"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 20 de abril de 2013

QUE OS MEUS INIMIGOS ME ERREM! ("As coisas mais desagradáveis que os nossos piores inimigos nos dizem pela frente, não se comparam com as que os nossos amigos dizem de nós pelas costas." — Alfred de Musset)



   Crônica

QUE OS MEUS INIMIGOS ME ERREM! ("As coisas mais desagradáveis que os nossos piores inimigos nos dizem pela frente, não se comparam com as que os nossos amigos dizem de nós pelas costas." — Alfred de Musset)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


        Os alunos modernos perderam sua admiração pela intelectualidade dos seus professores mais velhos e fingem não acreditar na internet. Não sei o porquê desse fenômeno, mas, veja você: Em uma aula de filosofia, na qual discorria sobre lógica, então eu confeccionava alguns silogismos, no quadro. Quando uma aluna do 2º A me interrompeu com um exemplo "fantástico": — "Todo professor é burro/ O professor de português é burro/ logo, todo professor de português é burro." Ninguém riu! Constrangeu até mesmo seus colegas  compartilhadores das mesmas vinganças. Fiquei estarrecido, não sabia dizer nada, apena disse que agora compreendia a razão do mau comportamento da maioria da classe. Talvez por não terem interesse no conteúdo do professor, então não vale a pena ouvi-lo, e não basta apenas aquietar-se, ainda tem de perturbar os outros. Ou eles, não aceitam a superioridade do professor, pois não têm o hábito de respeitar as pessoas mais velhas e diplomadas, ou se sentem humilhados por saber que sabem muito pouco? O "sem-gração" tomou conta de todos nós naquele momento. Posso até está errado, porém ficou claro sobre essa aluna não gostar de seus professores, e isso não é raro!.
          Outra aluna do ensino fundamental, reclamando comigo, aos gritos, por que minhas aulas não são criativas, são sempre baseadas no livro didático adotado, constrangeu-me também, ou melhor, achei a sua observação atrevida por está sendo feita por alguém inimiga da decência e da ordem (Já falei dessa aluna em outra crônica — O Menear da Gangorra!). Será se ela estaria disposta a pagar cópias de novos textos, enriquecedores da aula, pelo menos? É impressionante notar os bons alunos do início do ano, quando alcançam a média suficiente para progressão, já no terceiro bimestre, transformam-se em indisciplinados, e no último bimestre já não se consegue ministrar a aula produtiva!!! E a culpa é do mestre!!!
        Um tal Zequinha, o mais indisciplinado do 2º A, afrontou-me também dizendo que eu só sabia responder o exercício proposto, porque as respostas daquelas questões estavam no livro do professor (respondido). Fui grosso com ele, pedi que me fizesse qualquer pergunta, pois a todas que ele conseguisse elaborar, eu daria conta da resposta certa (Eu estava confiante na sua incapacidade de elaborar perguntas ou ainda, na sua incompetência de julgar qualquer resposta dada).
          Como querem ser ensinados os processadores de professor se o ensinar é um ato de amor e o aprender de respeito? Responde o Erasmo: "A primeira fase do saber, é amar os nossos professores." E complementa Johann Goethe: "Em toda a parte só se aprende com quem se gosta". 
          Enquanto a relação professor/aluno se parecer à ilustração retratada, sobre os dois burrinhos amarrados, pelo pescoço, com uma corda curta, entre duas moitas de capim, o resultado sempre será o mesmo: Um puxa na direção da moita à sua frente o outro puxa também para sua, mais próxima, então morrem tentando comê-la (Por isso o sistema educacional está morrendo!). Pois, a corda nunca vai romper-se; sim, morrerão de fome. A não ser que o menos burro deles ceda, evitando a morte e convide o outro a comer de seu capim e juntos devorarão as duas moitas, uma de cada vez. É isso que estou fazendo!!! Ô Deus, "Torna mudas as pessoas que falam mentiras e ameaçam os justos, com orgulho e desprezo." (Salmos 31:18 BV).

Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 01/11/2012
Reeditado em 20/04/2013
Código do texto: T3964041
Classificação de conteúdo: seguro



Comentários
02/11/2012 13:18 - igs
Que belo despertamento, eu amigo poeta, povo estão querendo mais é si dar bem na vida sem o mínimo de aprendizado e o fim vai ser triste. Ok, parabéns...Israel.
02/11/2012 01:09 - Nara Stern
Poeta, poeta, poeta, que coisa mais linda!! Parabéns sempre.
02/11/2012 00:29 - Zeni Silveira
É poeta, acho difícil achar um aluno capaz de responder seu questionamento. Mais quem sabe, né? rsr Tenho respeito por sua maneira de escrever. Meu abraço.
01/11/2012 19:12 - Silvanio Alves
Um questionamento complicado nos dias de hoje, poeta!!


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: