de encontrar respostas; significa apenas compreender que nossas certezas precisam permanecer abertas ao exame. Para mim, aprender é questionar, rever e adaptar o pensamento diante de novas evidências, sem transformar a mudança de opinião em motivo de vergonha nem fazer da certeza um esconderijo contra tudo aquilo que nos desafia. O pensamento crítico, a investigação paciente e o diálogo aberto sustentam essa caminhada. Ainda assim, há experiências humanas que não cabem inteiramente em números, fórmulas ou explicações: o luto que nos cala, a gratidão que nos surpreende, o amor que nos transforma e o assombro de simplesmente estarmos vivos. São dimensões que também merecem atenção, embora não devam ser confundidas com provas de uma explicação específica para a realidade. Por isso, não sinto necessidade de eliminar a tensão entre fé e razão, como se uma delas precisasse vencer para que a outra pudesse existir. Prefiro aprender a conviver com as perguntas que permanecem abertas, sem abandonar o rigor do pensamento nem desprezar a profundidade da experiência humana. Volto, assim, àquela madrugada que deu origem a esta reflexão. Naquele momento, eu queria uma resposta capaz de aliviar a dor; hoje compreendo que nem toda pergunta precisa ser encerrada para que possamos continuar vivendo. Não precisei escolher entre a pergunta e a reverência. Precisei, isso sim, aprender a carregar as duas, com humildade, coragem e disposição para continuar buscando. Afinal, amadurecer talvez seja justamente isso: reconhecer que nem sempre sabemos onde a verdade termina de se revelar, mas que podemos seguir caminhando sem transformar nossas dúvidas em vergonha, nossas crenças em prisões ou nossas convicções em sentenças contra quem pensa diferente.

Nenhum comentário: