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sábado, 7 de maio de 2016

CONVERSÃO É FARSA, REEDUCAÇÃO É ILUSÃO ("Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?" — Jr 13:23)


Crônica

CONVERSÃO É FARSA, REEDUCAÇÃO É ILUSÃO ("Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?" — Jr 13:23)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Um homem não pode enganar a si mesmo, senão seria admitir a bipolaridade do seu eu ou a presença de duplo caráter. O lado mais esperto enganaria o atrofiado! Uma essência única é necessária como princípio, do início, do meio e fim do ser. Numa formatação de dualidade não há indivíduo, perde-se a identidade. O que quer dizer Provérbio 22:6? "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!" Isso me fala da imutabilidade e unidade do ser.
           Mudança de comportamento não significa mudança de caráter e sim de dramatização; mas uma confirmação do comportamento conveniente do caráter, aquele que se permite os desejos de quem quer tirar proveito em tudo, é próprio do "jeitinho brasileiro". Não existe "Herói sem caráter": Macunaíma é uma farsa.
             Como entender Jer. 13:23? "Pode o etíope mudar a sua pele? Pode o leopardo alterar as suas pintas? Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal? Como vimos, a educação é só uma motivação do direcionamento comportamental com a distinção do indivíduo, que ainda vai reagir com os moldes exclusivos do seu caráter. A transformação que se vê nas pessoas é superficial, é só aparente, e dura enquanto o indivíduo acredita ser seu melhor a fazer: conveniência.
          O que pretendem as instituições como: escola, igreja, presídios sem a Bíblia? "Mesmo que você espanque o perverso, como grãos num pilão, a sua insensatez não se separa dele! (Pv 27:22). "Mesmo nesse tempo em que passou por várias provações, o rei Acaz não mudou de atitude, pelo contrário, tornou-se ainda mais infiel a Yahweh, o SENHOR.…"(2 Crônicas 28:22,23). "Mas Senhor, não é fidelidade que os teus olhos buscam? Tu já os feriste, mas eles não compreenderam nada, nem sentiram a dor da correção; tu os deixaste extenuados, mas recusaram aceitar a lição. Ao contrário, empederniram e fecharam o rosto mais do que um rochedo, e negaram arrepender-se."(Jeremias 5:3).
           Parece-me que alguém tomado por um comportamento radical dificulta a demonstração de si mesmo. "E dirás: 'Feriram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, contudo eu nada percebi! Quando despertarei para que possa voltar a beber?'” (Provérbios 23:35). "Como um cão que torna ao seu vômito é o insensato que repete suas tolices." (Provérbios 26:11).
          Chego a pensar que quando educamos adultos, estamos apenas forçando-os a um comportamento que nos agrada; às vezes, eles respondem hipocritamente! Existe uma entidade última e imutável, constituinte do homem já maduro, essa é sua identidade, nessa estão todas as informações, os traços moldados pela forma original da individualidade. Se duas crianças gêmeas, criadas juntas, recebendo a mesma educação, ainda assim; elas amam diferente, porque a energia do realizar vem de dentro com a distinção do eu original de cada uma.  "Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. Ninguém faz nada igual ao outro". (Fl 2:13). "Porquanto, pela graça que me foi concedida, exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmos além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma autoimagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou." (Romanos 12:3). "E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade." (Efésios 1:5).
           Há uma consciência universal que também toma os moldes da individualidade quando perpassa o íntimo do homem. "E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos." (1 Coríntios 12:6). O verdadeiro educador motiva ao educando um comportamento mais ou menos na direção das tendências sociais do momento. É um erro grosseiro dizer que o professor é um formador de opinião, como se todos seguissem o que o professor dita, a menos que ninguém tenha um "filtro". Então, todo trabalho da educação é motivar, e não forçar, fazendo com que o indivíduo acione sua individualidade na direção que esperamos dele. E viva a espontaneidade.
           A quem pretende ensinar alguma coisa: "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias." (Immanuel Kant). "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire ).
           Com certeza, num futuro bem próximo, teremos computadores mais perceptivos que humanos! Programa-se eles, pois não têm individualidade e sim uma consciência universalizada conforme a tecnologia aplicada. É assim também nos humanos adultos, quando se conduz à escola, pretende-se anular sua individualidade, mas em vão! Não será possível, para confirmar que "toda generalização é burra." E reforço com o que disse Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
            Por isso, deve-se repensar os objetivos da escola e dos presídios, quando usar o termo "reeducando". O caráter essencial não muda, ninguém pode perder sua individualidade, senão tornar-se-á coisa passíveis de conceitos e não se reconhecerá. Só permanecerá a instituição educadora se respeitar a individualidade da criança. Educação nada mais é do que direcionar o comportamento, e há modelos de ensinamento que pretendem podar as manifestações originais do caráter: apologia à hipocrisia geradora da "harmonia" social!
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 30/04/2016
Reeditado em 06/05/2016
Código do texto: T5620715
Classificação de conteúdo: seguro

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