"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 1 de abril de 2018

O PESADELO ("acordei e me olhei no espelho ainda a tempo de ver meu sonho virar pesadelo." — Paulo Leminski)



Crônica

O PESADELO ("acordei e me olhei no espelho ainda a tempo de ver meu sonho virar pesadelo." — Paulo Leminski)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A manhã de domingo despontou envolta em névoa nostálgica. A luz do sol, como um sangue nobre que banha a terra, prometia um dia de paz. Mas, a paz era apenas uma miragem para meus olhos calejados pela vida. As marés da prosperidade, fertilidade, felicidade e prazer não fluíam em harmonia no meu ser, e a angústia de um pesadelo recente pairava sobre mim como uma tempestade agourenta.

Em sonhos, um provérbio ecoava em meus ouvidos: "Dentro de mim há dois cachorros: um cruel e malvado, o outro é bom. Eles estão sempre brigando. Aquele que eu alimento mais frequentemente é o que vence a briga." E a imagem vívida do pesadelo se desenrolava, quando de repente outra cena: um vira-lata, saído do lixão, urina em um rio que corroía o muro que me separava dos predadores do mundo. O muro, símbolo de segurança e proteção, desmoronava, abrindo caminho para a miséria, o sofrimento e as perdas.

O despertar foi abrupto, a mente ainda presa nas garras do sonho. A necessidade de buscar respostas me levou a um site de interpretação de sonhos, onde a incerteza se transformou em medo. Será que o pesadelo era um prenúncio de decepções, frustrações e falhas? Um aviso de que algo em meu caminho precisava ser abandonado? Uma profecia sinistra sobre o futuro do meu emprego, da minha família, dos meus relacionamentos ou até mesmo dos meus negócios e hábitos?

O medo me impeliu a tomar uma decisão precipitada: abandonei a escola municipal, ou melhor, tirei uma licença por interesse particular. Era uma tentativa desesperada de escapar da profecia, de silenciar os cães ferozes que lutavam dentro de mim.

Mas, a fuga não trouxe paz. A pergunta de Álvares de Azevedo pairava sobre mim:

"Minha Desgraça": Minha desgraça, não é ser poeta, Nem ter um eco na terra de amor, E meu anjo de Deus, meu planeta, Tratar-me como a um boneco de dor...

Não é ter cotovelos rotos, Ter um travesseiro de pedra dura... Eu sei... O mundo é um pântano perdido, Cujo sol (quem dera!) é a riqueza pura...

Minha desgraça, ó donzela pura, O que faz meu peito blasfemar, É escrever um poema com ternura, Faltando um tostão para a luz iluminar.

A verdade é que a cura não reside na fuga, mas no confronto. Preciso enfrentar os meus medos, os meus cães ferozes, e alimentar o que há de bom em mim. Preciso encontrar a paz interior, a harmonia que tanto almejo.

As palavras dos sábios ressoam em meus ouvidos: "Aquele que elogia o amigo à revelia estende uma rede aos seus passos" (Provérbios 29:5). E aquele que cava uma cova para o outro, nela cairá! Eu sou o cachorro bem alimentado que precisa vencer essa batalha interior. A batalha pela paz, pela felicidade, pela prosperidade.

A jornada será árdua, mas sei que não estou sozinho. A luz do sol ainda brilha, e a promessa de um novo dia me acena. Com fé e determinação, seguirei em frente, alimentando o meu cão bom e construindo um futuro melhor.

Lembre-se, caro leitor, que os pesadelos podem ser apenas reflexos de nossos medos e inseguranças. A verdadeira batalha se trava dentro de nós mesmos. Acredite em si mesmo, alimente o que há de bom em seu interior e a paz reinará em seu coração.

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. A Luta Interior: Uma Batalha de Cães

O autor narra um pesadelo envolvendo dois cães em constante conflito. Qual a simbologia dessa metáfora? Como essa luta interna se relaciona com as temáticas sociológicas do texto?

2. Desmoronamento dos Muros: Uma metáfora da fragilidade social?

No sonho, o muro que protege o autor desmorona, expondo-o à miséria e ao sofrimento. Que interpretações sociológicas podem ser feitas dessa imagem? Como essa metáfora se conecta às realidades sociais do Brasil?

3. A Fuga da Escola: Uma Solução ou um Aprofundamento dos Problemas?

Diante do pesadelo, o autor decide abandonar a escola. Que análise sociológica podemos fazer dessa decisão? Quais as possíveis consequências dessa escolha, tanto para o autor quanto para a sociedade?

4. A Poesia como Reflexo da Realidade: Uma Voz Contra a Desgraça?

O autor cita o poema "Minha Desgraça" de Álvares de Azevedo. Que diálogo podemos estabelecer entre a poesia e a sociologia? Como a arte se torna um instrumento de crítica social e expressão de angústias individuais e coletivas?

5. A Busca pela Cura: Entre o Medo e a Esperança

O texto termina com a reflexão sobre a necessidade de enfrentar os medos e alimentar o "cão bom". Como essa jornada de autocura se relaciona com os conceitos sociológicos de empoderamento individual e transformação social? Qual a mensagem final que o autor deixa para o leitor?

Bônus:

6. A Crônica como Espelho da Sociedade: Uma Análise Sociológica

Realize uma análise sociológica da crônica como um todo. Identifique os principais temas abordados, as críticas sociais presentes e as reflexões que o autor propõe ao leitor. Como essa crônica contribui para a compreensão da realidade social brasileira?

Comentários


Nenhum comentário: