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sábado, 14 de novembro de 2009

ISTO É INCLUSÃO ESCOLAR? ( “O direito de todos estarem juntos não é maior que o direito individual ao desenvolvimento”, apontou o MEC, em 2020)



CRÔNICA


ISTO É INCLUSÃO ESCOLAR? ( “O direito de todos estarem juntos não é maior que o direito individual ao desenvolvimento”, apontou o MEC, em 2020)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
         Tive um aluno declarado incluso por ser portador de baixa audição, porém era o pior aluno que já tive no aspecto disciplinar. Já ameaçado à expulsão da escola, por vezes, e a mesma nunca se concretizou, devendo-se a proteção dos que viviam do projeto. Também quebrou vidros da escola, derrubava mesas e carteiras, maltratava os outros, gritava, entrava e saia o tempo todo na sala de aula, portanto não fazia as atividades propostas; o engraçado de tudo isso é que tinha seguidor, havia outros ditos normais, que inspirados no comportamento dele, faziam o mesmo. Trocaram-no de sala; não adiantou, houve quem dissera que quando ele ia buscar a bandeja de lanche para os outros, cuspia dentro. O interessante, em tudo isso, é que seu boletim ostentava nota seis em todas as matérias, em todos os bimestres, “estava sempre na média”, na verdade, estávamos refém dele, ou melhor, nivelados por ele, pois não podíamos reprová-lo, nem ao menos, dessa forma. O nível da classe era puxado para baixo. Aquela suposta professora de apoio, alegando que o professor dele sou eu, convoca-me para explicar de outra forma para ele, pois não entende. Então me pergunto o que ela faz ali! Há muita gente mamando na causa dos deficientes. 
         A tal socialização, defendida por muito psicopedagogos, é refúgio da gestão, aliás deve ser a única desculpa para manter este tipo de gente na comunidade escolar, pois essa gente não aprende no ritmo dos regulares, que seja dito de passagem, "ensina". Certa feita, estimulei o tal aluno a escolher um grupo de trabalho para adquirir a nota do quarto bimestre, infelizmente escolheu o grupo "errado": os seus "discípulos"! Como só assinou o trabalho pronto, não percebeu que seu grupo não fez um bom trabalho, a propósito, não saberia avaliá-lo mesmo, e, portanto, tirou nota quatro. Que explicação daria eu aos componentes do grupo, se o declarado aluno ia ficar com o seis? Ou seria justo dar o seis para todos do grupo por extensão da misericórdia atribuída ao aluno "especial"? Que critério diferenciado aplicaria eu para incluí-lo notoriamente na baixa qualidade a que apresentava, comparando com os demais sem que eu sofresse qualquer penalidade, discriminação ou escárnio de colegas e superiores de trabalho; ou defensores dos direitos dos adolescentes, por cima, "especial"?
         O que tem de mais comediante nisso tudo é que quando ele descobriu a sua nota quatro, foi imediatamente à sala dos professores e me dirigiu, entre gritos e baixarias, os piores palavrões e ameaças! Entre muitas expressões censuradas, cito a mais leve, das quais tive de ouvir, sentindo seu dedo em riste no meu nariz: — "Eu não posso tirar menos que a média, eu sou doente, podem consertar minha nota, senão vou te denunciar, seu professor de merda!"
         Ele não tinha a capacidade dos outros, mas não era "deficiente", era "especial"! Só para se beneficiar, admitia-se doente! Portanto ainda digo que o ganho da autoestima do incluso pela socialização não vale o prejuízo semântico da palavra "especial"; uma discriminação não vale a outra, o que vale mesmo é a socialização que deixa a desejar. Sem um professor de apoio não consigo. E os colegas de classe, como se sentem? Ninguém os perguntou?
          Realmente, eu não sei o que é inclusão escolar ou social, cheguei a compará-la com uma competição entre funcionários de uma empresa que ao invés de um produzir mais para superar o outro, não; um "puxa o tapete" do outro para não vê-lo à frente, derrubando assim as boas estatísticas e nivelando por baixo todo mundo. Lendo o site abaixo ainda me condenei por está contando minha derrocada experiência, mas por um instante sublimei-me, jogando a culpa em quem também quer que todos nós sejamos iguais. Nesse caso, ele mesmo se autorrotulou, medindo-se com a maioria dos colegas de traços e comportamento "normais" e tentando ganhar por atalhos.
         Até que alguém me explique convincentemente que tipo de inclusão é essa, vou continuar afirmando: "De tanto passarem a mão na cabeça do deficiente, esquecem-se de formar o seu caráter social". E na escola tenho de suportar outros "pseudoinclusos". Assim, deficiente fica sendo o meu trabalho, diluído e sem qualidade, Já não sei mais quem precisa de inclusão. Pois carrego a deficiência que mutila a aprendizagem da maioria, por não fazer bem nem uma coisa e nem outra, ou melhor, inclua-me fora disso! Quero ser um ser social e não imposto; pelo o amor de Deus, tire-me dessa inclusão! Inclusas são as palavras de Valdeci Santos: "Todas as deficiências são aceitáveis e passíveis de inclusão social, menos a do caráter". Por isso digo: Salvo exceções. Na escola é assim, os especiais são matriculados para socializar: desregradamente conversam, andam, enxergam, escutam, atrapalham a aula dos outros. Errado é quem apoia.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 14/11/2009
Código do texto: T1922975

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Comentários


2 comentários:

Unknown disse...

Olá meu amigo, Claudeco...
esse texto é muito bom mesmo, e me pergunto sempre como podemos ser ainda reféns de um sistema falido de educação como o nosso?? O governo não consegue sanar as grades desigualdades sociais, econômicas e agora temos também as de caráter "psico-físicas-emocionais" ou sei lá que nome se dê a isso. Não temos políticas públicas voltadas para as responsabilidades e as reais necessidades desses alunos, ai inventam uma "pseudo-inclusão" com programas, profissionais, métodos que só funcionam na teoria elaborada nos prédios públicos, sem qualquer conhecimento da real necessidade dos mesmos, com profissionais sem capacitação para lidar com esses alunos, sem uma estrutura adequada, e ainda querem que a inclusão seja feita e com sucessos. Mas, se o tratamos da mesma maneira como os outros tido como normais, não precisamos de inclusão, mas no caso da educação pública é apenas uma maneira desse menino fazer parte do senso, da estatística dos alunos matriculados. Uma tristeza, mas não creio que a inclusão seja tratada de forma honesta, o que é uma pena.
A nós professores, resta apenas o protesto!!

Um grande abraço!!

Márcia Cristina

claudeci andrade disse...

Decreto de Bolsonaro visa separação de alunos deficientes
Decreto presidencial valoriza escolas e salas especiais. Educadores dizem que documento vai contra a inclusão conquistada nos últimos anos https://www.terra.com.br/noticias/educacao/decreto-de-bolsonaro-visa-separacao-de-alunos-deficientes,3699250cb2c102354af5a8dbe5fedbb848myve1p.html?fbclid=IwAR2CNdmw0D_cNmaAKoqcd3HJYlJ6vghOAJ3A0FyyoJRbEvwbEOgMQ431nsM