1 Se a escola mal consegue oferecer um turno de qualidade, como poderá abarcar o tempo integral? Confunde-se modismo com transformação. Alimentar e entreter não são fins da educação. CiFA
2 Quem engana a si mesmo, engana os outros com ainda mais facilidade. Rejeitar o tradicional é um erro: mover os marcos antigos é convidar o caos. CiFA
4 As teorias pedagógicas atuais já clamam por socorro; são frágeis diante de um fim tão nobre. Cidadania não é manter empregos, é tornar-se útil à sociedade. CiFA
5 Restaurar a escola é reorganizar o essencial, perdido entre as invenções de modernos sem escrúpulos que complicam para confundir e se beneficiar. CiFA
6 O suicídio revela o estágio final do assédio moral. Se ninguém viu o jovem isolado e em sofrimento, a culpa não é só dele. Quem o mata são os que se calaram ao redor. CiFA
7 As primeiras armas dos alunos violentos são ideológicas, forjadas no mercado negro de uma escola falida e de famílias sem norte. E diante disso, para que servem as igrejas? A escola é técnica, não templo. CiFA
8 A reforma do Ensino Médio deveria priorizar a cura das relações violentas na escola. Onde há pensamento, não há desrespeito. CiFA
9 As chacinas escolares expõem o colapso da lei do desarmamento, da escola pública e da família. CiFA
10 Quanto mais se expõe a pedofilia, mais ela se disfarça. Mexer com podridão exige cautela — o fedor sempre aumenta. (CiFA
11 Movimentos pela igualdade de gênero catequizam crianças, revelando a presença dessa prática entre elas. A legalização da liberdade sexual em qualquer idade cria um ambiente propício para a proliferação da pedofilia regulamentada. CiFA
12 Numa indústria de processos lucrativos, a sociedade, quando conveniente, exalta a moralidade e condena as artes; ao mesmo tempo, mães vendem a inocência das filhas ao prazer pago de adultos, em troca de alimento e luxo. CiFA
13 Na crise das identidades e valores invertidos, um adulto que aprecia uma foto de menor é logo condenado à pedofilia. Ironia de uma geração hipersexualizada, ensinada a erotizar-se por novelas, jogos e mídia. Quem impõe essa cultura libertina exige moral familiar, mas espera apenas lucro limpo. CiFA
14 Antes, um adulto acompanhando a criança à escola era natural; hoje, é suspeita fatal. Nunca ouvi que indígenas abusassem de seus jovens. Talvez a descolonização do Brasil seja a chave contra a pedofilia. Vestir corpos não basta; já estão cobertos pelo manto da hipocrisia — sepulcros caiados. CiFA
15 Quando a aluna do 7º ano duvida da minha formação, sei que foi influenciada. Colegas pseudointelectuais, ameaçados pela minha “burrice”, preferem aliar-se aos ingênuos. CiFA
16 Meus diplomas são meras obras de arte, não galardões; rejeite meu desencanto nesta crônica inútil. Revelam cursos a distância tão distantes que o saber não se enxerga. CiFA
17 Com toda erudição e diplomas, estariam os intelectos prontos para salvar a educação? Tirar o homem da ignorância é outro desafio. Diploma não encurta orelha nem abre mente. CiFA
18 Na escola, o desejo de celebrar é tão intenso que há colação de grau no 9º ano e no 3º do Ensino Médio. Formandos em quê, afinal? O rito nunca se perde, e a cerimônia se fotografa sem pudor. CiFA
19 Ridículo é ver coordenadores fingindo avaliar professores, apenas carimbando planos copiados da internet. A origem pouco importa; basta o rubrica para aliviar a consciência. CiFA
20 No pouco tempo em casa, hesito entre preparar aulas ou organizar planos só para colecionar vistos da coordenadora, evitar bloqueios salariais e garantir bônus. Assim, permanecem confortáveis, sem trabalhar, apenas avaliando. CiFA
21 O paciente deseja ardentemente a cura; o aluno, a aprovação sem esforço. Aos médicos, mérito; aos professores, escárnio. (CiFA