"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração." (W. Shakespeare)

"Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho." (Mario Quintana)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 28 de junho de 2014

QUEM RESPEITA TEM RESPEITO ("Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova." — Código Samurai)


Crônica

QUEM RESPEITA TEM RESPEITO ("Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova." — Código Samurai)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Relações desconfortáveis é fruto da falta de respeito de uma das partes ou das duas. Para confirmar essa proposição, verifiquei vários dicionários e fiquei bem ciente do que realmente é respeito ao próximo: Sentimento de reverência ou consideração; apreço que se tem por alguém ou alguma coisa; sentimento de apreensão; atitude de deferência ou obediência em relação a outrem ou a algo (leis); lado, ponto de vista por onde se encara alguma questão; relação, referência; justiça, direito, razão.
           Os alunos modernizados não se reconhecem, oprimem, intimidam, ameaçam e não sabem por que ficou para recuperação. Depois repete a dose no II bimestre. ...no futuro se encontram com o desespero crônico. "Quem ajuda o tolo terá de ajudá-lo novamente".
           PARA esses QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA DOS QUE QUEREM, digo-lhes que obediência forçada não é virtude. Não quero merecer seu respeito, e nem poderia pretender se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar; pelo contrário, a má formação familiar atrapalha a boa formação escolar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores. Eu respeito as pessoas não porque elas merecem ou pelo que elas são, mas pelo que eu sou. Senão não respeitaria um mendigo, uma prostitua, um ladrão, um negro, um animal, um idoso, ou ainda um homossexual. Por outro lado, Por que o Lúcifer não pode respeitar a Deus, mesmo consciente de todo o Seu poder e Sua dignidade? Simplesmente porque o caráter dEle é demoníaco! Respeitar alguém é um dom Divino, pois O Criador de todas as coisas respeita Suas criaturas, embora até sejam as insignificantes aparentemente. Só os desrespeitadores merecem um deus desrespeitador criado por eles mesmos; de si para si! Por isso, posso contar com o respeito do verdadeiro Deus, isso me interessa e me é suficiente, pois essa relação conhecida e vivida faz de mim um respeitador com referencial.
          Um adolescente diz que respeita uma pessoa idosa, mas não quando ela é seu professor! Já pensaram se um adolescente fosse respeitado só pelo que produz? Será que não devo respeitá-lo por que não produz o esperado? As letras maiúsculas presentes neste texto é uma forma de mostrar respeito ao referido. Quem ignora o outro é menos que nada! O que eles não entendem é que jamais devo cometer o erro de exigir seu respeito com falta de respeito. Pois, sejam assim dados às suas vontades. Quanto mais leis, mais transgressão. "Só há amor quando não existe nenhuma autoridade." (Raul Seixas). Alunos não respeitam suas aulas e professores porque gostam de ser mal amados. Acostumados escravos não sabem o que fazer com a liberdade.
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 31/03/2014
Reeditado em 24/06/2014
Código do texto: T4751525
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Postar um comentário