"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 29 de julho de 2022

PROFESSOR NO CONTROLE OU CONTROLADO ("Aquilo que não puderes controlar, não ordenes." — Sócrates)

 


PROFESSOR NO CONTROLE OU CONTROLADO ("Aquilo que não puderes controlar, não ordenes." — Sócrates)

Este ano fui impedido por uma aluna do Ensino Médio de aplicar uma "Palavras Cruzadas" como didática para estudar vocabulário. Grosseiramente me interrompeu: — "O senhor não tem conteúdo da Secretaria de Educação para ensinar, não?" Por minha sorte, uma cópia da base curricular, sugerindo o conteúdo, estava ali em minha pasta, então lhe mostrei, foi como o bêbado entrar na igreja...  

           O aluno escolher o que quer que a escola ensine-lhe, é o mesmo que o paciente determinar ao médico o remédio que quer tomar! O foco dele não é atender a necessidade social, mas o prazer egoísta e imediato de quem sacrifica os outros para se dar bem em tudo. Ou mostrar-se controlador para seu grupo de fãs: foi o que percebi pelos os aplausos que ela ganhou.

            Em outra ocasião anterior, os alunos do 2º ano me denunciaram à coordenadora, dizendo que eu não estava ensinado os conteúdos devidos ao currículo para a série. Ele nem perceberam que uso o livro, pois dias anteriores outro grupo tivera reclamando que uso só o livro adotado pela escola, alegando que não fazia aulas criativas. Se eles de forma alguma sabem o que é ser aluno, também não sabem qual é o papel do professor. A verdade é que tudo na escola urde contra a autarcia do professor, que devia decidir sobre o quê, o quanto e o como ensinar. Contudo o controle o tolhe!


Nenhum comentário: