"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 31 de julho de 2022

No gozo de uma "licença-prêmio" ("Me dá licença que vou beijar o céu." — Jimi Hendrix)

 


No gozo de uma "licença-prêmio" ("Me dá licença que vou beijar o céu." — Jimi Hendrix)  

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

No gozo da minha licença-prêmio, esqueceram-se de mim, e os insatisfeitos com o meu trabalho gostam tanto quanto com a mesma intensidade, que eu longe deles. A concorrência nadou de braçadas. O Salário recebi seco, sem adicionais.

Pois bem, três meses antes, meu colega de trabalho, sabendo do meu favorecimento, se colocou em meu lugar e disse o seguinte: "O pior será quando você voltar ao trabalho e ver seus alunos melhores do que deixou... e se eles manifestarem o sentimento de que você não fará falta... sua ausência será mais produtiva... seu retorno será dispensável (riso)". Profecia maligna! Sim, meu amigo, existe essa possibilidade, sim, mesmo assim ainda quero que o meu substituto faça melhor do que eu, tudo em nome da boa educação. Como não se consegue desagradar a todo mundo, há de ter alguém que está lamentando minha pausa, contando os dias para me ver voltando. Aí, para balancear, cito minha aluna Luana: "Devemos ser como uma raposa para reconhecer as armadilhas e como um leão para assustar os lobos. Aprendi na sua aula de filosofia. Volta logo professor tenho muito o que aprender ainda com o senhor." A estes minha oração e até breve, 6 meses passarão rápido. A minha ausência, também é promissora para eles reconhecerem alguns valores em mim. Enquanto falarão de mim pelas costas, assim contribuirei até com minha ausência. É preciso muita coragem, senão muito trabalho para se fazer ausente legalmente. Já é uma virtude a humildade, paciência e perseverança para merecer uma licença qualquer.

E aqui justifico meu comportamento retraído com as palavras do Denilson Fernandes: "Sou um ser odiado por muitos... Quando preciso e quero sou pessoa perturbada sem escrúpulo e sem clemência... Sou chato, por que eu gosto de mostrar seus erros, seus medos e corrigi-los ... Você sentirá ódio de mim, mas se for inteligente me agradecerá depois. Quero seu bem, por isso sou chato olha seus pais, por exemplo, sempre são chatos por que lhe dão sermão... E eu tenho a mesma regra, pois aprenderam o que sabem hoje, por sermões que seus pais deram a você."

Neste caso, os prós e contras devem ser levados em conta. Com certeza, qualquer professor a me substituir fará bem à minha aluna exemplar, os semelhantes se apoiam e crescem juntos na melhor direção. Grato. Eu já ia dizer que o meio educacional ficaria vazio sem mim, mas quando morre uma célula, nasce outra no lugar automaticamente.


Nenhum comentário: