Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)
Por Claudeci Andrade
1 "Na era digital, a antiga hierarquia entre mestre e discípulo se inverte: enquanto o professor hesita diante da tecnologia, o aluno a maneja com naturalidade, fazendo surgir a pergunta sobre quem, afinal, ensina e quem aprende."
2 "Prefiro a minha loucura criativa, que me empurra ao movimento e ao devir, do que a hipocrisia estagnada de quem me julga; pois, no fim, não é a razão que define o destino, mas a coragem de assumir o próprio abismo."
3 "O aluno é o reflexo das ideologias que moldam o professor; quando esse vínculo falha, ele apenas repete vozes alheias, enquanto o sistema que o reprova é o mesmo que teme sua autonomia, pois pensar por si é sempre um ato de ruptura."
4 "O bandido é visto como alguém cuja palavra nunca é compromisso, mas armadilha; e, ao ser desconfiado, sente-se desafiado, convertendo a ofensa em vingança, porque sua lógica não é a da ética, mas a do cálculo do mal."
5 "Na escola, a convivência não gera amizade, pois o sistema fomenta rivalidades e desconfiança; os contratados, vistos como aliados do poder, não podem se juntar a qualquer resistência, perpetuando um ambiente em que todos coexistem, mas ninguém se une."
6 "Ao transformar comida no centro das reuniões, a escola recria o antigo 'pão e circo': um agrado que desvia o debate, suaviza tensões e mantém a participação, enquanto questões críticas sobre o trabalho permanecem silenciadas."
7 "Nas festas, onde a alegria pode ser encenada, a hipocrisia floresce; já nos velórios, a dor impede máscaras, revelando uma verdade que, embora dura, é mais digna de ser compartilhada."
8 "Diplomas apenas escondem a falta de inteligência, sem suprimi-la; ainda que o estudo autodidata desperte autonomia, como alerta Benjamin Franklin, ensinar a si mesmo é arriscar ter um 'tolo como professor', mostrando que a instrução formal continua essencial."
9 "Enquanto todos se acham capazes de ditar como o professor deve ensinar, ninguém ensina o aluno a aprender; e, paradoxalmente, o estudante repreende o mestre, lembrando que sem experiência como discente ele jamais compreenderá a essência do ensino."
10 "O fraco sobrevive imitando o forte: ouvindo cada palavra, vestindo sua camisa, seguindo seus passos — pois a proximidade do inimigo, disfarçada em falsa amizade, transforma-se na mais eficaz arma de hipocrisia, a verdadeira 'macumba do poder'."
11 "A escola se torna um espaço de proibições vazias, onde o 'não' não ensina, e a inversão de valores privilegia os mais perturbadores, comprometendo a aprendizagem; nesse cenário, o ignorante, por merecimento, acaba por ser completamente ignorado."
12 "Deus transcende a compreensão humana; qualquer tentativa de defini-Lo ou atribuir-Lhe conceitos finitos é uma humanização ilusória, uma 'brincadeira de ser Deus', pois se pudesse ser totalmente concebido, seria menor que o próprio homem."
13 "Os dogmas religiosos são respostas insuficientes diante do absoluto; mesmo o engano, capaz de atingir até os 'eleitos', não pode ser total, pois o Diabo, por mais astuto, é 'fraco demais' para frustrar completamente a vontade divina."
14 "A dor do desprezo persiste, intensificada pelo espelho que insiste em mostrar um 'nonada', negando ao autor o amor e reconhecimento que sente merecer, e revelando a angústia de se perceber insignificante."
15 "Encontro valor nas fofocas que me atingem: embora visem me desmerecer, sua mobilização revela que sou percebido como ameaça, e essa percepção alheia transforma-se em uma ilusão reconfortante de poder e relevância."
16 "A velhice impõe uma dor que a pobreza suavizaria; a humilhação de ser superado por qualquer jovem apaga conquistas passadas, enquanto rugas e fragilidade destroem a voz e o valor do tempo em que se foi herói."
17 "Como leprosos sociais, os velhos encontram apenas entre si aceitação, unidos pelo desapego e pelo gosto pelo 'nada'; esse esvaziamento gradual, segundo a reflexão teológica, seria a justa preparação divina para o retorno final ao pó."
18 "Pais insatisfeitos minam a educação ao desmoralizar o professor, transferindo suas falhas para ele; assim, filhos aprendem com um educador 'mal afamado', enquanto a irresponsabilidade dos pais se oculta na certeza de que o mestre não reagirá."
19 "Muitos professores, sobretudo evangélicos, rejeitam a internet e rotulam seus usuários como 'pseudo-filósofos'; seja por uma abstinência intelectual que os faz sentir superiores, seja por uma 'síndrome da ema' que projeta frustrações sobre doutores e políticos, evitando encarar a realidade."
20 "Assim como é pecado deixar de fazer o bem, é mentira omitir a verdade; e aqueles que facilitam ou criam condições para essa omissão merecem igual pena moral."
Por Claudeci Andrade
1 "Na era digital, a antiga hierarquia entre mestre e discípulo se inverte: enquanto o professor hesita diante da tecnologia, o aluno a maneja com naturalidade, fazendo surgir a pergunta sobre quem, afinal, ensina e quem aprende."
2 "Prefiro a minha loucura criativa, que me empurra ao movimento e ao devir, do que a hipocrisia estagnada de quem me julga; pois, no fim, não é a razão que define o destino, mas a coragem de assumir o próprio abismo."
3 "O aluno é o reflexo das ideologias que moldam o professor; quando esse vínculo falha, ele apenas repete vozes alheias, enquanto o sistema que o reprova é o mesmo que teme sua autonomia, pois pensar por si é sempre um ato de ruptura."
4 "O bandido é visto como alguém cuja palavra nunca é compromisso, mas armadilha; e, ao ser desconfiado, sente-se desafiado, convertendo a ofensa em vingança, porque sua lógica não é a da ética, mas a do cálculo do mal."
5 "Na escola, a convivência não gera amizade, pois o sistema fomenta rivalidades e desconfiança; os contratados, vistos como aliados do poder, não podem se juntar a qualquer resistência, perpetuando um ambiente em que todos coexistem, mas ninguém se une."
6 "Ao transformar comida no centro das reuniões, a escola recria o antigo 'pão e circo': um agrado que desvia o debate, suaviza tensões e mantém a participação, enquanto questões críticas sobre o trabalho permanecem silenciadas."
7 "Nas festas, onde a alegria pode ser encenada, a hipocrisia floresce; já nos velórios, a dor impede máscaras, revelando uma verdade que, embora dura, é mais digna de ser compartilhada."
8 "Diplomas apenas escondem a falta de inteligência, sem suprimi-la; ainda que o estudo autodidata desperte autonomia, como alerta Benjamin Franklin, ensinar a si mesmo é arriscar ter um 'tolo como professor', mostrando que a instrução formal continua essencial."
9 "Enquanto todos se acham capazes de ditar como o professor deve ensinar, ninguém ensina o aluno a aprender; e, paradoxalmente, o estudante repreende o mestre, lembrando que sem experiência como discente ele jamais compreenderá a essência do ensino."
10 "O fraco sobrevive imitando o forte: ouvindo cada palavra, vestindo sua camisa, seguindo seus passos — pois a proximidade do inimigo, disfarçada em falsa amizade, transforma-se na mais eficaz arma de hipocrisia, a verdadeira 'macumba do poder'."
11 "A escola se torna um espaço de proibições vazias, onde o 'não' não ensina, e a inversão de valores privilegia os mais perturbadores, comprometendo a aprendizagem; nesse cenário, o ignorante, por merecimento, acaba por ser completamente ignorado."
12 "Deus transcende a compreensão humana; qualquer tentativa de defini-Lo ou atribuir-Lhe conceitos finitos é uma humanização ilusória, uma 'brincadeira de ser Deus', pois se pudesse ser totalmente concebido, seria menor que o próprio homem."
13 "Os dogmas religiosos são respostas insuficientes diante do absoluto; mesmo o engano, capaz de atingir até os 'eleitos', não pode ser total, pois o Diabo, por mais astuto, é 'fraco demais' para frustrar completamente a vontade divina."
14 "A dor do desprezo persiste, intensificada pelo espelho que insiste em mostrar um 'nonada', negando ao autor o amor e reconhecimento que sente merecer, e revelando a angústia de se perceber insignificante."
15 "Encontro valor nas fofocas que me atingem: embora visem me desmerecer, sua mobilização revela que sou percebido como ameaça, e essa percepção alheia transforma-se em uma ilusão reconfortante de poder e relevância."
16 "A velhice impõe uma dor que a pobreza suavizaria; a humilhação de ser superado por qualquer jovem apaga conquistas passadas, enquanto rugas e fragilidade destroem a voz e o valor do tempo em que se foi herói."
17 "Como leprosos sociais, os velhos encontram apenas entre si aceitação, unidos pelo desapego e pelo gosto pelo 'nada'; esse esvaziamento gradual, segundo a reflexão teológica, seria a justa preparação divina para o retorno final ao pó."
18 "Pais insatisfeitos minam a educação ao desmoralizar o professor, transferindo suas falhas para ele; assim, filhos aprendem com um educador 'mal afamado', enquanto a irresponsabilidade dos pais se oculta na certeza de que o mestre não reagirá."
19 "Muitos professores, sobretudo evangélicos, rejeitam a internet e rotulam seus usuários como 'pseudo-filósofos'; seja por uma abstinência intelectual que os faz sentir superiores, seja por uma 'síndrome da ema' que projeta frustrações sobre doutores e políticos, evitando encarar a realidade."
20 "Assim como é pecado deixar de fazer o bem, é mentira omitir a verdade; e aqueles que facilitam ou criam condições para essa omissão merecem igual pena moral."

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