"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 22 de dezembro de 2018

CRESCIMENTO É RENOVAÇÃO ("Toda estabilidade desgasta, morre e mata. Eu diria que até o amor enjoa de amar sempre da mesma forma." — CiFA



Crônica

CCrônicas

CRESCIMENTO É RENOVAÇÃO ("Toda estabilidade desgasta, morre e mata. Eu diria que até o amor enjoa de amar sempre da mesma forma." — CiFA

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Ainda me lembro da primeira vez que a vi, minha ex-esposa. Não, ela não está morta, mas presa em uma cadeira de rodas. O medo, que muitos veem como uma fraqueza, faltou-lhe. O medo que, paradoxalmente, nos impulsiona ao crescimento e nos concede a verdadeira liberdade. As palavras do Rei Roberto Carlos, da canção "Fera Ferida", ecoam em minha mente:

```

"Animal arisco

Domesticado esquece o risco...

Eu andei demais

Não olhei pra trás

Era solto em meus passos

Bicho livre, sem rumo, sem laços..."

```

Amo-a como se não fosse minha prisão sentimental, porque será minha última paixão, pois é o mínimo que posso retribuir! Ela é minha fã, e diz que me admira por minha inteligência. Só os inteligentes apreciam a inteligência, por isso também sou seu fã. Mas, antes oprimidos pelo jugo do casamento, algo nos impedia de trocar elogios... Que se dane quem nunca viu ex-cônjuges se elogiarem.

Quando me perguntam por que não estou mais casado com ela, é porque hoje sei, nascemos para ser livres, artistas precisam ser livres. A arte, ah, a arte! Como disse Oscar Wilde, "A arte começa onde a imitação acaba". Neste meu caso, uma esposa convencional me atrapalharia muito pela imposição social. Seria promissor só se fosse "doida" como eu sou pela solidão! "O matrimônio não é a loteria. Na loteria algumas vezes ganha-se." (George Bernard Shaw).

Escrevo esta crônica como quem se encontra num momento de procura. E é verdade, quero entender o comportamento amoroso das mulheres. Quem sabe eu compreenda também o porquê se entregam a um dono! Disse Maquiavel: "Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" Inspirado vou, "Caminhando e cantando" o doce pecado do adultério para confirmação da liberdade. "Há pecados tão agradáveis que, se os confessasse, cometia o pecado do orgulho." (Sophie Arnould).

Eu confesso: não nasci para viver "amarrado", já experimentei a vida de casado, por duas vezes, era fatigante, eu me completo com a diversidade. O que ganhei já me basta: a certeza que só há uma diferença da prostituta para a mulher casada, esta é mais cara que aquela. Contudo ou por tudo, as experiências em si nunca são de todas más, servem para enriquecer as escolhas vanguardistas e não sei o que diabos é machismo! Para mim, essa acusação é apenas a expressão moderna do nobre vitimismo feminista, elas são livres para serem novidades todos os dias, por que me ignoram e me condenam?

Deus seria injusto demais, vinculando a felicidade das pessoas somente à família, sendo ainda os marginais também filhos de família! O amor verdadeiro substitui perfeitamente a família. Será se quem não tem família está proibido de ser feliz ou precisará se registrar em uma para tanto? Deus me livre de ser feliz então, se não existisse outras formas novas. Que você não me ache infeliz, sugerindo-me seus métodos de sê-lo. Por que não me ajuda da forma que me faça melhor? Nossos modelos não devem ser duradouros, aliás, eterna felicidade não existe, só momentos alegres. Tudo é rotativo e até devemos duvidar de nossas certezas para haver uma renovação dos conceitos: isso é crescimento e liberdade de expressão verbal e existencial. Se todas as coisas estão em constante renovação, não é necessário a conservação de algumas. Salvação não tem sentido, só a morte...! "O segredo de um relacionamento feliz é cada um ter sua própria individualidade, liberdade, sua independência." (Aurilene Damaceno).

Toda estabilidade desgasta, mata e morre. Eis a generalização que fugiu da regra! O Senhor tem mais poderes do que o Demônio. Ele nos instrui como usufruir do nosso destino da melhor forma, antecipando e intensificando os prazeres, talvez adiando o sofrimento: a carne é fraca, o Diabo atenta; mas, a vida de solteiro é boa! Eu diria que até o amor enjoa de amar sempre da mesma forma. "O fim da vida não é a felicidade, mas o aperfeiçoamento." —

Madame de Staël


Um comentário:

Claudeci Andrade disse...

"Fui criado no mato e aprendi a gostar das
coisinhas do chão –
Antes que das coisas celestiais".
(Manoel de Barros)