"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

⁠COMICHÃO NOS OUVIDOS ("2 Timóteo 4:3 — Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.)
No velho normal, era assim: Tanto a escola pública, quanto a particular estavam cheias de Professores sem vocação, mercenários, transigentes, voluntários alegando ser profissionais e só falavam em salário, eram falsos professores. A pandemia serviu para eliminar os incompetentes. Por isso condenados às facadas e porradas de seus alunos! Hoje sabemos que ensinar é um ato de amor e o aprendizado é de respeito. Só aprendemos de quem gostamos e confiamos, e a verdadeira amizade é alicerçada na justiça. Eles cairão na mesma fossa que criaram para os seus ouvintes e serão destruídos. Mas, o professor vocacionado, o escolhido, este sim é reto, e sua metodologia não é moldada no aluno, tentando agradá-lo para não perder o cliente. Porém, é o contrário, eleva o aluno a seu nível por métodos próprios, sem a deformidade do cabide de emprego. Quer ser simpático? Diga somente o que os outros querem ouvir.

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 25 de janeiro de 2020

Coleção 10 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Pensamentos

Coleção 10 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Se a escola pública tem fama de fingir ensinar, e o aluno fingir aprender, diria que seus documentos fingem um valor impecável sem credibilidade.
Claudeci Ferreira de Andrade

Agora sei por que uma boa parte dos professores pagam para outros mais inescrupulosos fazerem seus diários de classe:(...)? Tudo a distância.
Claudeci Ferreira de Andrade

Falta reprova? Elas nunca constam no diário, uns respondem pelos outros. E o computo é geral: 25% ainda está no páreo.
Claudeci Ferreira de Andrade

É chamado de bimestre no diário, três meses. A "hora aula" não é "hora relógio", Sábado letivo. Feriado municipal, tudo é adotado nos 210 dias utilizáveis.
Claudeci Ferreira de Andrade

Eu não sei o que leram os da secretaria da educação, quando dividiram o ensino de Língua Portuguesa em: Redação e Gramática. Aí eu perguntei o que o Leonardo da Vinci achava disso: "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece." Então entendi por que o professor de Redação se opõe ao de Gramática e vice-versa! kkkk Eu já estava convencido de que quando fragmenta, enfraquece! Mas...
Claudeci Ferreira de Andrade

Assim deve ser minha eterna crônica, específica e profunda com valor da minha subjetividade. já estou achando que esta vida não é tão besta como parece. É educativa.
Claudeci Ferreira de Andrade

Escrever bem é muito difícil! Não o faço sob o sentimento de raiva, mas sim, de dor! Fica aí a dica...
Claudeci Ferreira de Andrade

Se dizem que não estou com essa bola toda, talvez façam uma crônica sobre meus aspectos negativos, e isso lhes diga meu valor que você tanto teme.
Claudeci Ferreira de Andrade

O cronista revira o cotidiano, para o leitor calejado e estéril, até clarear o mais obscuro dos ângulos, Aí qualquer tema é bom, pois eles continuam cegos.
Claudeci Ferreira de Andrade

Ser cronista é como a atuação de um jogador de futebol, se tem a bola, ataca; se não a tem, atrapalha a evolução dos que a têm.
Claudeci Ferreira de Andrade

Meu amor ao livro didático é firme na fé em que seus temas são mesmo os que a escola quer ensinar. E esse amor me dar poder.
Claudeci Ferreira de Andrade

De onde tiraram as "Xeroxes" utilizadas naquela aula especial? Não podemos suportar o famoso e leviano: "autor desconhecido".
Claudeci Ferreira de Andrade

Dizem que o livro engessa o professor. Não devemos crer nas mentiras de invejosos que não sabem fazer do livro didático uma boa ferramenta de trabalho em classe.
Claudeci Ferreira de Andrade

Questionável é: se o professor leciona melhor sem o livro didático na mão, o livro é fiel, é verídico, tudo é comprovado na hora.
Claudeci Ferreira de Andrade

A lei tem que começar em algum lugar, onde os ladrões roubaram pela primeira vez, senão continuarão...fazê-lo.
Claudeci Ferreira de Andrade

ALGUÉM TEM DE DESCARREGAR NOS OUTROS SUA VINGANÇA, ENTÃO O FAÇA A SI MESMO: SUICÍDIO X HOMICÍDIO.
Claudeci Ferreira de Andrade

O fofoqueiro só vê quem está à sua frente, não deseja superar ninguém, se não perderia o objeto de exame e não teria mais nada para falar da vida!
Claudeci Ferreira de Andrade

Que é conversão? Deus não pode separar-Se do homem e continuar sendo Deus onipresente, e o homem sem Deus continuar vivo. Ninguém muda de personalidade.
Claudeci Ferreira de Andrade

Cadeia jamais conserta bandido, apenas dá brilho no seu comportamento! Como Deus iria remodelar uns descaracterizando outros? Mudam-se só de competências abjetas.
Claudeci Ferreira de Andrade

Não quero sofrer os frutos da falsidade ideológica dos fingidos num ambiente de educação, no qual se ensina com exemplos.
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Ferreira


Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 20/11/2017
Reeditado em 25/01/2020
Código do texto: T6177011
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Coleção 9 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Pensamentos

Coleção 9 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Só acreditarei na ressurreição do sistema, se os filhos dos professores começarem a estudar nas escolas que eles lecionam. E darem bons exemplos do que é ser um estudante.
Claudeci Ferreira de Andrade

O atual sistema educacional tupiniquim é um morto que sua família reluta em enterrá-lo, usa pintura, mas tudo denuncia a putrefação.
Claudeci Ferreira de Andrade

Como doutores e mestres são chefiados, no meio educacional, por apenas graduados? Giggio:"quem sabe faz, quem não sabe vira chefe".
Claudeci Ferreira de Andrade

Fui tutor para o "Progestão"! Um treino sem saldo considerado, pois não me serviu por garantia de permanência: A politicagem. E retardou minha aposentadoria. Segundo os exploradores do sistema.
Claudeci Ferreira de Andrade

Será se o povo atrapalha o povo ou os líderes atrapalham os líderes? Isso é, no caso de haver muito cacique para pouco índio.
Claudeci Ferreira de Andrade

Qual base de justiça é usada para remanejar o funcionalismo da Educação? Quando doente demais impossibilitado, improdutivo.Vai se arrastando até aposentar.
Claudeci Ferreira de Andrade

O povo tem o direito de saber o que deve esperar de nós, não pode haver a menor aparência de incerteza, LDBEN e PCN sem moleza.
Claudeci Ferreira de Andrade

Professores dedicados e disciplinados sentirão que a linha de separação entre a má e boa Educação devia ser mantida distinta.
Claudeci Ferreira de Andrade

Quando se faz vista grossa ao gênio de quem ensina, o Ensino se torna em meio egoísta, para a ruína da minoria e revogar a paz.
Claudeci Ferreira de Andrade

Quem licenciou-se ao ensino já é guia? Mesmo que seja um marginal moral? Se tem base acadêmica e competência didática. Então o é!
Claudeci Ferreira de Andrade

Num futuro próximo, seremos obrigados a trabalhar só com texto de "autor desconhecido". Mais um apelo para sermos hipócritas, corruptos e desonestos.
Claudeci Ferreira de Andrade

Quem maltrata mestre que ensina com livro didático na mão, é o mesmo que se exibe como sedutor de aluno que não gosta de livro.
Claudeci Ferreira de Andrade

O que come condena os que também comem para sobrar mais para ele. A falsidade sempre foi a arma não violenta boa aos amigos.
Claudeci Ferreira de Andrade

Meu segredo de viver razoavelmente bem na escola: é o fingimento! Sou o melhor dos hipócritas, só assim me sinto livre, porque posso me esconder na personagem que eu quiser.
Claudeci Ferreira de Andrade

Greve de professor não tem sentido. Ninguém tem prejuízo, nem o alunado, tudo se repõe, O imbecil sou eu, perseguindo a coerência.
Claudeci Ferreira de Andrade

Até a polícia faz greve. As esposas faziam! Será mais um êxito das mulheres? A educação está cheia de mulheres cultas e liberais, porém está um caos.
Claudeci Ferreira de Andrade

PROFESSOR NUNCA APRENDE, FAZ GREVE TODO ANO E VOLTA DE MÃOS VAZIAS PARA REPOR AULAS NAS FÉRIAS.
Claudeci Ferreira de Andrade

Os mestres de vez enquanto se ouvem; por isso, estão minuídos e apagados, querem punir, mas têm de rogar aos guris permissão!
Claudeci Ferreira de Andrade

O diário de classe, para o sistema, é um instrumento de imposição: se uma coordenadora o recusa receber do professor por coisa insignificante, a outra aprova e vence a política e a inutilidade do mesmo. Mas, para o professor é prova contra si mesmo.
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 20/11/2017
Reeditado em 05/01/2020
Código do texto: T6177008
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 8 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

COLEÇÃO 8 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


O clássico de futsal, professores e alunos, não é mais didático.Querem tirar as diferenças e quebrar a barreira da hierarquia. Virou desrespeito.
Claudeci Ferreira de Andrade

O tempo não pode desacelerar a luz, por isso me dou a ela, distribuindo o pó que sou ao inferno, pois lá, há prazeres que nossos sentidos conhecidos desconhecem. Espero ser feliz no inferno, disseminador da luz do fogo!
Claudeci Ferreira de Andrade

Mais um entrave da profissão: O professor de Língua Portuguesa não pode ser um crítico literário, os colegas e alunos não o deixam, quase me obrigaram, em meio condenações, a validar poemas sem rima, sem métrica e sem elementos motivadores de emoções. Se o aluno em lugar do poema fizesse receita de bolo, teria de aceitar é o que ele pensa. Ou melhor, eles pensam. Controlam-se os adversários e afofam a qualidade. Não me falta oportunidade para reflexão no final do dia e com a dor do sentir novamente, rumino esta leitura. O aluno é tudo, o colega tanto faz!
Claudeci Ferreira de Andrade

Continuamos medindo o tempo como quem mede uma noção, usando o movimento de uma ação como referencial de outra.
a luz não anda no tempo, mas sim no espaço. Seu tempo é fixo.
Claudeci Ferreira de Andrade

Não existo para o tempo, só para o espaço, aqui onde me acho, trilho os meus caminhos. No tempo não há  caminho para lugar nenhum,e a morte continua glob(alizante).
Claudeci Ferreira de Andrade

Tem-se de mudar para crescer, e o fim está no começo!
Claudeci Ferreira de Andrade

A autoridade do mestre e sucesso reside em negar-se a si mesmo, adotando a "autodesconfiança", e assim, gerando a sua dependência ao aluno. Moldando-se pelo aluno. Trabalha bem quem assim o faz.
Claudeci Ferreira de Andrade

Ai do mestre!Se um aluno evadir-se das aulas por causa dele!O poder afirma-se no aluno em estar presente,por ora espírito ausente.
Claudeci Ferreira de Andrade

Pais e alunos vão primeiramente à secretaria de educação, pois sabem que serão atendidos incondicionalmente, Expulsos de uma, serão matriculados em outra unidade escolar com aval superior. Não se quer saber motivos, importam os números. Se bateu em alguém aqui, outros pedem para apanhar acolá.
Claudeci Ferreira de Andrade

Não sei se sou só mais um Satã no abismo ou se apenas, um anjo do bem sem céu,viciado nessa temperatura do sexto ao nono grau.
Claudeci Ferreira de Andrade

Ao aceitarmos essas orientações, tornamo-nos melhores profissionais. Mediante horas a fio em contato como a matéria a ser portfoliada, a consciência se aguça, tornando-se realidade dentro da minha alma que ainda está sedenta por exposição.
Claudeci Ferreira de Andrade

Causar sofrimento em outrem é requerer para si a aplicação da justiça Divina. Consequência pertence somente a Deus aplicá-la.
Claudeci Ferreira de Andrade

Tão certo como o chicote se desgasta a cada golpe,assim o feitiço se tornou contra o feiticeiro.Isso explica o caos na escola. Nunca vi macumbeiro rico. Ele atrai o processo de empobrecimento.
Claudeci Ferreira de Andrade

A dor visa reparo quando explanada! Afligir alguém sem explicação não é educação, é vingança. Faz do educando apenas vítima.
Claudeci Ferreira de Andrade

Deus seria injusto demais fazendo experimentar o sofrimento pessoas inocentes.Todos que sofrem devem saber o porquê de sua dor.
Claudeci Ferreira de Andrade

Todos os dias,lá vemos nós,as peças do sistema,no qual desajustados,fazendo os mesmos erros.Se não for assim o motor não age.
Claudeci Ferreira de Andrade

ONDE TEM PROVA, TEM FRAUDE E, SE TEM FRAUDE, TEM DESCONFIANÇA.
Claudeci Ferreira de Andrade

Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival:Superlotação das salas é desumano e critérios de prova coladas.
Claudeci Ferreira de Andrade

O aluno ocado, sem o saber útil, incompetente funcional, não respeita o professor, porque o toma por metonímia da escola.
Claudeci Ferreira de Andrade

As pessoas me apavoram, em meio as pessoas, eu entro em pânico, já que o meu problema são os outros. Saio para um lugar solitário e lá não tem ninguém para me consolar: Eis meu dilema!
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Ferreira
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 20/11/2017
Reeditado em 25/12/2019
Código do texto: T6177003
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 7 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

COLEÇÃO 7 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

1 "A vida é um círculo onde toda consequência é também uma causa."

2 "O revide enlouquece, mas a razão corrige, até que o nada seja a causa de uma consequência."

3 "Do veneno nasce o próprio antídoto, pois as consequências pesam mais que o perdão, e a solução está em si mesmo."

4 "Quem tenta evitar os efeitos cria novas consequências — que estas, enfim, resolvam aquelas."

5 "Se o transplante de cabeça for possível, corpo e espírito não são o que a religião prega. Afinal, quem doará a cabeça, e quem será, de fato, o doador?"

6 "Que sentido há em ressuscitar para morrer de novo? Quem se alivia do câncer está, de fato, livre dele?"

7 "Envelhecer prova que as células não revivem nem prolongam a vida, nem a lagartixa que regenera o rabo é eterna."

8 "Todos têm seu dia: ninguém morre com saúde, o acidente a rouba antes, e se não mata, demora a sarar."

9 "Peço desculpas se não fui útil o bastante, minha intenção sempre foi ser. Espero ainda ter tempo de cumprir o que vim fazer."

10 Com máscara, revelamos nossa essência: anônimos, iguais, despojados das máscaras sociais que nos diferenciam. No silêncio das expressões ocultas, somos todos iguais.

11 Meus filhos serão educados em casa, quando o amoroso Estado permitir. Até lá, resta apenas o conflito entre o medo, o desejo de proteção e o zelo pela reputação, diante do fracasso da socialização indispensável.

12 O trunfo da escola é a socialização; porém, como cultivá-la quando os pais ensinam os filhos a evitar as más companhias?

13 Professores rígidos, tradicionais e moralistas foram expulsos do sistema; adaptaram-se, tornando-se defensores das novas teorias populistas para sobreviver enquanto o sistema lhes permitir.

14 Se fosse vital, não se imporia. Representante de classe é frequentemente afastado da aula para delatar colegas e professores. Pergunto: será que a escola realmente ensina moral e civismo?

15 E viva o homeschooling: pais e alunos, cansados das escolas, temem o rigor e o bullying, tornando o ato de ir à escola um verdadeiro peso.

16 Como podemos ter status diante deles, se recebem muito mais que nós, mesmo possuindo diploma da UFG? Quando a oferta de mão de obra aumenta, qualificada ou não, o valor do trabalho se reduz.

17 Com essa pedagogia facilitada, logo haverá mais coordenadores do que professores na escola pública.

18 Um diploma de pedagogia da UFG já foi um privilégio incontestável. Hoje, com o avanço dos cursos a distância e das cotas, tornou-se mais acessível. Resta apenas estabelecer critérios rigorosos para a contratação dos profissionais.

19 Os pêsames do mestre derrotado revelam sua condição humilde, pois a verdadeira didática exige autodomínio. Perder o jogo não é falir; é, antes, ensinar algo que ainda não se sabe.

20 O espaço de lazer torna-se campo de disputa: na quadra esportiva, no clássico jogo entre professores e alunos, um palavrão aqui e ali ganha espaço sem medo. Ao mestre, vale perder para, afinal, ganhar.

Comentários

domingo, 8 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 6 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Texto

COLEÇÃO 6 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 Se a falta de dinheiro é um sofrimento evidente, que tormentos sutis nos reserva a sua abundância? CiFA

2 "O inferno humaniza o homem pelo sofrimento; a Igreja, ao vulgarizar o sagrado, humaniza Deus. Assim, a Igreja torna-se o inferno de Deus — e o inferno, o paraíso dos que ainda sabem sorrir." CiFA

3 O bem e o mal se equivalem na medida em que se definem mutuamente. A razão pertence a quem dela necessita; o tolo, por ser tal desde o nascimento, jamais alcança a verdade. CiFA

4 Deus não me ama de modo especial; caso contrário, eu estaria em melhor situação do que você. Aqueles que refletem a Sua semelhança agem para defendê-Lo como uma maioria. CiFA

5 Meu Deus é indefinível, indizível e desprovido de sentimentos. Não O conheço, mas sei que não me pareço com Ele, embora carregue Sua imagem e semelhança bíblicas. CiFA

6 O Deus que sustenta a igreja se sujeita a regras de barganha para conceder ao penitente graus graduais de perdão: as indulgências. “…perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos quem nos ofende.” CiFA

7 Um organismo perfeito não perdoa células defeituosas; elimina-as. Um Deus excessivamente humano perdoa e amortece as consequências — enquanto a igreja insiste em vendê-lo por dízimos. CiFA

8 Aceito seu juízo injusto por ausência de alternativa. Queixo-me da ausência dos maus-tratos no ambiente educacional. O verdadeiro mal da aposentadoria é lamentar-se pela falta de combate. CiFA

9 Na folga, afastei-me da sala dos professores para falar menos e evitar os erros passados. Lá fora, os alunos falam muito, mas dizem nada. Caí na mesma armadilha. CiFA

10 Quando o ambiente escolar é calmo, pela consciência dos erros, percebo-me envolvido, embora ninguém me acuse. Minha defesa foi a conivência. CiFA

11 No Brasil, até ator pornô chama de pouca vergonha a exposição da nudez — reina o falso moralismo. Aqui, ninguém nasce índio; nascem vestidos. A primeira missa foi o maior espetáculo para os indígenas. CiFA

12 São muitos os que ocultam suas próprias aberrações, desviando os olhares. São cruéis ao criticar, sem responsabilidade, aqueles que refletem o que escondem. CiFA

13 Homens evangélicos e de direita atacam os inovadores modernos. Crimes são com a polícia; justiça, aos pedófilos — mas não se estende aos artistas da nudez. CiFA

14 Todo extremista é um sepulcro caiado: impõe regras aos outros e se isenta das próprias. Temo quem se esforça demais para provar sua certeza. CiFA

15 Quando as artes criam arte, geram arteiros, não artistas. CiFA

16 O governo populista atrofia o povo sob o disfarce da “piedade”. O indivíduo preparado honra não apenas seu nome, mas também seu governo. CiFA

17 Quem busca a boa educação almeja uma única coisa: assemelhar-se aos grandes homens da história, quando a escola ainda não cedia a incentivos politiqueiros e reinava o compromisso com o saber. CiFA

18 Na escola pública, o aluno aprende que é melhor o peixe já pescado e frito no momento “certo” do que a dignidade de conquistá-lo. A mente torna-se como o Mar Morto: rica em elementos valiosos, porém sem utilidade. CiFA

19 Entre os atrativos escolares, o pior é o lanche: engana o estômago com pouca quantidade e, sem orientação para um cardápio equilibrado, faz mal. CiFA

20 Os motivos da maioria para ir à escola são bolsa escola, bolsa família, renda cidadã, vale gás, bicicleta e lanche — tudo, menos o principal: estudar. CiFA

Comentários

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

COLEÇÃO 5 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


Pensamentos

COLEÇÃO 5 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

1 "O verdadeiro relatório de um médico está nos corpos curados e na confiança que o procura; assim como o verdadeiro mestre se revela além do plano de aula." CiFA.

2 "Médicos e professores não adivinham problemas; um se guia por relatórios, o outro por planos — ambos, porém, lidam com o imprevisível." CiFA.

3 "Denunciar é ato grave: expõe o justo ao risco e desmascara o falso amigo. Onde há justiça, não se precisa de fofoqueiros." CiFA.

4 "Será que o fato incomoda os que repousam na zona de alívio? Ainda ignoro o que agrada aos que enfeitam o cadáver enquanto recusam-lhe o enterro." CiFA.

5 "Solteiras, mas nunca sem dono — pai, irmão, ex ou patrão, todos se julgam senhores. Muitos as exploram sob o disfarce do cuidado." CiFA.

6 "O denunciante, por vezes, vinga-se do superior ao entregá-lo ao inimigo — joga-os um contra o outro e escapa ileso, até dos danos morais." CiFA.

7 "Não se zela pelo caráter do denunciante — ele é prova do crime ou parte dele." CiFA.

8 "Denunciar é voz fácil na boca do fraco — na Bíblia, é mexerico; na vida, é o inapto tentando derrubar os fortes ou clamando, cruelmente, por socorro." CiFA.

9 "Penas máximas para infrações leves ferem mais do que curam. Aviltar quem tem brio é causar-lhe uma lesão moral que não cicatriza." CiFA.

10 "Quem aplica a lei deve ser iluminado por Deus, agindo com polidez, destreza e compaixão, a ponto de o punido reconhecer, como Lúcifer no juízo final: 'Minha condenação é um ato de amor'." CiFA.

11 "Sempre disseram que atalhos são graves, mas os ignorei — até ser descoberto no desvio, e então, vexado, compreendi o aviso." CiFA.

12 "Quando a média anual é garantida no 3º bimestre, as aulas do 4º tornam-se zombaria. Nesse caso, o que falta para erguer o cadáver não é nota." CiFA.

13 "Com o novo aluno nasce uma escola nova. Nas cinzas do antigo, jazem o velho professor e o sistema ultrapassado. Mas quem iniciará a nova forma de ser aluno?" CiFA.

14 "Algo falta para o ‘defunto’ erguer-se, enquanto a sociedade clama por educação pública de qualidade: permita ao professor ensinar." CiFA.

15 "O aluno atual calcula notas, rumo à bancarrota; mas quem iniciará a nova forma de aprender?" CiFA.

16 "Desligam-se as máquinas que sustentam os moribundos quando falta dinheiro. Peca-se mais sem ele, pois amá-lo sem posse é cobiça." CiFA.

17 "Se dinheiro não compra o Céu, não deveria a inadimplência com os dízimos fazer perdê-lo. Vendem-se Igrejas de porteiras fechadas." CiFA.

18 "Fome, doença e desproteção se opõem à felicidade. Quem se corrompe pelo 'vil metal' é realmente infeliz? Se o pobre não é feliz, então só o tolo o é." CiFA.

19 "Se dinheiro não compra felicidade, tampouco sua ausência deveria gerar infelicidade. Embora raro, há pobres felizes — pois a infelicidade, para muitos, é um fardo a ocultar." CiFA.

20 "Se o dinheiro não compra o amor, é ao menos um atalho para os prazeres que ele oferece. Pobre amor, tantas vezes traído!" CiFA.

Comentários

domingo, 22 de setembro de 2019

COLEÇÃO 4 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

COLEÇÃO 4 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

1 Se a escola mal consegue oferecer um turno de qualidade, como poderá abarcar o tempo integral? Confunde-se modismo com transformação. Alimentar e entreter não são fins da educação. CiFA

2 Quem engana a si mesmo, engana os outros com ainda mais facilidade. Rejeitar o tradicional é um erro: mover os marcos antigos é convidar o caos. CiFA

4 As teorias pedagógicas atuais já clamam por socorro; são frágeis diante de um fim tão nobre. Cidadania não é manter empregos, é tornar-se útil à sociedade. CiFA

5 Restaurar a escola é reorganizar o essencial, perdido entre as invenções de modernos sem escrúpulos que complicam para confundir e se beneficiar. CiFA

6 O suicídio revela o estágio final do assédio moral. Se ninguém viu o jovem isolado e em sofrimento, a culpa não é só dele. Quem o mata são os que se calaram ao redor. CiFA

7 As primeiras armas dos alunos violentos são ideológicas, forjadas no mercado negro de uma escola falida e de famílias sem norte. E diante disso, para que servem as igrejas? A escola é técnica, não templo. CiFA

8 A reforma do Ensino Médio deveria priorizar a cura das relações violentas na escola. Onde há pensamento, não há desrespeito. CiFA

9 As chacinas escolares expõem o colapso da lei do desarmamento, da escola pública e da família. CiFA

10 Quanto mais se expõe a pedofilia, mais ela se disfarça. Mexer com podridão exige cautela — o fedor sempre aumenta. (CiFA

11 Movimentos pela igualdade de gênero catequizam crianças, revelando a presença dessa prática entre elas. A legalização da liberdade sexual em qualquer idade cria um ambiente propício para a proliferação da pedofilia regulamentada. CiFA

12 Numa indústria de processos lucrativos, a sociedade, quando conveniente, exalta a moralidade e condena as artes; ao mesmo tempo, mães vendem a inocência das filhas ao prazer pago de adultos, em troca de alimento e luxo. CiFA

13 Na crise das identidades e valores invertidos, um adulto que aprecia uma foto de menor é logo condenado à pedofilia. Ironia de uma geração hipersexualizada, ensinada a erotizar-se por novelas, jogos e mídia. Quem impõe essa cultura libertina exige moral familiar, mas espera apenas lucro limpo. CiFA

14 Antes, um adulto acompanhando a criança à escola era natural; hoje, é suspeita fatal. Nunca ouvi que indígenas abusassem de seus jovens. Talvez a descolonização do Brasil seja a chave contra a pedofilia. Vestir corpos não basta; já estão cobertos pelo manto da hipocrisia — sepulcros caiados. CiFA

15 Quando a aluna do 7º ano duvida da minha formação, sei que foi influenciada. Colegas pseudointelectuais, ameaçados pela minha “burrice”, preferem aliar-se aos ingênuos. CiFA

16 Meus diplomas são meras obras de arte, não galardões; rejeite meu desencanto nesta crônica inútil. Revelam cursos a distância tão distantes que o saber não se enxerga. CiFA

17 Com toda erudição e diplomas, estariam os intelectos prontos para salvar a educação? Tirar o homem da ignorância é outro desafio. Diploma não encurta orelha nem abre mente. CiFA

18 Na escola, o desejo de celebrar é tão intenso que há colação de grau no 9º ano e no 3º do Ensino Médio. Formandos em quê, afinal? O rito nunca se perde, e a cerimônia se fotografa sem pudor. CiFA

19 Ridículo é ver coordenadores fingindo avaliar professores, apenas carimbando planos copiados da internet. A origem pouco importa; basta o rubrica para aliviar a consciência. CiFA

20 No pouco tempo em casa, hesito entre preparar aulas ou organizar planos só para colecionar vistos da coordenadora, evitar bloqueios salariais e garantir bônus. Assim, permanecem confortáveis, sem trabalhar, apenas avaliando. CiFA

21 O paciente deseja ardentemente a cura; o aluno, a aprovação sem esforço. Aos médicos, mérito; aos professores, escárnio. (CiFA

Comentários