"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 15 de março de 2014

CIÚMES É AMOR-PRÓPRIO OU EGOÍSMO? ("O verdadeiro amor é como os fantasmas. Todos falam nele, mas ainda ninguém o viu." — François La Rochefoucauld)


CIÚMES É AMOR-PRÓPRIO OU EGOÍSMO? ("O verdadeiro amor é como os fantasmas. Todos falam nele, mas ainda ninguém o viu." — François La Rochefoucauld)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Pensando na frase de Marcel Proust: "O ciumento suporta melhor a doença da mulher amada do que a liberdade dela." Cheguei à seguinte conclusão; no fundo da mente ciumenta há o desejo de permanente doença, e nem morra, e nem sirva para ele, pois terá a certeza de inutilidade aos outros. O ciumento é um animal doente, devia morrer logo antes de contaminar os outros. Porém, qual conquistador ainda não recebeu ameaças, por qualquer bobagem, de um marido ciumento, proprietário de mulher?! O pior disso é ver o suposto dono de mulher, o qual a presenteia com flores, também facilmente levando-a ao túmulo, atitude reveladora claramente de fraqueza e insegurança, suspeitando de sua própria incompetência em possuí-la e mostrando total desconfiança nele mesmo e mais ainda nela.
           Mas, as mulheres querem ser cuidadas, todavia nunca por um doente possessivo, assim correr o risco lhe interessa. O problema é não saber o quanto mede um pouco de ciúme, ou seja, um carinho especial, denotando zelo. Na verdade, o ciúme nunca é saudável, mesmo em dose pequena. "O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, ..." ( I Co 13:4 BV). Certamente, todas as inclinações da carne são alimentadas pelos frutos verdes e travosos  do mau espírito, então resumo tudo em uma única frase: Desequilibrado é o indivíduo prepotente, pensando poder mais do que realmente pode. "Como ciumento, sofro quatro vezes: por ser excluído, por ser agressivo, por ser doido e por ser vulgar." (Roland Barthes). E de todas as forma, não tendo como evitar, sofro como trouxa, zelando da mulher rebelde para os outros se divertirem. ....
           Felizmente, a Bíblia pergunta, e já insinuando uma resposta evidente e satisfatória, diz: "Ou que acham vocês que as Escrituras querem dizer quando afirmam que o Espírito Santo, que Deus pôs em nós, vigia sobre nós com terno ciúme?" (Tg 4:5 BV). Agora, veja o quanto são capazes os ciumentos possessivos até adequaram a bíblia. Traduziram assim, a mesma passagem bíblica, Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH): "Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: 'O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.'” Só sei sobre meu Jesus, e da Maria Madalena, e da Mulher surpreendida em adultério — Jo 8:3 — jamais tendo de aceitar um Deus matador ou patrocinador de criminoso pela posse do outro. "O adultério é a aplicação dos princípios democráticos ao amor." (Henry Mencker). E repito: "...Vá embora e não peque mais. [...] Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de verdade" ( Jo 8:11;36 BV).


texto 4603495


Comentários

Nenhum comentário: