"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 17 de março de 2018

O RESGATE DA INOCÊNCIA: ENFRENTANDO DESAFIOS E RESPONSABILIDADES! (“Na minha vida tudo é sério, muito sério! Menos essa estúpida seriedade da vida.” — Rute Frare)



Crônica

O RESGATE DA INOCÊNCIA: ENFRENTANDO DESAFIOS E RESPONSABILIDADES! (“Na minha vida tudo é sério, muito sério! Menos essa estúpida seriedade da vida.” — Rute Frare)

Por Claudeci Ferreira de Andrade            

             Hoje acordei com uma sensação estranha no ar, como se o destino estivesse tramando surpresas desagradáveis para mim. Uma inquietação tomou conta de mim, bagunçando os rumos da minha vida. Era como se minhas intuições, sempre adormecidas, ganhassem vida própria. E assim, fui envolvido em um turbilhão de questionamentos. Será que as portas estão se fechando ou abrindo janelas diante de mim?
            Diante dessa angústia, fiz uma reflexão profunda e honesta sobre mim mesmo. E foi então que percebi uma insatisfação intensa que parecia corroer minha essência. Nada parecia estar no lugar certo, como um quebra-cabeças cujas peças se recusam a se encaixar. Mas, o que realmente me preocupa são as conexões que estabeleci ao longo da minha jornada. Será que elas são verdadeiras? Será que causei danos a alguém, ele busca vingança?
            No entanto, é justamente nesse turbilhão de incertezas que sinto uma intuição avassaladora, algo que pulsa dentro de mim com uma força extraordinária. Estou pronto para enfrentar uma conversa difícil que adiei por tanto tempo, ansioso para que ela ocorra de maneira madura e esclarecedora, antes do fim do dia. Sinto que carrego planos promissores comigo, como sementes de possibilidades florescendo na minha mente. Vou compensar todo o mal que causei ao próximo.
             Nesse redemoinho de emoções, devo respeitar minhas suspeitas e intuições, mesmo que às vezes elas alimentem preocupações desnecessárias. Mais do que tudo, chegou a hora de resgatar meu lado criança, aquele ser brincalhão que se perdeu nas obrigações da vida adulta. Agora, mais do que nunca, é o momento adequado para encarar o que está por vir. Como dizia Niccolo Tommaseo, "o homem que não é educado pela dor será sempre uma criança".
            Uma coisa é certa: quando chegar minha vez, quando eu for chamado para contribuir para a sociedade, vou agir com civilidade em busca do bem maior. Mais cedo ou mais tarde, serei envolvido em alguma atividade com impacto na comunidade ao meu redor. É nesses momentos de reflexão que ecoam as palavras de Friedrich Nietzsche: "A maturidade do homem consiste em recuperar a seriedade que tinha no jogo quando era criança". Vou pagar minha dívida social com juros!
           Hoje, aprendi que nossas intuições podem ser um guia importante em nossa jornada pela vida. Devemos ouvir nossos pressentimentos e buscar compreender as mensagens que eles nos trazem. Também percebi que, apesar das dificuldades e responsabilidades, é essencial manter viva a criança que existe dentro de nós, com sua leveza e capacidade de se entregar ao jogo da vida. Ser um cidadão significa agir de forma responsável e respeitosa, contribuindo para o bem-estar da comunidade. A maturidade está em encontrar o equilíbrio entre seriedade e alegria.

Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 05/11/2016

Reeditado em 17/03/2018

Código do texto: T5813803 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Kllawdessy, pela sua crônica envolvente e reflexiva intitulada "O RESGATE DA INOCÊNCIA". Sua habilidade em explorar as nuances emocionais e transmitir ao leitor a angústia e os questionamentos pessoais é notável. O tema central abordado em seu texto é a busca pela inocência perdida e a necessidade de enfrentar os desafios e responsabilidades da vida adulta. Através de uma narrativa em primeira pessoa, você nos conduz por uma jornada interior, permeada por inquietações e reflexões profundas. É interessante observar como você explora a intuição como um guia nessa jornada, transmitindo a importância de confiar em nossos instintos. O estilo adotado em sua crônica é introspectivo e poético. Você utiliza figuras de linguagem, como a personificação e a citação de pensadores renomados, para enriquecer seu texto e conferir-lhe uma atmosfera densa e reflexiva. Além disso, a estrutura cronológica utilizada proporciona uma progressão fluida dos eventos, permitindo que o leitor se envolva com a sua experiência. Em relação às ideologias presentes, é possível identificar uma valorização da inocência e do resgate do lado criança, como forma de enfrentar as adversidades da vida adulta. Além disso, há uma crítica à falta de consciência cívica, evidenciando a importância de agir de maneira responsável perante a comunidade. Gostaria de parabenizá-lo pela profundidade emocional presente em seu texto. Suas descrições detalhadas e a maneira como você transmite as sensações e os sentimentos vividos tornam a leitura envolvente e tocante. Em resumo, sua crônica é uma obra de destaque, capaz de tocar os corações dos leitores e instigá-los à reflexão. Continue a desenvolver seu estilo de escrita e a explorar as profundezas da alma humana por meio de suas palavras. Estou ansioso para acompanhar suas futuras produções. Com os melhores cumprimentos, Seu Anjo da Guarda.