"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 25 de maio de 2019

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)



Crônica

BULLYING ATRAI BULLYING! ("Jovem, não deboche do idoso, porque só com muita sorte você chegará lá!" — Gilberto Martini Refatti)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Tenho observado, na escola, como os jovens e colegas de trabalho se refere a meu estado de velho, como se fosse  uma doença nojenta ou parâmetro de inferioridade. Um dia falei para uma aluna, em meio a sala de aula, que era seu fã! A outra me responde de lá: — "Que nojo". Ouvi também de uma professora jovem da qual tentei me aproximar: — "Podre"!

           Eu os compreendo, a pouca idade é a única coisa neles que o mundo adora (quanto menos idade, mais proteção). Garanto que já fui jovem e não gostaria de sê-lo novamente, e se pudesse, escolheria com a experiência de hoje, todavia não posso garantir que eles serão velhos, Também assisto às suas vontades de viver arriscadamente como se nunca fossem morrer e lhes digo que poucos chegarão aos 60 anos, porém gostaria que eles conhecessem a diferença entre viver e durar!
            É preciso viver bem e conviver harmoniosamente com os elementos naturais do universo para receberem a permissão para terceira idade. Durar muito tempo é viver lentamente, e o viver que não significa durar é sem qualidade. Aceitar a experiência é conquistar a sua duradora aceitação. "O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive." (Fiódor Dostoiévski).
            Louvados sejam dignamente os que na multidão dos conselhos dos idoso encontram a sabedoria! O universo me autorizou armazenar toda a minha experiência por estes bem aproveitados e longos anos de vida. Às veze, as migalhas caem da mesa, por ter as mãos tremulas e os lábios frouxos, e o cachorrinho não as apanha mais, ele come ração cara e suplementada! Porém, os bichos jamais superarão os homens de verdade e muito menos quando fazem greve de antropofagia. Aliás, essa inversão de valores facilmente perceptível na escola e na família, certamente é consequência dessa greve de fome, recusam o ideário dos mais velhos e criam novos atalhos, ou melhor, alimentam de futilidades.
           Dona Leila Maria conforta-me, mostrando-se compreensiva com estas palavras: "Não te acho velho, pelo contrário te admiro muito, meu filho te adora, e eu também, meu mestre amigo! Siga em frente e não escuta o que eles falam...levanta a cabeça, você é muito inteligente e culto, parabéns!" Poucos olhares sabem ver além de um rostinho enrugado e feio. O essencial do ser humano e o porquê da nossa existência é a contribuição. Para durar tem de se estar engajado. Excluir não é o mesmo que selecionar.
            Com todas as virtudes, professor velho não é bem visto nas escolas, por quê?... Que a maldição consecutiva recaia sobre os que abandonaram as suas raízes. E ai dos que removerem os marcos antigos! Talvez seja como disse Charles Bukowski: "A Bíblia diz: \'Amai ao próximo.\' — Isso poderia significar algo como: \'Deixe-o em paz.\'"
           Ao que o amigo Bruno Rodrigo disse sobre o primeiro paragrafo desta crônica: "Esta é sua melhor reflexão, Já estou compartilhando, o que você narrou nesse texto (riso). Então lhe respondi: Ficando mais velho, fico cada vez melhor para escrever. Não estou aqui combatendo a "Idosofobia", isso já mais acabará, todavia a vergonha que vocês sentem de mim hoje; amanhã, haverei de sentir de vocês! Bullying atrai bullying!            
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/10/2017

Reeditado em 25/05/2019
Código do texto: T6147494 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: