"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 10 de novembro de 2018

CIRCUNSPEÇÕES ("O tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções." (Martha Medeiros).




CIRCUNSPEÇÕES ("O tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções." (Martha Medeiros).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje acordei com uma tristeza inexplicável, uma sensibilidade aguda que me tornou introspectivo. Suspeito que seja eu, com as necessidades da minha alma, sofrendo os efeitos de alguma atitude impensada. Estou tentando equilibrar o espiritual e o emocional para amenizar o desconforto. Será que não mereço entender mais claramente a complexidade dos meus próprios sentimentos?

Estaria esse mal-estar relacionado aos males da alma ou a fragilidade da alma não é má? Talvez ela esteja procurando uma saída, uma cura, um subsídio. Será esta mais uma crise existencial do poeta que sou? Preciso de aconselhamento, um amigo, uma mão estendida. Em suma, quero algo além do material e do palpável: uma alma gêmea. Um motivo para o sofrimento com um lado bom!

Como disse o poeta Mario Quintana, "- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! - Você é louco? - Não, sou poeta."

Diante desta instabilidade, preciso organizar minhas finanças. Estou na véspera da aposentadoria e preciso pensar em maneiras de estabelecer novos ganhos. Agora que as coisas estão tomando um novo rumo em minha vida, devo tratar de assuntos que se refiram a investimentos a médio e curto prazo.

Os comentários aqui no Facebook me alertam também quanto a uma fase delicada para a exposição de minha imagem. Um idoso não pode se expor assim abundantemente, o que pede uma postura reservada e financeiramente controlada. Então, vou tornar este momento em um motivo para contenção de gastos e questionamentos. O que foi acertado pode ser revisto, e algumas amizades distantes voltarão para isso. Tenho medo! "As amizades renovadas exigem mais cuidados do que aquelas que nunca foram interrompidas." (François La Rochefoucauld).

Na verdade, estou com o faro mais poderoso! Ótimo para expor um assunto difícil e delicado numa reunião de trabalho. Porque quando estou instável também estou forte e decidido. Meu segredo é que conto com a experiência das pessoas! E o meu futuro planejado parece estar ficando cada vez mais perto. Mesmo que minha rotina passe por algumas modificações, envolvendo mais tarefas e trabalhos, mas com certeza serão muito benéficas. "O que mata é envelhecer percebendo que teve uma vida de cautelas, baseadas em suposições frágeis que, se concretizadas, não passam de meros pedregulhos que caíram no seu caminho justamente por você ficar parado." (Matheus Lara).

E assim, nessa montanha-russa de emoções e reflexões, sigo meu caminho, buscando compreender a complexidade dos meus sentimentos, enfrentando os desafios da vida e da idade, e sempre aprendendo com as experiências. Afinal, a vida é uma jornada, e cada passo, cada decisão, cada crise existencial, faz parte dessa incrível aventura chamada vida.


Nenhum comentário: