"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

domingo, 2 de agosto de 2020

Coleção 24 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Pensamentos

Coleção 24 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “A escrita só alcança profundidade quando se nutre da intensidade da vida, pois é nos desafios, alegrias e dores que o escritor encontra a matéria-prima capaz de transmutar o sofrimento em arte significativa.”

2 “Prefiro ser inferior a você do que igual, pois a desigualdade preserva minha singularidade, enquanto a igualdade diluiria aquilo que me distingue.”

3 “O caçador arrisca-se pela iniciativa que o expõe ao inesperado, mas a caça sucumbe pela ausência de consciência do perigo que a surpreende.”

4 “A recusa em publicar meus textos não é rejeição, mas prova de que minha voz é tão autêntica e disruptiva que perturba o sistema, transformando o descarte em validação da minha independência criativa.”

5 “Na ânsia de alcançar a verdade absoluta, descubro apenas que cada busca gera outra versão subjetiva, revelando que a objetividade não passa de miragem refletida pelas experiências individuais.”

6 “A autenticidade emerge quando as máscaras sociais caem: o homem que pinta o rosto ou o fiel na escuridão da igreja revelam, sem vigilância externa, a face mais verdadeira de seus impulsos.”

7 “Somos partes de um organismo divino maior, e refletir sobre a morte não destrói a vida, mas revela o sentido profundo e intrínseco de simplesmente existir.”

8 “A essência de uma divindade se reflete no tipo de crente que a segue; perguntar ‘Que tipo de crente é você?’ é desafiar a consciência a alinhar fé e conduta.”

9 “A vingança, quando espontânea, segue a lei natural do universo: sua impetuosidade a torna pura, autêntica e quase sagrada.”

10 “Agradeço às mulheres que partiram, pois sua ausência me deu liberdade e mostrou que, no fundo, todas seguem padrões que inevitavelmente se repetem.”

11 “No novo normal, cada demanda se multiplica, transformando o que se resolve em ciclo interminável de obrigações.”

12 “Tudo na vida desgasta e conduz inevitavelmente à morte, e diante do último portal nada pode alterar o destino predefinido do homem.”

13 “A crítica verdadeira revela múltiplos caminhos de aprendizado, mas o orgulho cega e impede que se enxergue suas possibilidades.”

14 “O verdadeiro talento não está apenas na habilidade, mas na arte sutil de explorar a ignorância alheia sem que ela perceba.”

15 “Ao ver através do espírito, compreendemos de dentro para fora e nos conectamos de coração a coração, transcendendo a superficialidade da percepção comum.”

16 “Assim como a beleza, a zombaria existe no olhar de quem observa, revelando mais sobre o zombador do que sobre o alvo.”

17 “Divulgar textos como ‘Autor Desconhecido’ é uma violência contra a criação, negando reconhecimento e perpetuando a inveja e a apropriação indevida.”

18 “A mordida não nasce da repulsa, mas da oportunidade: o ataque mira o que é valioso, não o que é feio.”

19 “Avaliar sem registrar é julgar às cegas; o acompanhamento do aluno depende da documentação concreta de sua produção: Vistar caderno de aluno é preciso.”

20 “Falar a mesma língua cria cumplicidade, mas quando há rabo preso, a conivência gera indisciplina e conduz inevitavelmente ao fracasso.”

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segunda-feira, 27 de julho de 2020

Coleção 23 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

Coleção 23 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “Se o corpo humano é o templo do Espírito Santo, o fanático igrejeiro é o freezer do Diabo: em vez de aquecer a fé com vida e luz, congela a essência do sagrado, transformando a morada divina em um espaço estagnado e sem alma.”

2 “A caridade que se regula pelo cálculo e pela burocracia não liberta, apenas estigmatiza: quem doa uma cesta básica oferece pão com uma mão e, com a outra, condena o recebedor à condição de miserável.”

3 "Tudo quanto o prazer dilata, a medicina reduz à faca e com risco de vida; e o médico que a recomenda é o mesmo que mata, transmutando a cura em sentença.”

4 “Conhecer não consola: entristece; e dessa dor lúcida nasce a busca por saída, motor secreto da mudança.”

5 “Um projeto pode ser escrito, desenhado e até vistado, mas, sem o cumprimento, não passa de promessa vazia.”

6 “Quando o aluno, armado da Bíblia, se põe a ensinar o mestre como se fosse dono da verdade, sua soberba já é prenúncio do inferno que anuncia.”

7 “Fama e dinheiro consertam qualquer família, pois todos amam quem dá presentes; o afeto vira mercadoria e a união, fachada de interesse.”

8 “Alegrar-se com a nota mais baixa ou ostentar um IDEB medíocre é confundir fracasso com triunfo; a verdadeira alegria nasce da conquista, não da aceitação do insuficiente.”

9 “Não é o Diabo que assusta, mas a fé mal orientada: seu medo cria igrejas familiares, exorcismos espetaculares e um inferno aterrador na mente dos fiéis.”

10 “Para mim, a maioria é todos, pois quem vence sempre define a realidade, tornando irrelevante qualquer minoria.”

11 “No palco do Facebook, quem não celebra a felicidade alheia perde lugar; por isso, estou perdendo membros.”

12 “Quem não consegue se colocar no lugar da mulher revela, na própria recusa, o machismo que sustenta.”

13 “Joãozinho sem braço não tem cabeça também: quem tenta enganar sem esforço revela a própria falta de juízo.”

14 “O homem que se julga dono da mulher se destrói ao ser desafiado, enquanto a mulher que aceita a escravidão do casamento apenas confirma a futilidade dessa posse.”

15 Greve de professor: “Se as greves não prejudicam ninguém, toda coerência se perde; e o imbecil sou eu, perseguindo sentido onde não há efeito.”

16 “Desequilibrado é quem crê poder mais do que a própria medida permite, confundindo ambição com ilusão.”

17 “Se até anomalias e desejos de morte se encaixam na lei perfeita de Deus, então tudo é certo, e a imperfeição torna-se também parte da ordem.”

18 “Família, igreja e escola só revelam sua essência quando os absurdos que as corrompem são eliminados.”

19 “Aturar aluno carente de atenção é fácil; suportar professor carente de poder, destrutivo e autoritário, é quase impossível.”

20 “Desejar armas de fogo do governo é como temer o inferno: mostra dependência e confunde cidadania com benefício alheio.”

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sábado, 18 de julho de 2020

Coleção 22 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)





pensamentos

Coleção 22 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "O opressor que não age fisicamente julga-se inocente, enquanto acusa de perturbação aquele que resiste à sua ideologia; assim, inverte a culpa e transforma a vítima em algoz."

2 "Ao culpar a mulher por seu infortúnio amoroso, nega-se a violência que sofre e transforma-se sua autonomia em sentença, como se a liberdade fosse o caminho certo para a própria ruína."

3 "Forçar todos a caber no molde escolar é negar a natureza de quem floresceria em outros campos, enquanto o governo culpa o jardineiro e adultera a colheita para esconder o fracasso da sementeira."

4 "Se cada destino termina na morte, toda jornada é apenas um enredo sem sentido, e viver não passa de assistir a um filme ruim sem final feliz."

5 "Quem relativiza o próprio machismo aponta no feminismo a hipocrisia que julga ver, usando a incoerência alheia como desculpa para manter a própria contradição."

6 "Num mundo que tenta destruir o que o amor construiu, encontro na fé não só refúgio, mas a prova de que a rejeição dos maus confirma o acerto do meu caminho."

7 "Na visão fatalista, pobreza, juventude e doença não são apenas fases da vida, mas mensageiros que revelam o destino eterno da alma."

8 "Quando a empatia é culpada por perturbar o aprendizado, revela-se um ensino que pune o diferente e confunde compaixão com desordem."

9 "O denuncismo moderno não busca justiça; é a vingança travestida de virtude, onde o ato público mascara desejos privados de retribuição."

10 "No ensino, o que se apresenta como valor muitas vezes é apenas descarte, e todo gráfico bonito é apenas um milagre da matemática mascarando a verdade."

11 "Acreditar na Terra plana é temer absurdos físicos ou refletir a chatice de quem insiste em negar a evidência."

12 "Quem se vinga se põe como Deus, fazendo da própria retribuição um juízo supremo e incontestável."

13 "Na escola, o professor que ensina é desvalorizado; a autoridade só é reconhecida quando encarna o punidor que falta em casa."

14 "Minha vida é um manual: pelo sim ou pelo não fazer, meus acertos ensinam e meus erros alertam aqueles que se dispõem a estudar minha trajetória."

15 "A pedagogia é vista como arma para domesticar o machismo cultural, mas a escola, em nome da igualdade, transforma-se em celeiro de extremos."

16 "A verdadeira beleza não está apenas na moldura; o miolo; inteligência e refinamento, é o que a torna completa."

17 "Ensinar exige vulnerabilidade; o verdadeiro respeito nasce do compartilhar, não do medo que obriga à obediência."

18 "Vestir preto na educação é transformar a aparência em manifesto: um símbolo de seriedade, resistência e compromisso com a causa."

19 "A escola, temendo confrontos, credencia sem mérito e sacrifica a verdade, tornando o ensino refém da intimidação."

20 "Os iguais se protegem: enquanto os príncipes cultivam o saber, os incultos se ocupam de futilidades, perpetuando a segregação natural entre mundos distintos."

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domingo, 5 de julho de 2020

Coleção 21 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

Coleção 21 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 Uma mente verdadeiramente limpa não pode abrigar pensamentos imundos, e, se Deus julga a sodomia, não é pelo ato em si, mas pela hipocrisia de condená-la apenas quando não convém ao próprio preconceito.

2 Uma aluna defasada nos estudos: Recusar a EJA por considerá-la “fraca” é o paradoxo de desprezar a ponte que poderia sustentar a travessia, preferindo afundar no rio das próprias limitações.

3 Para quem vive apenas para matar a fome, o lanche escolar deixa de ser refeição e se torna razão de existir, fazendo da escola mais um refeitório de sobrevivências do que um templo de aprendizagens.

4 Se a pobreza é tratada como passaporte para o inferno, a riqueza deveria ser o bilhete para o céu; prova de que os extremos materiais tendem a forjar destinos tão absolutos quanto desiguais.

5 Se a fé não flexibilizar por convicção, a igreja o fará por conveniência, trocando a rigidez bíblica pela aceitação estratégica, não por amor, mas para que o dízimo continue a cair no altar.

6 Reconhecer-se racista, machista e homofóbico torna possível lutar por igualdade verdadeira, pois a justiça autêntica nasce da aceitação das diferenças, não da negação das imperfeições humanas.

7 A adesão feminina às igrejas, embora pareça uma conquista, revela-se um autoengano: buscar lugar em instituições fundadas sobre falhas históricas é abraçar um espaço de libertação aparente, mas não real.

8 O sistema educacional, ao culpar métodos e aparência de professores, ignora o verdadeiro obstáculo: alunos desinteressados que, mesmo diante de recursos excepcionais, permanecem inertes, e ainda assim são vistos como "promissores" por um olhar míope que perpetua a própria falha.

9 O “aluno abelha” perturba a ordem, mas, como a própria abelha, produz inadvertidamente o mel que mantém o sistema educacional funcionando.

10 Quem não sabe ser aluno jamais poderá julgar o professor, pois a compreensão da excelência docente exige antes a consciência de suas próprias responsabilidades.

11 Planejar um futuro sem sentido é tentar organizar o vazio; quando a vida carece de propósito, todo plano se revela uma futilidade existencial.

12 Opiniões superficiais são lendas vazias diante das contradições bíblicas; só o olhar de um técnico, fundamentado e rigoroso, merece verdadeira atenção.

13 Quem afirma conhecer Deus revela-se ateu iludido, pois só a sede genuína por Ele aproxima da essência que transcende toda concepção humana.

14 Alunos que exigem notas altas por trabalhos medíocres expõem o professor à humilhação: entre a incoerência e o temor de subestimar um “ser evoluído”, ele acaba premiando a mediocridade.

15 A busca feminina por igualdade não se limita à justiça; muitas vezes visa também conquistar a astúcia e a liberdade que a malandragem masculina tradicionalmente permite.

16 Inteligência é tratada como deformidade, beleza como pobreza, e, entre extremos e paradoxos, apenas uma minoria prevalece até que a morte nivele todos.

17 Quando o dia é carregado de sofrimentos, o alívio da noite supera a promessa do amanhecer, e o tempo se acumula não em sabedoria, mas em dores que envelhecem a alma.

18 Aparentemente desinteressados pelos estudos, crianças e adolescentes revelam uma sabedoria silenciosa: ao escapar do cabresto das letras, conquistam uma liberdade que o sistema rotula como ignorância.

19 A linguagem não verbal, ao tentar comunicar ideias ou emoções, pode se tornar caricatura, distorcendo a autenticidade e roubando a beleza daquilo que pretende revelar.

20 A obediência forçada gera transgressão; o respeito verdadeiro nasce apenas onde há liberdade, e o desrespeito dos alunos reflete um amor mal aprendido e a inaptidão para viver sem correntes.

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segunda-feira, 15 de junho de 2020

Coleção 20 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

Coleção 20 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 A essência do pensamento é que, na dança cíclica e implacável da existência, a verdadeira salvação está na morte; não como retrocesso corrosivo, mas como retorno pleno ao estado original, onde a renovação se cumpre em sua forma mais pura.

2 Se o arrebatamento fosse um método divino de conter a superpopulação, a natureza não precisaria de catástrofes; e a pergunta sobre o “depósito dos arrebatados” expõe, com ironia, a fragilidade dessa crença.

3 Assim como um veneno ou remédio, a ação contra o inimigo exige dose, frequência e qualidade precisas; a resistência não é fracasso, mas sinal de que é hora de ajustar a estratégia para alcançar o golpe final.

4 Se a história não repetisse padrões, deixaria de ser ciência; negar seus ciclos é tentar refutar o óbvio; ou contra fatos há sempre argumento?

5 Diante de um sistema educacional tão falho que até resistir parece inútil, escolho, com os omissos, pagar o preço da inércia e partilhar o fracasso.

6 Se todo ser abriga bem e mal, talvez até o lado ruim traga em si um bem oculto, pois a dualidade se repete em cada parte do que existe.

7 A verdadeira sagacidade está em perguntar, não em responder; façam-me uma pergunta e, sem esforço de inteligência, saberei quem vocês são.

8 Tememos mais o leite que fermenta do que o desperdício que mata aos poucos; e esquecemos que a fermentação é apenas a vida seguindo seu curso.

9 Se existir plenamente é pecado, então o medo do pecado é medo de viver; e, ainda assim, nem assim deixamos de viver.

10 Se a escola aprova sem mérito, pais inteligentes retiram seus filhos, mostrando que a decadência do ensino atrai o abandono tanto quanto revela sua falha.

11 Se o amor seguir a lógica da democracia, a liberdade individual impera, e a infidelidade sexual renova o desejo.

12 Felicidade e sabedoria se opõem: buscar ambas é ignorar que a luz da verdade frequentemente apaga o conforto da ignorância.

13 No ciclo escolar, todos são “ruins”: o professor por cumprir só seu dever, a coordenadora por exigir mais, e os alunos por impedir que qualquer esforço funcione.

14 O idoso, frágil no corpo mas sábio na proximidade da morte, detém um poder que derrota os sonhos ilusórios dos jovens.

15 A sabedoria revela as dores e verdades ocultas da existência, mostrando que a felicidade é privilégio dos tolos.

16 Enquanto a escola alimenta a mente, a barriga cheia distrai o cérebro; o conhecimento sacia mais que a comida, fazendo esquecer a fome.

17 Se cada outro é um demônio, a multidão torna-se um inferno, e a aversão à aglomeração revela o peso de tantos tormentos juntos.

18 Culpar o professor é desviar o olhar da raiz do problema: a educação falha porque o aluno não aprendeu a aprender.

19 A criminalidade prospera não apenas pelo crime em si, mas pela fraqueza e omissão dos homens sérios que deveriam contê-la.

20 Ensinar é dom, não comércio; a verdadeira recompensa do professor é espiritual, não financeira.

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sábado, 6 de junho de 2020

Pensamentos Coleção 19 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

Coleção 19 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 O castigo não se opõe ao perdão, mas o torna possível, pois é a punição que corrige e restabelece a disciplina necessária à vida em sociedade. Sem consequências, não há aprendizado; e a chamada “educação fofa” apenas mascara o erro, poupando o indivíduo de um desconforto momentâneo para lançá-lo, no futuro, a sofrimentos muito maiores.

2 Para quem encontra na solidão sua maior riqueza, qualquer presença que não traga verdadeira companhia não é visita, mas invasão.

3 Quando a força do aluno se mede pela queda do professor, a escola deixa de ser templo de saber para tornar-se palco de vaidades, onde o mérito cede lugar ao jogo de poder.

4 Na escola onde o doutor é humilhado por quem nada aprendeu, revela-se o paradoxo de um saber desprezado por aqueles que mais dele precisariam.

5 Pelo sofrimento extremo, os idosos, esvaziados de amor e ódio, aproximam-se de uma condição divina; não pela inocência infantil, mas por uma purificação que os eleva a um estado impassível, distante e semelhante ao dos deuses.

6 Quando o mesmo traje serve para toda ocasião, do folclore à faxina, dissolve-se a identidade de cada evento; e a graça de minha calça xadrez, outrora símbolo de uma festa, perde-se na uniformidade que apaga o sentido das celebrações.

7 A falsa moralidade é uma casca que aprisiona e liberta ao mesmo tempo: protege o indivíduo do julgamento, enquanto oculta sua verdadeira essência, permitindo-lhe viver entre aparências e segredos.

8 Elogiar para agradar sem sinceridade é um disfarce que protege o outro e aprisiona a si mesmo, pois alimenta a ilusão do mérito e evita o confronto com a verdade; mas eu não quero ser cúmplice dessa mentira.

9 Em um mundo onde a hipocrisia se veste de loucura e a falsa moral se esconde atrás da loucura alheia, até mesmo Jesus convive com Barrabás; e a doença mental é o véu que justifica a corrupção humana.

10 A ineficiência do sistema não só exaure o professor como também corrompe a avaliação, transformando a falha tecnológica em um problema estrutural que beneficia o aluno pela via do descaso.

11 Ao promover jogos e competição, a pedagogia ludicista cultiva rivalidades individuais, onde o ato de “colar” revela não cooperação, mas a transgressão que mina o verdadeiro espírito coletivo.

12 A pedagogia do jogo, ao rejeitar a repetição essencial ao aprendizado, esvazia o interesse pela disciplina e prepara o aluno para evitar a seriedade da prova, que se torna um jogo sem prazer e sem significado.

13 No caos do ensino semipresencial, a ironia do coordenador revela a superficialidade do diagnóstico, pois ao desmerecer o professor, ignora-se a raiz da apatia que mina a autoridade e o aprendizado.

14 Transformar o ensino noturno em EJA sob a máscara do “fortalecimento” revela-se mera retórica que encobre o retrocesso e a degradação de um sistema já fragilizado.

15 O dinheiro, mais que meio de troca, desperta em nós uma faceta divina; um poder latente que se revela na influência, na criação e na liberdade que ele concede ao homem.

16 Ao semear o ensino indiscriminado, o professor e o aluno diluem suas essências, e o mestre perde sua singularidade, tornando-se "qualquer um"; consequência inevitável da própria universalização descompromissada do saber.

17 Avaliar sem acompanhar e registrar a produção do aluno é agir às cegas; "vistar" o caderno é a realidade indispensável que sustenta a justiça e a eficácia do ensino.

18 Embora a cooperação seja eficaz, a exigência de que os parceiros sejam “cobra igualmente” revela uma busca inflexível por afinidade absoluta, que acaba por isolar e condenar à solidão, negando o próprio valor da união.

19 A resistência à morte revela o amor profundo pela vida, pois quem luta para existir demonstra que valoriza sua própria essência, enquanto a aceitação passiva da morte denuncia a ausência desse apreço vital.

20 O medo não superado desencadeia uma violência desordenada, enquanto a coragem se revela na vingança; não como ódio cego, mas como a ação decisiva que rompe o ciclo opressor e restaura a liberdade.

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quarta-feira, 27 de maio de 2020

Coleção 18 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


Pensamentos

Coleção 18 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

1 Se o sofrimento fosse, por si só, benéfico, não deixaria traumas; marcas patológicas que a própria medicina reconhece como doença. A existência dessas feridas psicológicas desmente a crença de que a dor sempre enobrece, revelando que nem todo sofrimento conduz ao crescimento.

2 Sob o rótulo de “pátria educadora”, esconde-se um sistema em ruínas, onde professores se tornam cúmplices de aprovações fáceis e alunos se habituam a favores em vez de mérito; uma inversão de valores que, sob aparência de progresso, dissolve o propósito da educação.

3 A pipa com linha cortante, capaz de ferir um motoqueiro trabalhador, simboliza a malícia infantil que reflete a ausência de valores e a negligência dos pais. A maldade dos filhos é, em essência, a herança moral dos que os criaram.

4 Se a morte triunfa sempre sobre a vida, é porque não é mera ausência, mas força ativa que a combate e vence. Não é apenas o fim, mas a adversária permanente da existência.

5 “O Diabo é adotador da morte?”; a provocação sugere que o mal se apropria do fim da vida como força ativa. Os vivos julgam os mortos com os critérios da existência; os mortos, por sua vez, julgam os vivos à luz de um mistério que só a morte conhece. Cada julgamento é prisioneiro da experiência de quem o emite.

6 O bem é ato singular, nascido da escolha consciente; o mal, possibilidade difusa, presente em todos os lugares. Por isso, o acerto exige um único e árduo caminho, enquanto o erro se abre em inúmeras vias fáceis de trilhar.

7 A beleza é uma percepção subjetiva, moldada pela condição do observador. “Olhos desbotados” simbolizam uma visão marcada pela experiência, que reconhece beleza fora dos padrões convencionais. Assim, o belo não é universal, mas espelho da singular perspectiva de cada um.

8 Vida e morte se definem em dependência mútua, cada uma limitada pela outra. Enquanto vivemos, nossa compreensão da vida é marcada pela sombra da morte; na morte, o entendimento é restrito ao que a vida permitiu. Essa indistinção cria um bloqueio ao pleno conhecimento de ambos os estados.

9 Deus, sendo infinito, não pode caber em nenhum “recipiente”, pois o infinito transcende toda limitação espacial ou conceitual. Tentar aprisioná-lo em uma “coisa dentro de outra” é a falha inevitável da compreensão humana diante do divino.

10 Vida e morte são faces da mesma moeda, interligadas e inseparáveis. Se a vida jamais se completa, a morte também é incompleta; um ciclo contínuo onde ambos coexistem na mesma insuficiência existencial.

11 Vida e morte não são opostos absolutos, mas estados interdependentes. A ressurreição depende de uma “mente predita”, mostrando que nunca se está totalmente morto ou vivo. A morte habita a vida como finitude, e a vida persiste na morte como promessa ou essência que transcende.

12 Assim como um paciente não pode prescrever seu próprio remédio, o aluno não deve escolher o que aprender, pois lhe falta o conhecimento técnico para tal decisão. Essa falsa autonomia nasce do prazer egoísta e imediato, que despreza o bem maior e ameaça a integridade da educação.

13 Quando as notas estão definidas, professores e alunos perdem o interesse, e as aulas finais tornam-se vazias. O esforço dos poucos assíduos é uma “não aula”; um benefício que, multiplicado pela ausência geral, resulta em zero.

14 O movimento é a única constante, sustentado pela alternância de forças opostas que se alimentam mutuamente. Deus, então, é o artífice que equilibra essas forças na medida exata, mantendo a eterna dinâmica da existência.

15 Livre-arbítrio e predestinação, embora opostos teológicos, convergem na essência única de cada indivíduo; suas “digitais invariáveis”. É essa identidade interior que reafirma o que cada um quer crer, tornando a escolha uma expressão pessoal e imutável.

16 A educação escolar não é obra divina nem demoníaca, mas um sistema movido pela cobiça humana. Seus participantes defendem suas causas não por ideais, mas por autopreservação; o emprego na escola é um ofício mercenário, onde prevalece o interesse pessoal sobre qualquer propósito maior.

17 O fracasso financeiro, antes visto como maldição pessoal, revela-se uma consequência da ineficácia em atender à clientela. A rejeição; até da gratidão, expõe a amarga realidade: a verdadeira maldição é realizar um trabalho que o mercado rejeita, pois o valor do ofício é, no fim, definido pelos que o consomem.

18 Vida e morte são páreos idôneos, ambos limitados e transitórios. Se a vida não é eterna, a morte também não o é; sonhos vêm e vão, e a morte, longe de ser fim absoluto, integra um ciclo que também se encerra.

19 A loucura não é concessão divina, pois quem recebe uma bênção não carrega sequelas ruins. Todos são responsáveis por si mesmos; as leis naturais impõem consequências inflexíveis, sem exceção para a saúde mental.

20 Os mortos não louvam porque estão separados do mundo dos vivos; uma desconexão que se reflete na ordem para que os vivos cuidem dos seus e na ideia de que “vivos comem os vivos”. A morte é isolamento absoluto, onde os rituais e preocupações da vida perdem sentido.

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