"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 7 de setembro de 2024

ENTRE O DIZER E O OUVIR: A FRAGILIDADE DAS PALAVRAS NA SALA DE AULA ("As palavras não têm culpa, nós é que às vezes não sabemos usá-las." — José Saramago

 


ENTRE O DIZER E O OUVIR: A FRAGILIDADE DAS PALAVRAS NA SALA DE AULA ("As palavras não têm culpa, nós é que às vezes não sabemos usá-las." — José Saramago

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu ainda me lembro daquele dia como se fosse ontem. Entrei na sala de aula com a mesma disposição de sempre, preparado para enfrentar mais uma manhã cheia de debates e discussões, mas logo percebi que as coisas estavam para tomar um rumo inesperado. Tudo começou com um mal-entendido — e foi o tipo de equívoco que, de tão pequeno, parece inconcebível que tenha crescido como uma tempestade em um copo d'água.

Sempre gostei de manter um diálogo aberto com meus alunos, usando exemplos que os aproximassem da realidade, figuras que eles pudessem entender. Foi assim que surgiu o "Cidão", um personagem inventado, inspirado em um aluno que, tempos atrás, era indisciplinado, mas que encontrou seu caminho. Ele se tornou uma espécie de metáfora na sala de aula, um exemplo de superação que eu mencionava com carinho.

Até que, um dia, a interpretação mudou. O que antes era uma alusão ao esforço e à mudança foi transformado, aos olhos de um aluno, em um insulto. "Cidão" virou "tição", e, de repente, eu estava sendo acusado de racismo. As coordenadoras me chamaram, pediram que eu assinasse um relatório de advertência. Senti-me encurralado, impotente, sofrendo aquele assédio moral. Não adiantou explicar, não adiantou testemunhas. Para mim, tudo parecia uma distorção cruel da realidade. Era como se o meu esforço para criar um ambiente de aprendizado tivesse sido completamente ignorado.

E não parou por aí. Em outro momento, tentei ser organizado, convidando os "retardatários" a me acompanharem até a sala dos professores para concluir uma prova. Mais uma vez, fui mal compreendido. Alguém ouviu "retardado", e, sem chance de defesa, lá estava eu, novamente assinando outro relatório. E assim o peso da palavra mal ouvida, mal interpretada, caiu sobre mim. Que aula é esta que o professor pisa em ovos para dizer somente o que o aluno quer ouvir?

É curioso como, em um ambiente que deveria ser de troca de saberes e experiências, palavras podem ganhar uma vida própria. Eu não culpo os alunos. Vivemos em tempos sensíveis, em que o cuidado com o que dizemos é mais necessário do que nunca. O que já se conhece tem mais valor do que aquilo que ainda se deve aprender. Mas onde fica a linha entre o que se fala e o que se ouve? Quando foi que o ensino se tornou um campo minado, onde qualquer deslize pode explodir em nossas mãos?

No final, o que mais me marcou não foram as advertências, mas a reflexão inevitável que veio com elas. O que estamos ensinando, afinal? Será que a evolução, aquela que tanto buscamos, está em fazer apenas o que gostamos, o que sabemos? Ou está justamente em enfrentar aquilo que nos desafia, o que não dominamos, o que nos faz questionar? Talvez, no fim das contas, o que eu precise aprender seja isso: evoluir é também aceitar que, às vezes, o mal-entendido ensina mais do que a própria lição. E que, no meio da confusão, ainda há espaço para o crescimento — meu, deles, de todos nós.

Com base no texto apresentado, elabore respostas completas e detalhadas para as seguintes questões:

O texto relata uma série de mal-entendidos que o professor vivenciou em sala de aula. Quais os principais desafios da comunicação na escola, segundo o autor?

O autor menciona a importância de usar exemplos para aproximar os alunos da realidade. No entanto, ele também relata os riscos dessa prática. Como equilibrar a necessidade de tornar o ensino mais interessante com a possibilidade de mal-entendidos?

A questão da sensibilidade e do cuidado com as palavras é abordada no texto. Qual a importância de se ter um diálogo aberto sobre esse tema em sala de aula?

O autor reflete sobre o papel do professor em um contexto de ensino cada vez mais desafiador. Quais as qualidades que um professor precisa desenvolver para lidar com as complexidades da sala de aula?

O texto termina com uma reflexão sobre a evolução pessoal e profissional. Qual a principal lição que o professor aprendeu com as experiências relatadas?

Nenhum comentário: