"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 27 de março de 2022

Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 

 


  • Pensamentos
  • Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    71—1 Um aluno do oitavo ano já deveria saber perfeitamente o seu papel na escola, mas não sabe! Como posso lhe exigir que saiba qual é o papel do professor?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—2 ESTUDEI LETRAS E NÃO "JIU-JÍTSU" PARA FICAR SEPARANDO BRIGAS DE ALUNO SEM BRIO, NA SALA DE AULA.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—3 Eu duvido que um aluno aprenda de um professor que tomar o celular dele, mas esse é o bom para muitas coordenadoras. O ódio é precursor da vingança. A menos que o objetivo da escola não seja ensinar, mas reprimir; se terá sucesso, não sei; porém, já tem motivos demais para merecer o caos.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—4 Se o aluno não é amigo do professor, então a vontade exagerada para aprová-lo de qualquer jeito é reciprocidade?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—5 O professor não pode fazer amizade com aluno nenhum, porque os outros enciumados inventam qualquer motivo para denunciá-lo; e na escola, não faltam picuinhas e há quem goste de mexericos. Por último, acusam-no de pedofilia, pois escola é cheia de "crianças" erotizadas pelas mídias. Além do mais, lidamos com adolescentes analfabetos funcionais que se acham importantes.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—6 Ontem na "Cantata do natal" na escola, ouvi de um aluno: — "Este é o Claudeci não precisa respeitar ele." De um aluno reprovado se espera tudo. Não fiquei chocado, mas queria dizer isso para você, talvez aprenda algo sobre caráter e educação familiar. Assim se explica também o medo da escola em reprovar aluno.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—7 OUTROS, AINDA, DE TANTO PUXAREM O TAPETE DE MUITOS; CAÍRAM, JÁ QUEBRARAM A SUA COLUNA DA MORAL.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—8 Mirar o professor com o celular na mão discretamente em sala de aula e fazer-lhe perguntas comprometedoras é um precedente para o aluno eliminar os que ele não gosta: — Se eles podem, por que não posso usar também essa artimanha em minha defesa!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—9 NA EDUCAÇÃO, É COMO NO FUTEBOL, TEM-SE POR TÉCNICO OS QUE NÃO JOGAM MAIS NADA.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—10 Toda inclusão é forçada, escravizante para ambas as partes; a exclusão é natural, ressalta a individualidade de cada um. Discriminar é valorizar o diferente; o ideal é a aceitação. Sacrificar-se não é amar, mas um emprego lucrativo.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—11 Incluir é excluir, porque reforça a ideia de que não fazia, não faz e não fará parte, pois não é da mesma substância. Concordando com Aristóteles: 'A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais'.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—12 A DEMOCRACIA NOS DÁ O DIREITO DE SER DIFERENTE, E OS ANTIDISCRIMINADORES QUEREM NOS MISTURAR COM LUCRO PRÓPRIO.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—13 NA IDEOLOGIA DE GÊNERO, "ELES NÃO QUEREM IGUALDADE, MAS SUPERIORIDADE". ACHO QUE A IGUALDADE ESTARIA DE BOM TAMANHO. AFINAL, SÃO HOMO. EU PREFIRO SER INFELIOR QUE IGUAL.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—14 Então, vivemos em um mundo de homossexuais, lutando com sua sina dada por Deus para conter o crescimento populacional sem sofrer catástrofes naturais e nem minar a felicidade dos humanos. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tem dois chifres... homossexualismo e feminismo!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—15 NEM SÃO VEGANOS, MAS DEFENDEM OS ANIMAIS COMO SE NÃO OS COMESSEM: PARADOXO INSANO! DEPOIS, O ZUMBI SOU EU QUE GOSTO DE CHURRASCO.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—16 Tenho medo das mulheres bonitas, elas são perigosas, não têm nada a perder. As feias não podem escolher vítima alguma, compreendem melhor a dor da solidão e se vingam por qualquer coisa! A imunidade orgânica é baixa.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—16 Quando se faz vista grossa ao mau gênio de quem ensina, o Ensino dele se torna um meio egoísta para a ruína dos seus alunos, revogando a paz.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—17 Somos dos mesmos elementos químicos do belo. Nos alimentamos do belo. Vivemos no meio do belo e ainda sabemos apreciar o belo, mas, exatamente por isso, somos feios. E quanto mais nos medimos e nos comparamos, mais misturados desaparecemos no solvente, como o branco do leite é bebido pelas propriedades da água. Afinal, os diferentes se atraem para a uniformização.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—18 Um organismo perfeito não perdoa células defeituosas, elimina-as. Um Deus humano demais perdoa e suaviza as consequências. Por isso, a igreja insiste em humanizá-Lo, porque se beneficia com as indulgências.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—19 Pagar, com verba pública, para o vulgar estudar, é dar mais do que ele se importa com a escola, é autovulgarização do sistema educacional. E o mercado aceitando orelhas nos diplomas.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—20 Eu e ninguém não somos culpados de nada, já nascemos com o destino pendurado no pescoço: "Enluarados". CiFA

    sábado, 19 de março de 2022

    Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

     


    Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    70—1 O que acontece ao homem molda seu caráter, você é o que lhe acontece. Não se pode condenar uma pessoa sem lhe conhecer. Leia minhas crônicas, ali está o que me acontece e assim terei um julgamento justo. E a você não somará mais pecados do que já tem em sua vida. Aqui emprestando as palavra de Augusto Cury: "Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas."

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—2 Muitos homens perdem a liberdade de expressão pela repressão ou indiferença, os apertados extremos matam as suas esperanças. Então, adquirem o vicio do alcoolismo e nunca mais ouvem seu próprio nome. Enfim, esquecem-se como é ser eles mesmos: Isso é violência social. Em breve não haverá mais democracia, eles não gostam de arma, não se defendem só se matam.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—3 O dia da criança também é dia do professor, pois no dia 11, as crianças vão a escola brincar e comemorar, e no dia 12 é o feriado propriamente dito, ninguém pisa lá. Assim se norteia o compromisso e o profissionalismo educacional.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—4 Um diploma de pedagogia da UFG era um privilégio sem medidas; hoje não, com o advento dos cursos a distância e cotas, facilitou bastante a coisa toda! Então, assim com essa pedagogia facilitada, logo teremos mais coordenadores que professores, na escola pública. Graças a pandemia, o distanciamento mostrou que coordenador pedagógico na escola não tem função. O trabalho delas se encerou só em exigir planilhas e mais planilhas.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—5 Emprestar um bem que você não pode dar é colocar em risco a amizade. Quando precisar dele, nunca estará a sua disposição. De graça, o invejoso o levou para si.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—6 Tem gente tão viciada que não pode ver uma fila, logo entra ali, até mesmo sem saber o objetivo dela; no final, qualquer coisa é lucro. Importa está na frente de alguém!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—7 O NÍVEL SOCIAL DE UMA PESSOA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DELA EM UMA FILA!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—8 PIOR QUE O HORÁRIO DE VERÃO É O HORÁRIO DE AULA. Eu começo o dia ainda no escuro!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—9 O poder corrompe a todos, ninguém quer morrer por uma causa nobre, já que vive por ela. Só a cobiça dá o poder suicida.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—10 As consequências da intimidade é a liberdade nas expressões, o desrespeito. Só os revoltados não têm liberdade tiram a dos outros.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—11Eles estão quietinhos! Quando chego, começam a bagunçar, foram treinados a agir sem pensar, é como um bexiga cheia, explodem, quando a pressão de dentro é maior que a de fora, não sabem lidar com a liberdade! Refiro-me alunos carentes de atenção.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—12 De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social, apenas em lugares propícios, até nisso estou representando, todavia, aqui dentro, no coração, nunca deixarei de ser eu mesmo: o desconhecido.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—13 É MAIS FÁCIL SE CONHECER UM MAU CARÁTER, QUANDO ELE NÃO SE PARECE CONOSCO!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—14 Quando você lê procurando erros, não cresce; procure os acertos, só se aprende ler é lendo certo. A Interpretação vem do lado certo!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—15 OS SÁBIOS DE JEITO NENHUM PODEM FICAR EM SILÊNCIO, SENÃO QUEM IRÁ ENSINAR OS TOLOS a se calarem?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—16 As experiências dos peixes grandes e fortes são manipuláveis a favor dos pescadores. Se a isca é o pequeno ou um pedaço do grande, então lhes enfeitiçará mais, Um bom salário é a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto; mas saibam que tudo tem um preço; o trabalho.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—17 A escola precisa deixar de trabalhar com ciladas, emboscadas e estratégias. Uma pessoa quer o que ele acha útil e gosta. Por que o aluno não aprende a gostar da escola? Viu a armadilha. "É a caça ruim, aquela que desarma a arapuca...!"

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—18 Quando a caça desconfia, não cai, por isso não se trabalha a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez, piada contada duas vezes perde a graça, ensinam até que não se pode decorar nada. Quando se esquece da escola, não sobra nada.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—19 Não se ensina por estratagemas, o aprendizado acontece pelo grau de interesse do aprendiz, e o interesse desperta-se nele conforme suas necessidades. A escola deveria primeiro perguntar qual é a necessidade do alunado.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    domingo, 13 de março de 2022

    Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

     


    Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    69—1 Lembrei-me dos urubus educados, vestidos de luto, que também se alimentam de carniça! Já os vi vestidos de ovelha, a falsidade deles não me devorou ainda, porque tenho veneno de sapo nas veias. Asqueroso é meu nome, e o sistema é uma boca aberta!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—2 Será se deveria haver esse tanto de "projetinho" na escola, facilitando a aquisição de nota? O PIA nasceu morto! Mas, ressuscitado em outro mil em pastas vazias, sempre estão nos obrigando a esses tipos não conteudistas.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—3 Todos os mecanismos didáticos e avaliativos do sistema educacional público é no sentido de passar o aluno de série, nem se importando com o demérito dele, só com a presença; senão, como haverá justificativa para as verbas!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—4 POR QUE ALUNOS TÊM NOTAS BOAS, E NO IDEB A MÉDIA NACIONAL É 3,8? SERÁ SE OS PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TÊM A VER COM ESSA FRACASSO? É SÓ UMA PERGUNTA INOCENTE DE QUEM É UMA PEÇA FROUXA NO ENGRENAGEM!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—5 Greve de professor! O ponto, dos dias em que não compareceram no trabalho, foi cortado e, por cima, terão que repor estas aulas não ministradas, nas férias de julho, sábados e domingos. E as reivindicações não foram atendidas: burrice dos diplomados, Alguém já tinha dito que diploma não encurta orelha de ninguém!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—6 BANDIDOS MANTÊM A FAMA DE TEMÍVEIS, ASSUSTANDO-NOS! QUEM NÃO TEM MEDO ATIRE-LHOS A PRIMEIRA PEDRA, ARMA DE FOGO NÃO PODE! CIDADÃO DE BEM PARA DAR PARA OS BANDIDOS, QUEM ROUBA UM CELULAR É DIGNO DE COMIDA.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—7 Não preciso ser como muitos, apáticos sem opinião formada sobre nada, fingindo ser dedicado a seu trabalho, porém sem qualidade. Como pode uma pessoa sem conjectura ser diligente?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—8 Assim, mantêm a fama de assustadores! O pior, é que eles conseguiram, quem não tem medo de bandido! Porém, Os Diretos Humanos defendem-nos, e eles percebem; sempre me ameaçam em trazer a mãe e fazer abaixo-assinado para me tirar da escola, e por isso fazem graça, palhaçada livremente, eles têm sede de um público cativo e conivente que substitua seus familiares, aqueles que sempre os aplaudem, e os incentivam, e cuidam deles como jamais deviam. Deturparam o objetivo primordial da escola.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—9 Se trabalhássemos com os processos requeridos por uma educação de qualidade, a pandemia não doía muito, mas trabalhamos para os "clientes", e eles na maioria, alunos que querem cada vez menos responsabilidades e compromissos, então nos capacitamos na lambança agradando gregos e troianos para sobreviver.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—10 À aluna reprovada, se eu lhe desse uma nota baixa, teria de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota, eu me castigando como se fosse minha a reprovação, oprimido por coordenadores com a reputação em jogo, então entro na onda.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—11 A PROVA É PARA O ALUNO, MAS TAMBÉM SERVE NA AVALIAÇÃO DO PROFESSOR. ALIÁS SÓ SERVE PARA ISSO!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—12 Barbarismo é todos os dia ter um aluno na porta de minha sala de aula com uma folha da secretaria, pedindo trabalho de dependência. Aqui é uma prova da incoerência, este de progressão parcial atrapalhou suas aulas e agora atrapalhando a aula dos outros. E a direção quer cobrar qualidade do trabalho extraclasse do professor nas horas de descanso, no refúgio de sua família. Aí o professor cobra a atividade do aluno é ele diz: "Num vim, num fiço" e fica por isso mesmo, a culpa é do professor que não deu nota para ele.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—13 A alienação levou o aluno que tirou 1,5 na prova que valia 10,0 sair mostrando a folha para todos da classe e sorridente como se fosse o mais feliz de todos. "Pagando de bandidão"! Se tal aluno não tem objetivo nobre com minha matéria e minha aula, não posso perder o meu; repreendo-o, tentando fazer valer o objetivo dos responsáveis.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—14 É da minha experiência também as incoerências da vida escolar, o preconceito linguístico, por exemplo: Não tem sentido estudar a língua padrão para não usá-la. Para que a escola ensiná-la, se não precisa aplicar no dia-a-dia o que se estuda lá? Os alunos não gostam de mim, porque detestam o português.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—15 Fechamento do bimestre escolar, o aluno entra na fila para mostrar ao professor o caderno sem atividades prontas: Tentativa de suborno ou de enganar, Joãozinho sem braço não tem cabeça também.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—16 Inconveniências se repetem, o aluno falta à aula, faz-se a chamada para constatar o fato, e temos que registrar o motivo da falta. Então o aluno mente para não ter que se submeter ao ridículo, não querendo dizer que estava com disenteria para a classe toda. Atitude esta antiética e sem profissionalismo. Se o aluno precisou faltar, deviam aplicar as medidas cabíveis sem constranger o cliente. O que é ser um professor profissional?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—17 A maioria dos contratos temporários da educação tornar-se-á efetivo, fase da vingança pelo cabresto curto e exploração do sistema. A desconexão nesse caso é o diretor beneficiado pela submissão do pró-labore não permanecer para assumir suas consequências. Aí fica valendo o dito popular: "Quem casa com a viúva assume os filhos". Essa é A sina do outro diretor interventor.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—18 Discrepância maior é a escola obrigar o professor devolver a prova corrigida para o aluno, sendo esta um documento a favor do professor, que terá de justificar a nota ao aluno, visto que este sempre joga a culpa de sua nota baixo no professor, não um instrumento para o aluno justificar suas respostas como se fosse o dono da verdade.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—19 A prova serve, sim, para avaliação de quem a elaborou. Aliás, só serve para isso. Se eu der uma nota baixa a um aluno qualquer, terei de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota: eu me castigando como se fosse minha a reprovação. E o sistema se dignificando ao caos.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    69—20 Num julgamento, ninguém é obrigado oferecer prova contra a si mesmo, porém nesse caso o professor o é. Ele elabora provas contra si mesmo; embora na boa intenção, boas questões avaliativas, porém os alunos respondem-nas de qualquer jeito, aferindo os baixos índices de escárnio do professor. Um boicote resolve mais que um abaixo-assinado.

    Claudeci Ferreira de Andrade