Coleção 10 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)
Por Claudeci Andrade
1 "Se a escola pública finge ensinar e o aluno finge aprender, seus documentos apenas encenam um valor sem verdade."
2 "Agora entendo por que tantos professores pagam a outros, mais inescrupulosos, para preencherem seus diários de classe: tudo é à distância; até da própria consciência."
3 "A falta não reprova, a ausência se dilui no coletivo; uns respondem por todos, e 25% ainda iludem o sistema."
4 "Chama-se bimestre, mas dura três meses. 'Hora-aula' não é hora de relógio. Sábado é letivo, feriado é aproveitável; tudo cabe nos 210 dias oficiais de faz de conta."
5 "Nunca entendi o que leram os da Secretaria da Educação ao dividirem o ensino de Língua Portuguesa em Redação e Gramática. Perguntei a Leonardo da Vinci, e ele respondeu: 'Assim como todo reino dividido se desfaz, toda inteligência fragmentada se confunde e enfraquece.' Então compreendi por que o professor de Redação rivaliza com o de Gramática: fragmentou, enfraqueceu."
6 "Talvez esta seja minha eterna crônica: específica, profunda e moldada pelo valor da minha subjetividade. Começo a suspeitar que a vida não é tão besta quanto parece; é, no fundo, educativa."
7 "Escrever bem não nasce da raiva, mas da dor — e nisso reside sua dificuldade."
8 "Se dizem que não sou grande coisa, talvez escrevam crônicas sobre meus defeitos; e, sem saber, revelem o valor que tanto temem."
9 "O cronista revira o cotidiano até iluminar seus ângulos mais obscuros; mas, para o leitor calejado e estéril, até a luz passa despercebida."
10 "Ser cronista é como jogar futebol: com a bola, ataca; sem ela, impede que o jogo siga sem reflexão."
11 "Meu amor ao livro didático nasce da fé de que ele traduz o que a escola deseja ensinar; e, dessa crença, vem minha força."
12 "De onde vieram as 'xeroxes' daquela aula especial? Não se pode justificar o plágio com o leviano 'autor desconhecido'."
13 "Dizem que o livro didático engessa o professor; mas essa é a mentira de quem não sabe transformá-lo em ferramenta viva de ensino."
14 "Se o professor ensina melhor sem o livro, o questionável não é o livro; que é fiel, verídico e comprovável, mas o método."
15 "A lei deve começar onde o primeiro roubo ocorreu; ou os ladrões continuarão impunes."
16 "Se alguém precisa descarregar sua vingança, que o faça sobre si; entre o suicídio e o homicídio, ao menos evite mais uma injustiça."
17 "O fofoqueiro não busca superar ninguém; precisa manter o outro à frente para ter de quem falar."
18 "Conversão não é mudança de personalidade; pois Deus não se separa do homem sem deixar de ser onipresente, nem o homem vive sem Deus."
19 "A cadeia não regenera; apenas refina o comportamento do bandido. Deus não remodela uns descaracterizando outros — muda-se apenas a forma das misérias."
20 "Recuso-me a sofrer os frutos da falsidade ideológica dos fingidos, sobretudo num ambiente onde se educa pelo exemplo."
Por Claudeci Andrade
1 "Se a escola pública finge ensinar e o aluno finge aprender, seus documentos apenas encenam um valor sem verdade."
2 "Agora entendo por que tantos professores pagam a outros, mais inescrupulosos, para preencherem seus diários de classe: tudo é à distância; até da própria consciência."
3 "A falta não reprova, a ausência se dilui no coletivo; uns respondem por todos, e 25% ainda iludem o sistema."
4 "Chama-se bimestre, mas dura três meses. 'Hora-aula' não é hora de relógio. Sábado é letivo, feriado é aproveitável; tudo cabe nos 210 dias oficiais de faz de conta."
5 "Nunca entendi o que leram os da Secretaria da Educação ao dividirem o ensino de Língua Portuguesa em Redação e Gramática. Perguntei a Leonardo da Vinci, e ele respondeu: 'Assim como todo reino dividido se desfaz, toda inteligência fragmentada se confunde e enfraquece.' Então compreendi por que o professor de Redação rivaliza com o de Gramática: fragmentou, enfraqueceu."
6 "Talvez esta seja minha eterna crônica: específica, profunda e moldada pelo valor da minha subjetividade. Começo a suspeitar que a vida não é tão besta quanto parece; é, no fundo, educativa."
7 "Escrever bem não nasce da raiva, mas da dor — e nisso reside sua dificuldade."
8 "Se dizem que não sou grande coisa, talvez escrevam crônicas sobre meus defeitos; e, sem saber, revelem o valor que tanto temem."
9 "O cronista revira o cotidiano até iluminar seus ângulos mais obscuros; mas, para o leitor calejado e estéril, até a luz passa despercebida."
10 "Ser cronista é como jogar futebol: com a bola, ataca; sem ela, impede que o jogo siga sem reflexão."
11 "Meu amor ao livro didático nasce da fé de que ele traduz o que a escola deseja ensinar; e, dessa crença, vem minha força."
12 "De onde vieram as 'xeroxes' daquela aula especial? Não se pode justificar o plágio com o leviano 'autor desconhecido'."
13 "Dizem que o livro didático engessa o professor; mas essa é a mentira de quem não sabe transformá-lo em ferramenta viva de ensino."
14 "Se o professor ensina melhor sem o livro, o questionável não é o livro; que é fiel, verídico e comprovável, mas o método."
15 "A lei deve começar onde o primeiro roubo ocorreu; ou os ladrões continuarão impunes."
16 "Se alguém precisa descarregar sua vingança, que o faça sobre si; entre o suicídio e o homicídio, ao menos evite mais uma injustiça."
17 "O fofoqueiro não busca superar ninguém; precisa manter o outro à frente para ter de quem falar."
18 "Conversão não é mudança de personalidade; pois Deus não se separa do homem sem deixar de ser onipresente, nem o homem vive sem Deus."
19 "A cadeia não regenera; apenas refina o comportamento do bandido. Deus não remodela uns descaracterizando outros — muda-se apenas a forma das misérias."
20 "Recuso-me a sofrer os frutos da falsidade ideológica dos fingidos, sobretudo num ambiente onde se educa pelo exemplo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário