"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 27 de abril de 2013

ABUSA-SE DE CRIANÇA COMO, DE ANIMAIS! ("É uma experiência eterna de que todos os homens com poder são tentados a abusar."— Barão de Montesquieu)



Crônica Poética

ABUSA-SE DE CRIANÇA COMO, DE ANIMAIS! ("É uma experiência eterna de que todos os homens com poder são tentados a abusar."— Barão de Montesquieu)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Toda amizade entre um adulto e uma criança é um abuso: Abaixo a Adultilização na infância — haja só responsabilidade social, esta que é um abuso necessário. As brincadeiras de adulto são pesadas demais para elas. Eu abuso de mim mesmo ou da criança que existe dentro de mim. Por não gostar das abandonadas de fora, assim isento-me de abusar delas; brinco sozinho, usando as palavras dos outros adultos, barulhentas demais em minha boca. De vez em quanto, brinco com outros adultos de palavras infantis. Brincar na companhia de alguém significa: Zombar; Gracejar; Aproveitar; Desfrutar; Levar de maneira imprudente; Manipular sem o devido cuidado; Oscilar; Ter relação libidinosa juntos. Todos fazem alguma dessas coisas, às vezes até sem perceber ou ser percebido!!!
           A escola ao abusar das crianças ainda gradua uns mais importantes sobre os outros! Disse Kerry McDonald: "Essa conversa expõe o mito profundamente enraizado em nossa cultura de que crianças não podem aprender a menos que sejam sistematicamente ensinadas. Seja na escola ou em educação domiciliar, elas só podem aprender quando são orientadas por um adulto, quando seguem um currículo estabelecido, quando são estimuladas e avaliadas."    https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-mito-da-aprendizagem-em-sala-de-aula-2pltjgg9kgbht159lyfldh6up (acessado em 19/08/2018).
           A cachorrinha não suporta as brincadeiras da cadela adulta, mas são obrigadas a conviver juntas no meu quintal. Convidado pelos grunhidos finos de socorro, eu as observo incansavelmente: o corre-corre, o morde-morde; a novinha termina sempre chorando. Se ainda está viva é porque eu sempre intervenho. Esta é minha brincadeira de animal: corro-corro para separá-las, e elas correm-correm incluindo-me no estranho jogo. Só termina quando eu acerto um pontapé forte em uma delas, que sempre é a menor por ter pouca habilidade ao fugir.
            Nesta modernidade, em que os animais são humanizados, perdem o fino faro, cheirando perfumes caros e, a aguçada audição, portando fone auricular; enfim, a inocência natural!  FILHO QUER PÃO, PEDE-PEDE; PAI DÁ PEDRA!!! O mundo está cheio de adulto sem estabilidade emocional, sem juízo perfeito, possuem uma mente doente,  desenformado — perdeu a forma — gente também abusada, quando foi criança "abusada". Alan Caetano Afonso inspirado no filme "Idiocracia" comentou: "[...]Brinca-se muito com a incapacidade de pensar, nossa extrema preguiça tendo como exemplo de tal preguiça, uma poltrona que é privada e serve para contemplar a televisão que exibe um programa que não foge muito da nossa velha conhecida “vídeo-cacetadas”. Não precisamos ir para o futuro para falar que nós seres humanos, dotados de uma inteligência considerável, perdemos horas da nossa vida olhando uma porcaria de um eletrodoméstico luminoso que exibe imagens de outros seres humanos em situações acidentais, em que na maioria das vezes causam dor ou vergonha ao acidentado [...]"). Rir-se dos outros é brincar de fazer bullying, ofendendo a criança interna de cada um.
           Abusa-se de uma criança quando lhe diz "sim" ou lhe diz "não" fora de tempo. De forma alguma há saída, também pode ser um abuso desiludir ou iludir uma criança. "Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso." (Edmundo Burke). A contribuição do cristianismo são as palavras de Jesus: "Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18:2,3). Forçar o adulto priorizar e sobrecarregar de responsabilidade a criança interior é abusar dela.

Enviado por Claudeko Ferreira em 04/11/2012
Reeditado em 27/04/2013
Código do texto: T3968156
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: