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MINHAS PÉROLAS

⁠TODA AULA É UM ASSÉDIO ("À beira da estrada Com o pelo tão sedoso O cachorro morto". — Paulo Franchetti)
           Quando os políticos decidirem acabar com a pandemia, eu continuarei sonhando com as boas relações. Então, abriram as escolas. Oba! Tenho a oportunidade de conhecer novas pessoas. Por serem a maioria delas crianças e adolescentes, nem por isso, vou achar inexpressivas e de pouca colaboração para meu desenvolvimento. Elas podem ser úteis e levar-me ao merecido lugar através das diversas opiniões a meu respeito, que com certeza, chegarão a ouvidos importantes. Essa é minha intuição e com determinação serei poderoso, pois saber o que quero e o que tenho de fazer para chegar lá é o segredo. Esperei só o cair da tarde, e o amanhã do outro dia veio. As surpresas desagradáveis começaram: Era uma atividade simples, porém reveladora, para dar visto no caderno. Esbocei as exigências do poema que queria valorizar. Era um soneto clássico com o esquema de rima: ABBA/CDC/DCD. À mesa, fui ameaçado de processo por assédio moral porque não aceitei outro tipo. Quando a aluna disse que fez assim porque era o ponto de vista dela, e era assim que sabia fazer. Por isso, eu era obrigado a aceitar. Assim, assinei meu visto antes de não poder contar com mais ninguém. O cachorro voltou ao vômito.

Claudeci Ferreira de Andrade

terça-feira, 25 de julho de 2023

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(9) A Educação Familiar e a Busca pela Autonomia Moral: Uma Abordagem Teológico-Filosófica.

 




CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(9) A Educação Familiar e a Busca pela Autonomia Moral: Uma Abordagem Teológico-Filosófica.

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A educação familiar desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos indivíduos, contudo, é preciso questionar a imposição rígida da obediência aos pais. Conforme mencionado pelo filósofo Kant, "o esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado" (Resposta à Pergunta: Que é Esclarecimento?, 1784). Nesse sentido, a verdadeira maturidade está associada à capacidade de pensar e decidir por si mesmo, buscando a autonomia moral.

O discernimento é uma habilidade essencial a ser desenvolvida nos jovens, como afirmava Descartes, "o bom senso é a coisa melhor distribuída no mundo" (Discurso do Método, 1637). Todos possuem potencial para o julgamento crítico, que precisa ser estimulado e exercitado na jornada do autoconhecimento.

Diante disso, cabe aos pais guiar seus filhos com sabedoria, encontrando o equilíbrio entre liberdade e limites. A educação, segundo Jean Piaget, deve ter como objetivo criar indivíduos capazes de inovar, não apenas repetir o que foi feito por gerações passadas.

Portanto, a maturidade autêntica emerge da capacidade de discernimento e autonomia moral, rejeitando a obediência cega. Como afirmou Paulo Freire, "a educação não muda o mundo, muda as pessoas, e as pessoas transformam o mundo." Nessa perspectiva, a formação de jovens conscientes e críticos torna-se essencial para a construção de uma sociedade mais justa e empática.

No âmbito teológico, a Bíblia também aborda a importância da sabedoria e discernimento. Em Provérbios 2:6-7, está escrito: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento; Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade."

Assim, aliando as bases filosóficas às citações bíblicas, compreendemos que a educação familiar deve estimular a autonomia moral, desenvolvendo a capacidade de discernimento dos jovens. Essa abordagem permitirá a formação de indivíduos capazes de contribuir ativamente para a transformação do mundo, promovendo valores éticos e humanitários em nossa sociedade.

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