"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Coleção 11 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


Pensamentos

Coleção 11 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade


1 Onde sobra dinheiro para o carro, falta espaço para o corpo. As ruas tornaram-se perigosas, as calçadas, estacionamentos. Uns ostentam; outros perdem a liberdade. E a obesidade, ironicamente, tenta-se combater com monóxido de carbono.

2 Na educação, ensina-se a lidar com "distratores", mas evitam-se os próprios erros. Se aprendemos com eles, por que tanto medo ou vergonha? Talvez porque há sempre alguém pronto para nos condenar; até quando escrevemos com boas intenções.

3 Para o cão, seu dono é apenas um grande cão. Para os religiosos, Deus é um grande ser humano. Um Deus humanizado precisa de donos e defensores; por isso a pregação se torna ineficaz.

4 Importa-me o que o rádio diz, não apenas o rádio. Ajusto a faixa que me convém. Se você me fere, mudo sua sintonia; não espero a queda de energia para desligá-lo.

5 O mal não está na coisa, mas na ação imprópria, no momento errado; ou na dose que transforma o remédio em veneno.

6 Os sujos desconfiam dos limpos porque ignoram o valor da diferença. Não se purifica o sujo manchando o limpo com o mesmo abraço. Toda padronização é uma tolice.

7 Os mesquinhos discriminam porque só enxergam com os óculos que os favorecem; veem tudo na cor do próprio interesse.

8 A ignorância protege alguns pobres com uma felicidade ingênua. Já os ricos infelizes apenas não aprenderam a usar o que têm. Quanto à fé que prospera, só conheci nos lábios dos charlatões.

9 Suspeito que o conselho de classe exista para empurrar adiante alunos sem base, enquanto se louvam estatísticas forjadas.

10 Final de ano é assim: não me acostumo com as ameaças, agressões e denúncias de pais e alunos reprovados. Mas, no fim, todos passam.

11 Não há mestre bom para aluno que não se empenha. Os que não fazem nada para merecer a nota são, frequentemente, os agressores mais fervorosos.

12 É lamentável um líder de povo pobre convocar reuniões para informes banais que invadem o recreio; momento sagrado para o descanso do professor. Talvez ele desconheça que fofocar é, para alguns, o verdadeiro aprimoramento do trabalho.

13 "Parada pedagógica" não substitui cursos de capacitação, reciclagem e renovação do saber; apenas custa mais.

14 O bom gestor oferece uma excelsa sugestão literária ao professor de comportamento indesejado, antes de propor trocá-lo de escola ou reduzir suas aulas: educa primeiro.

15 Se todos criássemos nosso futuro, seríamos iguais; ninguém quer ser mau, mendigo ou recusar o favorável. O livre-arbítrio é uma ilusão; a serpente o inventou para os que desejam ser deus.

16 Os deuses de si mesmos acreditam no livre-arbítrio e na construção do próprio futuro. Mas as consequências os moldam ao destino — não há como escapar.

17 É difícil revelar o futuro, pois não o construímos. O destino é implacável; por isso há profetas verdadeiros, a quem se concede a graça da revelação. A vida é cíclica, a história se repete em espiral; tudo termina um pouco além de onde começou.

18 Creio num futuro pronto e acabado. Chamem isso de predestinação, se quiserem. Por isso existem profetas verdadeiros; como saberíamos do futuro se ele não existisse?

19 Que país é esse, repleto de instituições educacionais e facilidades para cursar, mas que não exige o mais alto grau de escolaridade para presidente? Ou será que a escola perdeu sua credibilidade? Por que os pais devem obedecer a essa corja de analfabetos funcionais e matricular os filhos nas escolas? "Se os tubarões fossem homens... Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas. Nessas aulas, os peixes pequenos aprenderiam como nadar para a garganta dos tubarões." (Bertolt Brecht). Aqui, a grande questão não é apenas aprender ou não aprender, mas o exercício do controle.

20 Nunca se resolve o “grilo” da rebeldia apenas mudando o vadio de lugar, sem antes transformar seu caráter. É preciso promover os méritos.

Comentários

sábado, 25 de janeiro de 2020

Coleção 10 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Pensamentos

Coleção 10 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "Se a escola pública finge ensinar e o aluno finge aprender, seus documentos apenas encenam um valor sem verdade."

2 "Agora entendo por que tantos professores pagam a outros, mais inescrupulosos, para preencherem seus diários de classe: tudo é à distância; até da própria consciência."

3 "A falta não reprova, a ausência se dilui no coletivo; uns respondem por todos, e 25% ainda iludem o sistema."

4 "Chama-se bimestre, mas dura três meses. 'Hora-aula' não é hora de relógio. Sábado é letivo, feriado é aproveitável; tudo cabe nos 210 dias oficiais de faz de conta."

5 "Nunca entendi o que leram os da Secretaria da Educação ao dividirem o ensino de Língua Portuguesa em Redação e Gramática. Perguntei a Leonardo da Vinci, e ele respondeu: 'Assim como todo reino dividido se desfaz, toda inteligência fragmentada se confunde e enfraquece.' Então compreendi por que o professor de Redação rivaliza com o de Gramática: fragmentou, enfraqueceu."

6 "Talvez esta seja minha eterna crônica: específica, profunda e moldada pelo valor da minha subjetividade. Começo a suspeitar que a vida não é tão besta quanto parece; é, no fundo, educativa."

7 "Escrever bem não nasce da raiva, mas da dor — e nisso reside sua dificuldade."

8 "Se dizem que não sou grande coisa, talvez escrevam crônicas sobre meus defeitos; e, sem saber, revelem o valor que tanto temem."

9 "O cronista revira o cotidiano até iluminar seus ângulos mais obscuros; mas, para o leitor calejado e estéril, até a luz passa despercebida."

10 "Ser cronista é como jogar futebol: com a bola, ataca; sem ela, impede que o jogo siga sem reflexão."

11 "Meu amor ao livro didático nasce da fé de que ele traduz o que a escola deseja ensinar; e, dessa crença, vem minha força."

12 "De onde vieram as 'xeroxes' daquela aula especial? Não se pode justificar o plágio com o leviano 'autor desconhecido'."

13 "Dizem que o livro didático engessa o professor; mas essa é a mentira de quem não sabe transformá-lo em ferramenta viva de ensino."

14 "Se o professor ensina melhor sem o livro, o questionável não é o livro; que é fiel, verídico e comprovável, mas o método."

15 "A lei deve começar onde o primeiro roubo ocorreu; ou os ladrões continuarão impunes."

16 "Se alguém precisa descarregar sua vingança, que o faça sobre si; entre o suicídio e o homicídio, ao menos evite mais uma injustiça."

17 "O fofoqueiro não busca superar ninguém; precisa manter o outro à frente para ter de quem falar."

18 "Conversão não é mudança de personalidade; pois Deus não se separa do homem sem deixar de ser onipresente, nem o homem vive sem Deus."

19 "A cadeia não regenera; apenas refina o comportamento do bandido. Deus não remodela uns descaracterizando outros — muda-se apenas a forma das misérias."

20 "Recuso-me a sofrer os frutos da falsidade ideológica dos fingidos, sobretudo num ambiente onde se educa pelo exemplo."

Comentários

domingo, 5 de janeiro de 2020

Coleção 9 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Pensamentos

Coleção 9 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade


1 "Só creio na ressurreição do sistema quando os filhos dos professores forem alunos exemplares nas escolas em que ensinam."

2 "O sistema educacional tupiniquim é um cadáver maquiado, cuja família insiste em negar a decomposição."

3 "Na educação, doutores obedecem a graduados. Como diria Giggio: 'quem sabe faz, quem não sabe vira chefe'."

4 "O povo atrapalha o povo ou são os líderes que sabotam os próprios líderes? Talvez haja caciques demais para poucos índios."

5 "Qual justiça orienta o remanejamento na Educação, se o doente, já improdutivo, apenas se arrasta até a aposentadoria?"

6 "O povo tem o direito de esperar firmeza de quem rege a educação de seus filhos. Na LDB e nos PCNs, não cabe hesitação."

7 "Professores dedicados sabem: a fronteira entre má e boa educação deve permanecer nítida."

8 "Quando se ignora o gênio de quem ensina, o ensino degenera em egoísmo, arruinando a minoria e revogando a paz."

9 "Licenciar-se para ensinar basta para ser guia? Mesmo um marginal moral, se detém saber acadêmico e didático, exerce essa liderança."

10 "Num futuro próximo, trabalharemos só com textos de 'autor desconhecido'; mais um convite à hipocrisia, corrupção e desonestidade."

11 "Quem maltrata o mestre com livro na mão é cúmplice do aluno que rejeita o saber."

12 "Quem come demais condena os que também comem, para sobrar mais para si. A falsidade é a arma não violenta dos aliados."

13 "Meu segredo para sobreviver na escola é o fingimento: a hipocrisia que me liberta, permitindo ocultar-me na máscara que escolho."

14 "Greve de professor parece inútil: nada se perde, tudo se repõe. E eu, o imbecil, persigo a coerência."

15 "Até a polícia já fez greve; as esposas também. Seria mais uma vitória das mulheres? A educação, repleta de mulheres cultas e liberais, segue em caos."

16 "Professor nunca aprende: faz greve todo ano e volta de mãos vazias, repondo aulas nas férias."

17 "Os mestres, raramente ouvidos, estão apagados; querem punir, mas precisam rogar permissão aos alunos."

18 "Para o sistema, o diário de classe é instrumento de imposição: coordenadoras alternam entre recusar e aprovar, vencendo a política e a inutilidade. Para o professor, é prova contra si mesmo."

19 "Professores rezam: '...livrai-nos do mal', enquanto enfrentam, dia após dia, o desafio de ensinar sem se deixarem vencer pelos que desrespeitam, perturbam e ameaçam. Permanecer é um ato de resistência."

20 A aprovação sem mérito ensina que vaca dá leite. Não existe almoço de graça.

Comentários

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 8 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

COLEÇÃO 8 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 O clássico jogo de futsal entre professores e alunos, antes simbólico e pedagógico, perdeu seu valor didático. Em nome da igualdade, dissolveu-se o respeito, e a tentativa de quebrar hierarquias deu lugar à hostilidade.

2 O tempo não freia a luz — por isso, entrego-me a ela, espalhando o pó que sou no inferno, onde ardem prazeres que os sentidos não alcançam. Que eu seja feliz ali, como portador da luz em chamas.

3 Mais um entrave da docência: o professor de Língua Portuguesa não pode ser crítico — alunos e colegas não permitem. Quase me forçaram a validar textos sem rima, métrica ou emoção, como se até uma receita de bolo pudesse ser aceita como poema. A crítica foi silenciada em nome do “sentir”. No fim do dia, reflito: o aluno é tudo, o professor, nada.

4 Continuamos medindo o tempo como quem mede uma ideia — referindo ações a outras ações. Mas a luz não se move no tempo; ela atravessa o espaço. Seu tempo é constante, indiferente à nossa contagem.

5 Não existo para o tempo, apenas para o espaço — é aqui que me encontro e sigo meu caminho. No tempo, não há direção; e a morte continua glob(alizante).

6 É preciso mudar para crescer — todo fim já habita o começo.

7 A autoridade do mestre nasce da negação de si e da autodesconfiança — só assim ele se molda ao aluno e faz de sua dependência uma forma de ensinar. Ensina bem quem se desfaz de si para formar o outro.

8 Ai do mestre, se a ausência do aluno recair sobre sua presença! Pois o poder do ensino se afirma na presença do corpo, ainda que o espírito vague.

9 Pais e alunos recorrem primeiro à secretaria, certos de que serão ouvidos sem questionamento. O aluno que fere numa escola é acolhido em outra, pois não importa o que fez, e sim o que representa: um número que não pode ser perdido.

10 Não sei se sou apenas mais um Satã perdido na Terra, ou um anjo do bem sem céu, viciado no calor que arde entre a sexta série e o terceiro grau.

11 Ao acolher as diretrizes pedagógicas, aprimoramos nossa prática. No contato prolongado com o conteúdo a ser portfóliado, a consciência desperta e se torna realidade viva na alma, que ainda anseia por reconhecimento para preservar sua boa imagem.

12 Causar sofrimento ao outro é convocar a justiça divina, cuja aplicação cabe a Deus, por meio do Demônio.

13 Assim como o chicote se desgasta a cada golpe, o feitiço volta-se contra o feiticeiro. É nessa lógica que reside o caos na escola. Nunca vi macumbeiro rico; ele atrai o empobrecimento. Que experiência, então, merece ser transmitida?

14 A dor busca reparo quando revelada. Afligir alguém sem razão não é educação, mas vingança, que reduz o educando a mera vítima.

15 Seria injusto demais Deus permitir que inocentes sofram sem sentido. Todo sofrimento exige uma razão compreendida por quem o experimenta.

16 Todos os dias, somos peças desse sistema, repetindo erros como desajustados. Sem essa rotina, o motor jamais funcionaria em silêncio.

17 Onde há prova, há fraude; onde há fraude, nasce a desconfiança. Assim, a desconfiança revela a ignorância ou a recusa em saber.

18 A escola pública, ao impor superlotação e provas facilitadas, gera no aluno a ira contra o mestre, tornando-o um rival reverso.

19 O aluno ignorante, desprovido de saber útil e funcionalmente incompetente, não respeita o professor, pois o vê como metonímia da escola.

20 As pessoas me apavoram; em meio a elas, entro em pânico, pois meu problema são os outros. Busco a solidão, mas nela não há consolo. Eis o meu dilema: apegar-me ou desapegar-me.

Comentários

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 7 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)



Pensamentos

COLEÇÃO 7 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

1 "A vida é um círculo onde toda consequência é também uma causa."

2 "O revide enlouquece, mas a razão corrige, até que o nada seja a causa de uma consequência."

3 "Do veneno nasce o próprio antídoto, pois as consequências pesam mais que o perdão, e a solução está em si mesmo."

4 "Quem tenta evitar os efeitos cria novas consequências — que estas, enfim, resolvam aquelas."

5 "Se o transplante de cabeça for possível, corpo e espírito não são o que a religião prega. Afinal, quem doará a cabeça, e quem será, de fato, o doador?"

6 "Que sentido há em ressuscitar para morrer de novo? Quem se alivia do câncer está, de fato, livre dele?"

7 "Envelhecer prova que as células não revivem nem prolongam a vida, nem a lagartixa que regenera o rabo é eterna."

8 "Todos têm seu dia: ninguém morre com saúde, o acidente a rouba antes, e se não mata, demora a sarar."

9 "Peço desculpas se não fui útil o bastante, minha intenção sempre foi ser. Espero ainda ter tempo de cumprir o que vim fazer."

10 Com máscara, revelamos nossa essência: anônimos, iguais, despojados das máscaras sociais que nos diferenciam. No silêncio das expressões ocultas, somos todos iguais.

11 Meus filhos serão educados em casa, quando o amoroso Estado permitir. Até lá, resta apenas o conflito entre o medo, o desejo de proteção e o zelo pela reputação, diante do fracasso da socialização indispensável.

12 O trunfo da escola é a socialização; porém, como cultivá-la quando os pais ensinam os filhos a evitar as más companhias?

13 Professores rígidos, tradicionais e moralistas foram expulsos do sistema; adaptaram-se, tornando-se defensores das novas teorias populistas para sobreviver enquanto o sistema lhes permitir.

14 Se fosse vital, não se imporia. Representante de classe é frequentemente afastado da aula para delatar colegas e professores. Pergunto: será que a escola realmente ensina moral e civismo?

15 E viva o homeschooling: pais e alunos, cansados das escolas, temem o rigor e o bullying, tornando o ato de ir à escola um verdadeiro peso.

16 Como podemos ter status diante deles, se recebem muito mais que nós, mesmo possuindo diploma da UFG? Quando a oferta de mão de obra aumenta, qualificada ou não, o valor do trabalho se reduz.

17 Com essa pedagogia facilitada, logo haverá mais coordenadores do que professores na escola pública.

18 Um diploma de pedagogia da UFG já foi um privilégio incontestável. Hoje, com o avanço dos cursos a distância e das cotas, tornou-se mais acessível. Resta apenas estabelecer critérios rigorosos para a contratação dos profissionais.

19 Os pêsames do mestre derrotado revelam sua condição humilde, pois a verdadeira didática exige autodomínio. Perder o jogo não é falir; é, antes, ensinar algo que ainda não se sabe.

20 O espaço de lazer torna-se campo de disputa: na quadra esportiva, no clássico jogo entre professores e alunos, um palavrão aqui e ali ganha espaço sem medo. Ao mestre, vale perder para, afinal, ganhar.

Comentários

domingo, 8 de dezembro de 2019

COLEÇÃO 6 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)




Texto

COLEÇÃO 6 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 Se a falta de dinheiro é um sofrimento evidente, que tormentos sutis nos reserva a sua abundância? CiFA

2 "O inferno humaniza o homem pelo sofrimento; a Igreja, ao vulgarizar o sagrado, humaniza Deus. Assim, a Igreja torna-se o inferno de Deus — e o inferno, o paraíso dos que ainda sabem sorrir." CiFA

3 O bem e o mal se equivalem na medida em que se definem mutuamente. A razão pertence a quem dela necessita; o tolo, por ser tal desde o nascimento, jamais alcança a verdade. CiFA

4 Deus não me ama de modo especial; caso contrário, eu estaria em melhor situação do que você. Aqueles que refletem a Sua semelhança agem para defendê-Lo como uma maioria. CiFA

5 Meu Deus é indefinível, indizível e desprovido de sentimentos. Não O conheço, mas sei que não me pareço com Ele, embora carregue Sua imagem e semelhança bíblicas. CiFA

6 O Deus que sustenta a igreja se sujeita a regras de barganha para conceder ao penitente graus graduais de perdão: as indulgências. “…perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos quem nos ofende.” CiFA

7 Um organismo perfeito não perdoa células defeituosas; elimina-as. Um Deus excessivamente humano perdoa e amortece as consequências — enquanto a igreja insiste em vendê-lo por dízimos. CiFA

8 Aceito seu juízo injusto por ausência de alternativa. Queixo-me da ausência dos maus-tratos no ambiente educacional. O verdadeiro mal da aposentadoria é lamentar-se pela falta de combate. CiFA

9 Na folga, afastei-me da sala dos professores para falar menos e evitar os erros passados. Lá fora, os alunos falam muito, mas dizem nada. Caí na mesma armadilha. CiFA

10 Quando o ambiente escolar é calmo, pela consciência dos erros, percebo-me envolvido, embora ninguém me acuse. Minha defesa foi a conivência. CiFA

11 No Brasil, até ator pornô chama de pouca vergonha a exposição da nudez — reina o falso moralismo. Aqui, ninguém nasce índio; nascem vestidos. A primeira missa foi o maior espetáculo para os indígenas. CiFA

12 São muitos os que ocultam suas próprias aberrações, desviando os olhares. São cruéis ao criticar, sem responsabilidade, aqueles que refletem o que escondem. CiFA

13 Homens evangélicos e de direita atacam os inovadores modernos. Crimes são com a polícia; justiça, aos pedófilos — mas não se estende aos artistas da nudez. CiFA

14 Todo extremista é um sepulcro caiado: impõe regras aos outros e se isenta das próprias. Temo quem se esforça demais para provar sua certeza. CiFA

15 Quando as artes criam arte, geram arteiros, não artistas. CiFA

16 O governo populista atrofia o povo sob o disfarce da “piedade”. O indivíduo preparado honra não apenas seu nome, mas também seu governo. CiFA

17 Quem busca a boa educação almeja uma única coisa: assemelhar-se aos grandes homens da história, quando a escola ainda não cedia a incentivos politiqueiros e reinava o compromisso com o saber. CiFA

18 Na escola pública, o aluno aprende que é melhor o peixe já pescado e frito no momento “certo” do que a dignidade de conquistá-lo. A mente torna-se como o Mar Morto: rica em elementos valiosos, porém sem utilidade. CiFA

19 Entre os atrativos escolares, o pior é o lanche: engana o estômago com pouca quantidade e, sem orientação para um cardápio equilibrado, faz mal. CiFA

20 Os motivos da maioria para ir à escola são bolsa escola, bolsa família, renda cidadã, vale gás, bicicleta e lanche — tudo, menos o principal: estudar. CiFA

Comentários

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

COLEÇÃO 5 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


Pensamentos

COLEÇÃO 5 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

1 "O verdadeiro relatório de um médico está nos corpos curados e na confiança que o procura; assim como o verdadeiro mestre se revela além do plano de aula." CiFA.

2 "Médicos e professores não adivinham problemas; um se guia por relatórios, o outro por planos — ambos, porém, lidam com o imprevisível." CiFA.

3 "Denunciar é ato grave: expõe o justo ao risco e desmascara o falso amigo. Onde há justiça, não se precisa de fofoqueiros." CiFA.

4 "Será que o fato incomoda os que repousam na zona de alívio? Ainda ignoro o que agrada aos que enfeitam o cadáver enquanto recusam-lhe o enterro." CiFA.

5 "Solteiras, mas nunca sem dono — pai, irmão, ex ou patrão, todos se julgam senhores. Muitos as exploram sob o disfarce do cuidado." CiFA.

6 "O denunciante, por vezes, vinga-se do superior ao entregá-lo ao inimigo — joga-os um contra o outro e escapa ileso, até dos danos morais." CiFA.

7 "Não se zela pelo caráter do denunciante — ele é prova do crime ou parte dele." CiFA.

8 "Denunciar é voz fácil na boca do fraco — na Bíblia, é mexerico; na vida, é o inapto tentando derrubar os fortes ou clamando, cruelmente, por socorro." CiFA.

9 "Penas máximas para infrações leves ferem mais do que curam. Aviltar quem tem brio é causar-lhe uma lesão moral que não cicatriza." CiFA.

10 "Quem aplica a lei deve ser iluminado por Deus, agindo com polidez, destreza e compaixão, a ponto de o punido reconhecer, como Lúcifer no juízo final: 'Minha condenação é um ato de amor'." CiFA.

11 "Sempre disseram que atalhos são graves, mas os ignorei — até ser descoberto no desvio, e então, vexado, compreendi o aviso." CiFA.

12 "Quando a média anual é garantida no 3º bimestre, as aulas do 4º tornam-se zombaria. Nesse caso, o que falta para erguer o cadáver não é nota." CiFA.

13 "Com o novo aluno nasce uma escola nova. Nas cinzas do antigo, jazem o velho professor e o sistema ultrapassado. Mas quem iniciará a nova forma de ser aluno?" CiFA.

14 "Algo falta para o ‘defunto’ erguer-se, enquanto a sociedade clama por educação pública de qualidade: permita ao professor ensinar." CiFA.

15 "O aluno atual calcula notas, rumo à bancarrota; mas quem iniciará a nova forma de aprender?" CiFA.

16 "Desligam-se as máquinas que sustentam os moribundos quando falta dinheiro. Peca-se mais sem ele, pois amá-lo sem posse é cobiça." CiFA.

17 "Se dinheiro não compra o Céu, não deveria a inadimplência com os dízimos fazer perdê-lo. Vendem-se Igrejas de porteiras fechadas." CiFA.

18 "Fome, doença e desproteção se opõem à felicidade. Quem se corrompe pelo 'vil metal' é realmente infeliz? Se o pobre não é feliz, então só o tolo o é." CiFA.

19 "Se dinheiro não compra felicidade, tampouco sua ausência deveria gerar infelicidade. Embora raro, há pobres felizes — pois a infelicidade, para muitos, é um fardo a ocultar." CiFA.

20 "Se o dinheiro não compra o amor, é ao menos um atalho para os prazeres que ele oferece. Pobre amor, tantas vezes traído!" CiFA.

Comentários