"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração." (W. Shakespeare)

"Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho." (Mario Quintana)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 2 de abril de 2016

O RESPEITO ("Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios." -Leon Trotsky)


Crônica

O RESPEITO ("Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios." -Leon Trotsky)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Hoje, não vou ficar impaciente, as mudanças realmente são necessárias, é claro que vou fazê-las com estratégia para que não provoquem situações complicadas. Para quem esperou até agora, mais alguns dias não vai atrapalhar em nada. Só devo ter cuidado mesmo é com rigor excessivo. Devo ter disciplina sim, mas não vou deixar que o receio de sair de minha programação cerceie oportunidades interessantes no âmbito social. Muito trabalho e problemas pela frente hoje, todavia não vou me deixar afligir: Os anjos me socorrerão com soluções inovadoras. Que venham as empreitadas.
           PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA DOS OUTROS PARA MOSTRAR QUE NÃO SOU DIGNO, DIGO-LHES. Obediência forçada não é virtude. "Em toda a parte só se aprende com quem se gosta." (Johann Goethe).
           Não quero merecer seu respeito, e nem poderia pretendê-lo, se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é composto de respeitados, mas sim de respeitadores. Eu respeito as pessoas não porque elas merecem ou pelo que elas são, mas pelo que eu sou. Senão não respeitaria um mendigo, uma prostitua, um ladrão, um animal, ou ainda um homossexual. Por outro lado, o Lúcifer não pôde respeitar a Deus mesmo consciente de todo o Seu tremendo poder, porque tem um caráter  demoníaco, simplesmente. Respeitar alguém é um dom divino, pois O Criador de todas coisa respeita Suas criaturas. Por isso, posso contar com o respeito de Deus, isso me interessa, visto que essa relação conhecida e vivida faz de mim um respeitador também. Concordemos com Joseph Joubert: "Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito."
          Porém já me disseram que quem respeita merece respeito! De que forma querem meu respeito? À moda Drummondiana?
"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."
(Carlos Drummond de Andrade)
           O respeito prejudicial é aquele que beneficia o outro pela sua negligência. Como disse Raul Brandão: "O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos." Então a culpa é dos pais: "como é que, sendo as crianças tão inteligentes, a maior parte dos homens é tão estúpida? Deve ser fruto da educação." (alexandre Dumas).
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 26/03/2016
Reeditado em 01/04/2016
Código do texto: T5585344
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Postar um comentário