"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 31 de agosto de 2019

ALTERNÂNCIA ("Na vida não temos só sonhos ou só pesadelos, a alternância entre ambos é que faz a realidade". — Charles Chaplin)



Crônica

ALTERNÂNCIA ("Na vida não temos só sonhos ou só pesadelos, a alternância entre ambos é que faz a realidade". — Charles Chaplin)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            No meu dia ruim, parecia tudo normal. Eu na sala de aula com uma proposta proativa. Tudo que os alunos precisavam fazer era um texto dramático. Depois de minhas orientações, eles  iriam apresentar seu roteiro, conquistando assim sua nota em literatura. Quando de repente, o professor de Educação Física convoca metade da sala para o ensaio da "Quadrilha", desfalcando os grupos e inviabilizando as apresentações das "pecinhas". Então, ninguém da sala quis mais a aula, devido a isso, começaram a olhar pela janela para o pátio, vendo a movimentação lá fora.
           Não demorou muito, e a coordenadora, estando de espreita, apareceu na porta da minha sala trazendo a diretora para me pressionar a passar qualquer coisa do livro com a finalidade única de fazê-los sentar. Refleti sobre a pobreza do tal propósito, a afronta ao meu profissionalismo e toda grosseria que ouvi, realmente me amedrontou!
            Sem saber elas, e ainda nem se importam com isso, mas passando uma atividade qualquer do livro, terá que prometer nota se não eles de forma alguma fazem. Então, os da sala fariam; os do pátio não. Eu em meio o tiroteio, forçado a fazer um malabarismo, tentando manter a ordem, porém estava difícil. Depois do tumulto e minhas reclamações, elas providenciaram o retorno dos alunos a tempo, e a aula pode andar normalmente para o descontentamento dos fanfarrões da dança interrompida e o constrangimento do professor de Educação Física. De qualquer forma, restaram-me duas perguntas: quem causou prejuízo em alguém? Tive Ajuda pedagógica?
            No meu dia bom! Antes mesmo de distribuir, a todos os alunos da sala, a prova da OBMEP; pergunta um engraçadinho, do fundo da sala, com ar de seriedade:  — “Professor, qual é a resposta da primeira?”. Então lhe sugeri colocar no lugar da resposta: “Idiota útil”! Insistiu ele, agora, já num tom de brincadeira: — E o que é um “Idiota útil”? Mais uma vez, respondi-lhe, todavia desta, dizendo não saber conceituar tal expressão, mas sabia dar um exemplo.  Foi quando o aluno da cadeira na frente condoeu-se pelo o seu coleguinha e pediu para eu lhe dar um exemplo.  Fui obrigado a lhe pedir que se olhasse no espelho. Por isso, ele se vingou, dizendo algo inaudível e desagradável, pois a aluna do seu lado disparou a rir debochadamente.  “Quem diz o que quer ouve o que não quer.” Sofri isso na pele!
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 21/05/2019
Reeditado em 31/08/2019
Código do texto: T6652963 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: