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quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Marcha das Vadias e o Jogo das Aparências ("Não somos o que nos aconteceu, mas o que escolhemos nos tornar." - Carl Jung)



Crônica




A Marcha das Vadias e o Jogo das Aparências ("Não somos o que nos aconteceu, mas o que escolhemos nos tornar." - Carl Jung)


Por Claudeci Ferreira de Andrade

Assustei-me, confesso, quando ouvi falar pela primeira vez da "marcha das vadias" chegando ao Brasil. Como uma tempestade silenciosa, o próprio nome carregava uma promessa de confronto: um rastro de polêmicas que ecoaria por meses, talvez anos, nas discussões sobre gênero, sexualidade e poder. Em tempos onde a igualdade de gênero se tornou um lema, qualquer palavra, qualquer gesto que um homem faça em direção a uma feminista é julgado como machismo ou, no melhor dos casos, como uma cantada indesejada. E ai dele se ousar contrariar! O contraponto, muitas vezes, o destrói. Essa tensão, esse medo, me fez questionar: será que isso é justo? Ou, pior ainda, será que é humano?


Entretanto, como em qualquer movimento social, a linha entre o certo e o errado, entre o rebelde e o repressor, torna-se tênue. A revolução dos conceitos, que às vezes promete libertação, pode gerar um ciclo vicioso, um jogo de aparências que nos impede de enxergar além da superfície. Observo, por exemplo, o fascínio por aquelas que se intitulam "vadias", mulheres que parecem quebrar todas as regras e limites estabelecidos pela sociedade. Para alguns, são símbolos de liberdade; para outros, um mero reflexo de depravação disfarçada de empoderamento. Mas quem sou eu para julgar? Afinal, a escolha é delas, e a liberdade é o que buscamos. Ou não?


No fundo, o que realmente me choca é perceber que, muitas vezes, essa liberdade vem acompanhada de uma contradição dolorosa: a das que se escondem atrás de um falso moralismo, aquelas que, ao negarem a própria essência, acabam aprisionadas em uma casca de hipocrisia. Esses seres, embora com aparência recatada, são igualmente propensos à decepção e ao engano, mascarando uma depravação escondida sob o véu da moralidade socialmente aceitável.


Já as mulheres do meio, as que buscam o equilíbrio, parecem ser as mais desejadas. Elas não são nem totalmente rebeldes, nem completamente conformistas. Agradam a todos, com um charme natural que, embora não se imponha de forma arrojada, revela-se como a verdadeira força da feminilidade. Não se perdem em manifestações de rebeldia nem se deixam consumir pela mediocridade da apatia. Sabem como caminhar entre os extremos sem se perder no jogo de contradições que todos, invariavelmente, jogamos.


Os garanhões da vida, os sedutores incansáveis, não se atêm a uma única escolha. Buscam a variedade, como beija-flores que se alimentam de diversas flores, mas que nunca permanecem muito tempo em nenhuma delas. São, de certa forma, escravos de seus próprios desejos fugazes. Tolstoi, com sua sabedoria, disse certa vez: "O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só." Talvez seja esse o ciclo que os sedutores alimentam, sem perceber que a busca por afeto, em última análise, é sempre uma busca pela própria paz interior.


Quando penso nas mulheres que se tornam viciantes aos olhos dos homens, vejo-as como a personificação de um desejo que não pode ser facilmente saciado. Penso naquelas que também são viciadas, que buscam algo além do físico, algo que transcende a carne e toca a alma. Porque, no fim, a atração verdadeira nunca é apenas pela aparência ou pela facilidade das conquistas. A convivência, o toque constante do tempo, as trocas de olhares e palavras, são os elementos que fazem as mulheres — e os homens — se tornarem não apenas atraentes, mas fascinantes. E, se algo separa mulheres de "vadias", como bem disse Bia Bandeira, é justamente a atitude com que elas lidam com as suas escolhas e com as consequências delas.


Há uma grande verdade que os homens, em sua maioria, escondem: o medo das mulheres. Mas não de qualquer mulher. Temem aquelas que têm poder, que exalam confiança, que se recusam a se submeter aos padrões de uma sociedade que insiste em rotulá-las. Quanto mais bonita, imponente e decidida, mais essas mulheres assustam os homens inseguros. E eu me incluo nessa categoria: a insegurança é uma condição humana universal. E, mesmo que pareça estranho, nós, homens e mulheres, somos feitos da mesma essência. A diferença está no que fazemos do que a vida fez de nós.


Hoje, olhando para essa realidade que se impõe, vejo que o que importa não é quem estamos tentando ser ou o que os outros pensam de nós, mas sim como nos tornamos nós mesmos. Talvez a liberdade verdadeira seja a coragem de não precisar agradar a todos, mas a honestidade de sermos, no fundo, quem somos. E, para isso, é preciso coragem. Coragem para viver a própria verdade. Coragem para não ter medo da marcha das vadias, das morais quebradas, ou dos padrões impostos. Porque, no final das contas, o que nos salva é a verdade que nos permite ser humanos, e não as máscaras que nos forçam a usar. "Conhece-te a ti mesmo." – Sócrates.


Como um bom professor de sociologia do Ensino Médio, apresento 5 questões discursivas sobre o texto fornecido:

1. O texto inicia com uma reação à "Marcha das Vadias". De que forma o autor descreve essa reação inicial e quais questões sociais esse movimento levanta?

2. O autor menciona um "jogo de aparências" e diferentes rótulos atribuídos às mulheres ("vadias", "moralistas", "equilibradas"). Como essa classificação contribui para a discussão sobre estereótipos de gênero e a busca por liberdade?

3. A citação de Tolstoi ("O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.") é utilizada no texto. Qual a relação estabelecida entre essa citação e a reflexão sobre os "garanhões" e a busca por afeto?

4. O autor afirma que "há uma grande verdade que os homens, em sua maioria, escondem: o medo das mulheres". Que tipo de mulheres, segundo o texto, despertam esse medo e por quê?

5. Na conclusão, o autor defende que "o que nos salva é a verdade que nos permite ser humanos, e não as máscaras que nos forçam a usar". Como essa afirmação se relaciona com a discussão sobre autenticidade, padrões sociais e a "Marcha das Vadias" apresentada ao longo do texto?


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