"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

NA INTERNET, SOMOS UM ("Rios pequenos que desaguam em rios grandes que desaguarão no (a)mar do encontro da unificação." — Charles Canela)

 


NA INTERNET, SOMOS UM ("Rios pequenos que desaguam em rios grandes que desaguarão no (a)mar do encontro da unificação." — Charles Canela)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

No velho normal, a escola desconhecia a riqueza de conteúdos e a autonomia que a internet nos fornece, e tudo o mais, sobrepujando os professores. Então, nesta modernidade, o aluno escolhendo o que quer que a escola ensine-lhe, é o mesmo que o paciente determinar ao médico o remédio que quer tomar: estão se achando!

No velho modelo, não podia camiseta de time, não podia boné, não podia celular, não podia aprovar com nota baixa, não podia nada; Ali, os lugares na frente eram reservados para os piores alunos, tentando conter a indisciplina deles, era só conferir o mapeamento da sala, e veríamos os "bons" destinados a sentar-se atrás. Agora em quarentena, não pode ir à escola e também não podem aprender de lá, forçados à internet. E em tempo de trabalhos virtuais, Justiça foi feita. Constatou-se que as metodologias das coordenadoras estavam equivocadas e até hoje não se aproveitou nada. Considerando o novo e o velho normal sendo tão distantes uma da outra circunstâncias, como são os turnos de uma escola no regime presencial que parece três entidades diferentes: matutino, vespertino e noturno.

Sinto saudade mesmo é daquela oposição: quando eu dizia que tal aluno era um péssimo em minha disciplina (Língua Portuguesa), a professora tal contestava-me, na mesma reunião, dizendo que ele era excelente na geografia. Eu acredito no ensinar conteúdos e na memorização dos mesmos, eles acreditam no ensinar habilidades e competências, repugnando o decoreba. Eu já me adequei, somente a internet faz-nos falar a mesma língua. A máquina nos unificou intelectualmente! Porque o plano de aula é copiado da internet.

Satanás prometeu a Eva que ela seria como Deus ao rejeitar a ordem Dele e comer do fruto proibido (Gn 3:1-5). Hoje encontra-se na internet lições de livre-arbítrio, fizeram-se deuses uns dos outros, construindo seu próprio futuro.

Nenhum comentário: