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sábado, 7 de setembro de 2019

INCONGRUÊNCIA PEDAGÓGICA ("A maior incongruência do Universo é gastar tanto tempo disciplinando o FOCO e não FAZER nada a respeito do que se QUER." — Douglas Liandi).



Crônica

INCONGRUÊNCIA PEDAGÓGICA ("A maior incongruência do Universo é gastar tanto tempo disciplinando o FOCO e não FAZER nada a respeito do que se QUER." — Douglas Liandi). 

Por Claudeci Ferreira de Andrade

             Alunos na porta da sala, em hora de aula; os piores, assíduos no final do bimestre: atraídos pelo lanche e coagidos pela ameaça do registro de falta. Quando os de boa índole e estudiosos não precisam ir mais, os fracos e aproveitadores recorrem as rebarbas. São estes os que durante e ao longo do bimestre atraíram as coordenadoras para dar lição de moral na sala, obrigando a quem não precisava ouvir palavras ríspidas, sofrer. Já interrompendo a aula dos normais e promovendo inconveniência para TODOS NÓS, quebrando o ritmo da aula que custou AO PROFESSOR muito alcançar o possível andamento. Mas, as coordenadoras são destemidas como disse Jozafá: "Integridade é a coragem de fazer o certo, mediante as consequências e da inconveniência. "Só que não, essa é uma referência irônica, a coordenadora pedagógica ao vê-los lá fora não lhes atribui as anotações de advertência como medida disciplinar, ela morre de medo dos alunos e pais de aluno. Sim, ela prefere ir interromper a aula para brigar com o professor fazê-lo. apenas nos dirige aquele discurso massante de sempre, vazio e sem força moral alguma. Eles ouvem todas as palavras de aconselhamento e as ameaças, pois correram para dentro da sala assim que a avistaram, fingem ter medo, porém já sabem sobre a ausência de castigo, então assim que ela dá as costas, voltam-se para seu comportamento desrespeitoso e atrevido DE SEMPRE.
            Quando os trapalhões estão lá fora, eu os deixo: seguindo a sabedoria de Napoleão Bonaparte: "Nunca interrompas o teu inimigo enquanto ele estiver a cometer um erro." Minha esperança seria que a coordenadora pedagógica lhes desse relatório válido, enquanto estiverem lá, para o Conselho de Educação e /ou Conselho Tutelá. E cá, teríamos uma trégua para prosseguirmos a aula, respeitando e valorizando a maioria atenciosa de estudante de fato.

             Eu, nos moldes de professor tradicional, tenho só a possibilidade de atribuir-lhes notas baixas como medida disciplinar, se o discurso da coordenação não surte efeito, imagina os meus pedidos para sentarem-se e prestar atenção à aula em cada minuto. Até que as notas também serviriam para corrigi-los, ou, pelo menos, levariam-nos a uma reflexão, frustrando supostos objetivos malignos para se destacarem, se não fossem manipuladas para mostrar elevação de índice, enfeitando as estatísticas ilusórias. Nos conselhos de classe escolar, sou obrigado a dar notas boas exatamente a esses incompetentes de mau costume, ou melhor, competentes demais na bagunça, porque as coordenadoras não sabem que a impunidade gera desordem, improdutividade e abona o crime. Confirma Luan Rodrigues Santos de Almeida: "A inconsequência (imediata) gera infinitos males, que podem agredir principalmente a quem não tem culpa.". Preferem punir o professor, já vítima duas vezes: do aluno e da direção. E assim se sabe, a gestão escolar vive dessas incongruências por conveniência, ainda que a conveniência particular gera a inconveniência geral. Depois querem o respeito da comunidade!  
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 28/06/2019

Reeditado em 07/09/2019

Código do texto: T6683651

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