"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..." (Mario Quintana)

"Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém quer ser velho." (Jonathan Swift)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 25 de setembro de 2010

PROFESSOR IMATURO ("...a única solução apaziguadora será o suicídio")








CRÔNICA

PROFESSOR IMATURO ("...a única solução apaziguadora será o suicídio") 

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Não tem um dia sequer, no qual eu não chegue à minha casa com as pernas inchadas e a cabeça também, digo melhor, todo fim de tarde, sinto a alma perturbada, um peso na consciência, uma sensação de transgressor. É algo tão estranho, pois não sei dizer exatamente o que sinto. Apenas sei que sou um professor imaturo, ainda sofro demais com os desrespeitos e o mau andamento do combinado da escola. Quem me dera não precisasse mais me defender e justificar minhas obrigações trabalhistas a fim de conquistar aceitação e o reconhecimento, bastasse o que aprendi e o que sei fazer. Quando meus lábios não mais abrirem nem para queixar-me e nem ao importunar os colegas, então eu dormirei em paz! Porém, não sei como fazer isso!
           Todavia, que profissão "desgraçada" é essa, da qual se espera, no ato de ensinar, manifestações de amor, mas se recebe escárnio, como prova de que em uma aula, as relações são enfrentamentos e embates desgastantes? Nesse ambiente, quando não é com um, é com outro (Professor/alunos, Professor/Professores, Professor/coordenadores, Professor/diretores, Professor/pais, Professor/zeladores, Professor/merendeiras, professor/pombos e pardais)! Nunca estamos mais inseguros e emocionalmente conturbado do que nesses momentos de exposição nas relações complicadamente inevitáveis. São as futilidades, da mesma forma irritantes: A coordenadora me tira da classe, em plena aula, à imposições, para exigir a formatação das questões que lhe enviei para o simulado, quando ela mesma devia formatá-las padronizando o instrumento. "'(...) Sofria com frequência assédio moral por parte da diretora da escola em que trabalhava, relata Gilzete, irmã de Jucélia (professora suicida), que classifica ainda a diretora da instituição de ensino como ‘desumana’". http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/professora-comete-suicidio-sergipe.html
           A ponto de suicídio, uns desistem de viver mais cedo, O Professor L.V.C disse: "Se o meu destino é sofrer, dando aulas a alunos que não me respeitam e me põem fora de mim, não tendo outras fontes de rendimentos, a única solução apaziguadora será o suicídio". E eu acrescentaria: matam-nos com desespero ou com a lambança da burocracia. (http://www.jn.pt/nacional/interior/aberto-inquerito-ao-caso-do-suicidio-do-professor-vitima-de-bullying-1517374.html)- acessado em 20/05/2016. 
           Muitos outros como: Jailton Joaquim Graciliano (Maceió-AL), Paulo Henrique Lesbão (Senador Canedo-GO), Jucélia Almeida, 45 anos (Aracaju-SE) saíram sem companhia e já caíram no esquecimento, eram laboriosos inutilmente, fizeram tantas coisa que não serviram para eternizar o prestígio! Entretanto, esse sim, Wellington de Oliveira Menezes (Realengo-RJ), levou mais alguns com ele, era um professor do mal e levou as pessoas erradas, por isso caiu na graça da mídia. O incrível é saber do alto índice de suicídios entre os que dependem da escola para viver, mas a divulgação é baixa! 
           Eu, cada dia, mato um pouco de mim mesmo, sendo obrigado a calar minha voz interior, ou melhor, estou tentando, com subterfúgio, livrar-me das perturbações interiores, porém não posso assim tão facilmente, então o lixo explode desenvolvendo uma consciência depravada, fraca, viciada que, pelo menos, faça-me feliz no torpor da vida. Quero me aquietar diante dos homens e de Deus. Ou perder o respeito de mim mesmo em troca de influência aceitável, só para continuar vivendo. Ou ainda, deixar de me preocupar com o meu próprio zelo e deixa que falem, mas falem. Pena que nesse suicídio a prestações, mareio meu brio.
           Por isso digo, depois de vinte longos anos de magistério ainda sou imaturo, pois estou preocupado em consertar os outros, desmantelando a mim. Hoje aprendi que não podemos esperar um contínuo amor e favor dos outros mediante um padrão imposto por nós mesmos: regra sobre regar. Eles também buscam seus interesses e não devem se importar com meus problemas.  
           Se me fosse perguntado, hoje, quem eu considero um professor maduro, mais forte, mais bem-sucedido, mais impressivo, certamente eu selecionaria alguém oposto de mim, e diria ser o mais grosseiro, o mais agressivo, o mais dominador: o "carrasco". Então já não me importa a minha frouxidão. Para meu conforto, leio na história que homens de extraordinário amor e fé, não precisaram ter medo de serem ignorados ou esquecidos. Homens de genuína bondade serão procurados por toda parte. Os bons samaritanos são bem conhecidos em todos os lugares. Ou o mal continuará vencendo o bem? Basta ser bom, embora pareça fraco!


Claudeko


Publicado no Recanto das Letras em 25/09/2010
Código do texto: T2519420

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários


Postar um comentário