"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 13 de abril de 2013

O EQUÍVOCO DA FÉ ("Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético." — Friedrich Nietzsche)



CrÔnica

O EQUÍVOCO DA FÉ ("Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

                   Sua felicidade não depende da fé, mas sim, de evidência. Temos de seguir as evidências. A fé não existe por si só, é apena um substantivo abstrato de nossa língua ou simplesmente adjetivo romântico; as evidências sim têm vida própria, estão certeza da existência das coisas reais! Estas fluem de fora para dentro, aquela, sai de dentro; uns até a confundem com desejo. "No princípio era o verbo"...: ação, fenômeno e estado. Deus não precisou de fé para os feitos da criação! A fé não move montanha, felizmente a montanha move a fé. Por que você não manda esse morro sair dali? Ah! Ele não vai sair, iria contra os princípios Divinos?! E ninguém o tirará de lá, senão por outros mecanismos materiais. Só Deus o removeria de lá milagrosamente, contudo sem precisar do apelo ou a oração dos pretensos representantes dEle. Primeiro vem a evidência, depois a fé. Graças ao inverso disso, os hospícios estão cheios de pessoas fervorosas no impossível, porém, estas não realizam nada. 
           — "Fé é crer no impossível". – assim me disse um crente. Eu o taxei de equivocado duas vezes, primeiro por conceituar e descrever o Deus carente da sua fé para realizar alguma coisa a seu favor; depois, por me recomendar sua receita de fé: — "Peça a Deus que lhe dê mais fé". Cabem aqui as palavras de Blaise Pascal: "Por que será que um coxo não nos irrita, e um espírito coxo nos irrita? Porque um coxo reconhece que andamos direito, enquanto um espírito coxo diz que somos nós que coxeamos; se assim não fosse, teríamos pena e não raiva". "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." - Carl Sagan.
           Como se fé fosse graduável e fosse a razão do sucesso nessa vida. Se essa fé, sobre a qual ensina a igreja, valesse alguma coisa, não existia ninguém doente, e todos nós seriamos ricos. Quem são os ganhadores das loterias? - evangélicos não jogam! E quanto à fé...? Precisa-se de fé para adquirir mais fé? Paradoxal... Não...? Sem fé é possível conseguir fé!
          Precisamos sim de uma fé em algo realmente existente, algo possível, é válido crer-se com a razão", "comprovação". Nem sempre o imaginável é possível. E o imaginável vindo à tona não é porque a fé o trouxe, mas porque ações bem articuladas o trouxeram.  Pelo exercício da fé, sem o resultado desejado, culpam cruelmente o paciente, já adoentado. Do sem fé, derrubando-lhe assim sua autoestima e o apego a Deus, fazem-no sofredor dependente! "A perda das forças não esgota a vontade. Crer é apenas a segunda potência; a primeira é querer, as montanhas proverbiais que a fé transporta nada valem ao lado do que a vontade produz." (Victor Hugo).
          Onde está a eficácia da fé se é possível abusar dela? Eu me rejo pela vontade do sistema. Os crentes no impossível aceitam um Deus universal criador de Si mesmo, mas não aceitam que o Universo gerou-se a si mesmo, crer nisso não me é problema. Um conjunto de leis naturais me organiza nesta vida, e eu apenas aceito de bom grado. Ou melhor, o milagre acontece mesmo sem eu permitir. Às vezes, desejo profundo e ativamente, não magicamente, isso é conveniente a Deus, por isso recebo a benção. E Deus faz de mim o melhor que Lhe apraz. Bem disse a Bíblia sobre a fé sem as obras ser morta (Tg 2:20). Qual motivação você tem para realizar o impossível? Disse, com muita propriedade, José Ortega y Gasset: "É imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos. Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução".

Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 26/10/2012
Reeditado em 13/04/2013
Código do texto: T3953366
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: