"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 22 de abril de 2023

O TOLO É PEGAJOSO, E ATOLICE É CONTAGIOSA ("O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa". (Platão)

 


O TOLO É PEGAJOSO, E A TOLICE É CONTAGIOSA ("O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa". (Platão)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje, mais uma vez, fiquei frustrado com Deus a ponto de questionar: "Senhor, por que atraio tanto os tolos?" Eles se aproximam de mim em grande quantidade: avarentos, fanáticos, partidários, doidos e bêbados. Acusam-me de tudo, assim como os amigos de Jó, fizeram-no. Mas, mesmo após apresentar a eles questões difíceis e deixá-los perplexos, continuam ao meu redor. Tento esconder suas tolices com mais tolices. Como diz o provérbio de Salomão; 26:4-5: "Quem leva a sério uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez". Fiz-me de tolo para ganhar os tolos, agora descobri que é inútil tentar ensiná-los, é como jogar pérolas aos porcos, um desperdício de tempo. No entanto, quando saem do meu campo de visão, fico me culpando e sofrendo com o peso na consciência. Será que estou sendo punido por causa do que disse ou ouvi? Então volto a justificar meu descaso: O tolo não apenas nos ensina tolices, mas também compartilha as consequências delas.

O objetivo desse autoexame é avaliar quanto tempo gasto em conversas inúteis. Talvez, eu possa encontrar alguma forma de finalmente descobrir que Deus tinha lições para mim nelas. Porque Ele sabe melhor ensinar um tolo igual a mim. Tomara que seja um ato de Deus, suficiente para me levar a me submeter humildemente e encontrar alegria nessas possíveis razões. Ser prestativo é verdadeira religião. Examinar com justiça, pois nem todos são verdadeiramente tolos, às vezes, são apenas pobres. Deus recompensará os compadecidos dos pobres.

Contudo tirando isso, os tolos devem ser envergonhados, pois não sabem ouvir, só querem falar, imitando processadores sem ter um banco de dados diversificado à disposição. O SENHOR Jeová não tolera tolos e odeia os ímpios (Sl 5:5-6; 11:5-6; Mt 7:23). CiFA.

Nenhum comentário: