Coleção 55 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)
Por Claudeci Andrade
1 "A evangelização invasiva no Ensino Religioso transforma até o simples gesto de tocar música no celular em missão sagrada, onde o silêncio é visto como ameaça demoníaca; ironicamente, foi a própria pandemia, ao saturar o uso da tecnologia, que fez muitos se cansarem do mesmo aparelho que defendiam como instrumento divino."
2 "A recusa em carregar o livro revela a mesma indisciplina que leva os alunos a abandonar a sala em tumulto, movidos não pelo saber, mas pela pressa de alcançar o lanche."
3 "Mais nocivo que a frivolidade de alguns alunos é a presença vazia daquele que, embora se vista de estudante, carece de propósito e do verdadeiro espírito de aprendizagem."
4 "A inveja leva o aluno a destruir o que cobiça no professor, vandalizando e furtando, mas recusando o aprendizado que o elevaria; é um desejo estéril, que fere o outro sem jamais nutrir quem o sente."
5 "A verdadeira relação entre mestre e discípulo não se limita à transmissão do saber, mas floresce na emulação, onde o aluno imita e rivaliza, buscando superar o professor pelo zelo da excelência."
6 "Ao impor o desejo e a vida sem escolha, a natureza revela não a benevolência, mas a face de um Deus que se mostra cruel em sua ordem."
7 "A educação não se realiza pela coerção, mas pela sedução, e a verdadeira virtude do coordenador e do professor está menos em formar opiniões do que em dominar o ambiente onde o saber floresce."
8 "Afasto-me de grupos que tentam impor-me rótulos de ódio, pois as carapuças que projetam pertencem mais a eles do que a mim."
9 "Se o professor é o hospedeiro que nunca se esgota, em minha ironia deixo de nutrir e passo a destilar veneno, assumindo a repulsa que os alunos projetam em mim."
10 "Nem todo doente é marginal, mas todo marginal vive doente; sua transgressão é sintoma de um mal interior que, cedo ou tarde, lhe cobra o preço do sofrimento que inflige aos outro."
11 "O destino é inexorável: recebemos a vida que nos cabe, e, se pudéssemos escolher, a escolheríamos mil vezes, pois o caminho que trilhamos é único e perfeito para nós."
12 "Ser humano exige inteligência e imaginação; tentar ser Deus exige apenas ignorância e violência."
13 "Em vez de tentar salvar Deus das críticas, o homem deveria cuidar de assuntos mais sérios, pois o divino não precisa de nossa defesa diante de quem apenas ladra."
14 "Deus protege pássaros e lírios com mais cuidado do que os homens, pois a ordem natural sobrevive enquanto a vida humana se expõe à tragédia."
15 "A greve dos professores terminou em fracasso: duplamente penalizados, seus sacrifícios não foram atendidos, revelando a burrice dos deuses."
16 "Os alunos desprezam a disciplina da escola ao descobrir um mundo de prazeres fáceis, preferindo a ilusão do pão e do circo à realidade do esforço."
17 "A escola formal ensina o bom aluno a ser fraco; a escola da vida ensina o astuto a prosperar."
18 "Ensinar castelos de pedra desafia a natureza, que prefere castelos de areia; efêmeros, flexíveis e moldados pelo vento."
19 "A violência escolar nasce da resistência à verdade imposta, pois os alunos habitam um mundo de desejo e imaginação que se choca com a realidade que a escola insiste em impor."
20 "A polarização na escola impede formar cidadãos: enquanto ideólogos e militantes disputam a atenção, os patriotas permanecem silenciados, e a vaidade até no bem atrasa a ação necessária."
Por Claudeci Andrade
1 "A evangelização invasiva no Ensino Religioso transforma até o simples gesto de tocar música no celular em missão sagrada, onde o silêncio é visto como ameaça demoníaca; ironicamente, foi a própria pandemia, ao saturar o uso da tecnologia, que fez muitos se cansarem do mesmo aparelho que defendiam como instrumento divino."
2 "A recusa em carregar o livro revela a mesma indisciplina que leva os alunos a abandonar a sala em tumulto, movidos não pelo saber, mas pela pressa de alcançar o lanche."
3 "Mais nocivo que a frivolidade de alguns alunos é a presença vazia daquele que, embora se vista de estudante, carece de propósito e do verdadeiro espírito de aprendizagem."
4 "A inveja leva o aluno a destruir o que cobiça no professor, vandalizando e furtando, mas recusando o aprendizado que o elevaria; é um desejo estéril, que fere o outro sem jamais nutrir quem o sente."
5 "A verdadeira relação entre mestre e discípulo não se limita à transmissão do saber, mas floresce na emulação, onde o aluno imita e rivaliza, buscando superar o professor pelo zelo da excelência."
6 "Ao impor o desejo e a vida sem escolha, a natureza revela não a benevolência, mas a face de um Deus que se mostra cruel em sua ordem."
7 "A educação não se realiza pela coerção, mas pela sedução, e a verdadeira virtude do coordenador e do professor está menos em formar opiniões do que em dominar o ambiente onde o saber floresce."
8 "Afasto-me de grupos que tentam impor-me rótulos de ódio, pois as carapuças que projetam pertencem mais a eles do que a mim."
9 "Se o professor é o hospedeiro que nunca se esgota, em minha ironia deixo de nutrir e passo a destilar veneno, assumindo a repulsa que os alunos projetam em mim."
10 "Nem todo doente é marginal, mas todo marginal vive doente; sua transgressão é sintoma de um mal interior que, cedo ou tarde, lhe cobra o preço do sofrimento que inflige aos outro."
11 "O destino é inexorável: recebemos a vida que nos cabe, e, se pudéssemos escolher, a escolheríamos mil vezes, pois o caminho que trilhamos é único e perfeito para nós."
12 "Ser humano exige inteligência e imaginação; tentar ser Deus exige apenas ignorância e violência."
13 "Em vez de tentar salvar Deus das críticas, o homem deveria cuidar de assuntos mais sérios, pois o divino não precisa de nossa defesa diante de quem apenas ladra."
14 "Deus protege pássaros e lírios com mais cuidado do que os homens, pois a ordem natural sobrevive enquanto a vida humana se expõe à tragédia."
15 "A greve dos professores terminou em fracasso: duplamente penalizados, seus sacrifícios não foram atendidos, revelando a burrice dos deuses."
16 "Os alunos desprezam a disciplina da escola ao descobrir um mundo de prazeres fáceis, preferindo a ilusão do pão e do circo à realidade do esforço."
17 "A escola formal ensina o bom aluno a ser fraco; a escola da vida ensina o astuto a prosperar."
18 "Ensinar castelos de pedra desafia a natureza, que prefere castelos de areia; efêmeros, flexíveis e moldados pelo vento."
19 "A violência escolar nasce da resistência à verdade imposta, pois os alunos habitam um mundo de desejo e imaginação que se choca com a realidade que a escola insiste em impor."
20 "A polarização na escola impede formar cidadãos: enquanto ideólogos e militantes disputam a atenção, os patriotas permanecem silenciados, e a vaidade até no bem atrasa a ação necessária."


Nenhum comentário:
Postar um comentário