"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 18 de maio de 2019

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)



Crônica

ADVERSIDADE LABORAL ("Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo". — Thomas Fuller)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Mais um entrave da profissão: O professor de Língua Portuguesa não pode ser um crítico literário sobre seus próprios alunos; não à vista dos colegas, pois eles não o deixam. Quase me obrigaram, em meio condenações, a validar poemas sem rima, sem métrica e sem elementos motivadores de emoções com boa nota. Mostrei-os nas sala dos professores na esperança de ser reconhecido pelo o trabalho diferenciado que estava fazendo. Se o aluno em lugar do poema fizesse receita de bolo, teria de aceitar, argumentavam os professores: é o que o aluno pensa. Ou melhor, eles pensam. Muitos fazem assim para sobressair ao colega. Não se respeitam, vivem "entregando" uns aos outros! Controlam os adversários e afofam a qualidade, pois me senti aprisionado. Errei em mostrar os poemas para eles. E ali, até hoje, não me falta oportunidade para reflexão no final do dia e com a dor do sentir novamente, rumino essas lembranças. Todos os dia estão diretora e coordenadora na porta de sua sala humilhando o professor por bagunça de aluno. A final o aluno é tudo, o colega tanto faz! Isso não me é estranho, uma vez que já vivi coisas piores. Sei de colega que incentiva o aluno a gravar minha aula para me pegar em falhas ou apenas com a finalidade de deleitarem-se em zombarias. Uma aluna chegou a me perguntar se eu era mesmo formado em Língua Portuguesa. Aluno algum faz esse tipo de pergunta se não for orientado, não é do interesse deles.
           Não posso ignorar esses "idiotas úteis". Eu queria um poema de amor e que me dissessem o que já disse Santo Agostinho: "A medida do amor é amar sem medida". Creio que é mesmo muito difícil falar do que não se sente, reconheço, mas pelo menos Fernando Pessoa não se envergonhava de ser um fingidor:
"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
            A genialidade de um poeta se encontra na receita do Thomas Edison: "A GENIALIDADE É 1% INSPIRAÇÃO E 99% TRANSPIRAÇÃO". Só se aprende a escrever é escrevendo. Talvez seja isto mesmo, terei que me adaptar ao sistema, pois ainda sofro. Seguirei o grande mentor espiritualista do Brasil, Chico Xavier, pode ser que me tornarei um bom professor avaliador: "A VERDADE QUE FERE É PIOR DO QUE A MENTIRA QUE CONSOLA." Apesar de sempre conviver na escola com quem diz o que as pessoas querem ouvir, vou ter que dizer para mim mesmo o que não quero ouvir. Somente ouvindo a verdade, uma criança aprende a dizer a verdade. "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." (Albert Einstein).
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 03/10/2017
Reeditado em 18/05/2019
Código do texto: T6132270 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: