"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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sábado, 29 de setembro de 2018

DEPRESSÃO OU DESASSOSSEGO ("Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho." — Mario Sergio Cortella)




DEPRESSÃO OU DESASSOSSEGO ("Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho." — Mario Sergio Cortella)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

Sempre gostei de escrever crônicas. De transformar as experiências cotidianas em relatos que mesclam humor, ironia, poesia e reflexão. De brincar com as palavras, criando imagens e sons que encantam os leitores. Mas hoje, confesso, estou sem inspiração. Talvez seja o cansaço de corrigir as provas dos meus alunos, ou a falta de uma boa noite de sono. Talvez seja o excesso de cafeína, ou a falta de um bom assunto. O fato é que me sinto vazio, sem nada de interessante para contar.

Olho para o celular, na esperança de encontrar alguma mensagem que me anime. Mas o que vejo é um daqueles textos motivacionais que circulam pelo Whatsapp, dizendo para eu não deixar que as pessoas negativas atrapalhem os meus sonhos. Penso em responder com um emoji de raiva, mas me contenho. Afinal, quem enviou deve ter boas intenções. Mas, sinceramente, esse tipo de frase não me ajuda em nada. Pelo contrário, me faz sentir ainda mais frustrado, como se eu fosse o único culpado por não realizar os meus desejos.

Respiro fundo e tento me acalmar. Sei que não adianta brigar com o mundo, nem me isolar em uma bolha de egoísmo. Sei que preciso conviver com as diferenças, aceitar as críticas, dialogar com os que pensam diferente de mim. Mas, às vezes, isso é tão difícil. Às vezes, eu gostaria de poder dizer tudo o que penso, sem me preocupar com as consequências. Às vezes, eu gostaria de poder ser eu mesmo, sem me adaptar às expectativas alheias. Às vezes, eu gostaria de poder ser livre, sem me sentir preso.

Olho para a carteira e vejo as cédulas que ganhei com o meu trabalho. Não são muitas, mas são honestas. Penso em como é duro ganhar dinheiro, e como é fácil gastá-lo. Penso em como é raro ser reconhecido, e como é comum ser explorado. Penso em como é difícil brilhar, e como é fácil ofuscar. Penso em como é tentador se achar melhor do que os outros, e como é difícil se colocar no lugar deles.

Olho para o relógio e vejo que o tempo passa rápido. Sinto uma pontada de ansiedade, pensando no que ainda tenho que fazer, no que ainda não fiz, no que talvez nunca faça. Sinto uma onda de estresse, pensando nos problemas que podem surgir, nas dificuldades que podem aumentar, nas oportunidades que podem escapar. Sinto uma falta de paz, pensando no que me preocupa, no que me angustia, no que me aflige. Mas, então, me lembro de que não adianta sofrer por antecipação, de que não posso controlar tudo, de que preciso confiar na vida.

Olho para o céu e vejo que a noite já cai. Sinto uma vontade de dormir, de descansar, de esquecer. Sinto uma necessidade de silêncio, de tranquilidade, de serenidade. Sinto uma esperança de sonhar, de renascer, de recomeçar. A crônica, que começou sem graça, termina com uma prece. Peço a Deus, aos anjos, aos santos, que me deem uma boa noite de sono. E que, amanhã, eu possa acordar com mais inspiração, mais alegria, mais amor. Porque, afinal, a vida é uma eterna crônica, que se renova a cada dia, com novas cores, novos sabores, novas emoções.


sábado, 22 de setembro de 2018

ESTRATÉGIA ("A facilidade do caminho é semelhante ao frágil graveto que sustenta a arapuca." — Sergio Antonio Meneghetti)


A DANÇA DAS ARMADILHAS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIA ("A facilidade do caminho é semelhante ao frágil graveto que sustenta a arapuca." — Sergio Antonio Meneghetti)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Ao entrar nos corredores da escola, os alunos vão como se estivessem atravessando um campo minado. Cada passo é meticulosamente calculado, cada movimento é uma dança cuidadosa para evitar as armadilhas do aprendizado. Lembro-me de uma época em que a complexa coreografia entre os alunos se desenrolava diante dos meus olhos. No entanto, raramente resultava no espetáculo educacional esperado.

Era um desafio, quase como assistir a um professor construindo meticulosamente armadilhas para os forçar a cumprir as obrigações. Curiosamente, assim como as armadilhas não funcionavam para os alunos resistentes, elas também não surtiam efeito nos mestres. Uma teia complexa de estratégias educacionais se erguia de ambos lados, mas, invariavelmente, as presas escapavam.

"Quem cava uma armadilha, nela acabará caindo," diz um antigo provérbio. E, de fato, os estrategistas muitas vezes se tornavam vítimas de suas próprias artimanhas. O jogo entre aluno e professor se assemelhava a uma dança na qual ambos, armador e presa, compartilhavam um destino comum.

Nesse cenário intricado, percebi que a escola muitas vezes desempenhava um papel semelhante ao do pescador que, ao lançar sua isca, tenta atrair os peixes grandes e fortes. A isca apetitosa, representada por promessas de um bom salário, segurança e conforto, seduzia alunos e professores. No entanto, toda isca tem seu preço. A experiência, frequentemente, se tornava manipulável a favor dos manipuladores, e a busca por uma sobrevivência garantida se revelava um terreno traiçoeiro.

A estratégia educacional, como uma armadilha de coelhos, almejava pegar seus alvos. Mas, quando alcançava o sucesso, esquecia-se do método. Os planos de aula, repletos de estratégias meticulosamente planejadas, pareciam desmoronar diante da experiência dos alunos. A caça desconfiada não se deixava prender pela mesma artimanha duas vezes; a piada, quando repetida, perdia sua graça.

Ensinar, ao contrário do que sugerem as armadilhas do sistema, não é um ato baseado em estratagemas, mas sim um processo que floresce através do interesse genuíno do aprendiz. A escola, em sua busca por eficácia, deveria começar por questionar as necessidades individuais dos alunos, reconhecendo que o aprendizado desperta-se conforme suas próprias demandas.

Lembro-me de ter sido caça nesse emaranhado educacional, dos abutres educados, vestidos de luto, que se alimentavam de carniça e que, por vezes, se disfarçavam de ovelhas. Mas o aprendizado foi, para mim, um veneno de sapo nas veias, tornando-me imune à falsidade e às artimanhas.

Assim, fica a pergunta: Por que não construir uma escola onde o aluno aprenda a gostar dela? Onde as armadilhas são substituídas pelo verdadeiro encantamento do conhecimento? Afinal, como diria Adão Myszak, "é a caça ruim que desarma a arapuca..." Talvez seja hora de desarmar as armadilhas e abraçar um novo paradigma educacional, onde o aprendizado seja a verdadeira conquista.


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

AS COISAS QUE MAIS IRRITAM UM PROFESSOR



As coisas que mais irritam um professor 
Por MARTA MARQUES
*A indisciplina no decorrer das aulas é uma das coisas que mais irrita os professores. Conheça outras que foram reveladas por dois, um da primária e outro do básico;
*Reuniões em excesso depois das 18:45 - "Reunião para dar notas, reunir com os encarregados de educação, definir o programa e critérios de avaliação" - estes são alguns dos motivos, citados pelos professores, que exigem tantas reuniões no decorrer do ano letivo;
*Excesso de alunos por turma;
*Ver e classificar muitos testes e exames - geralmente com "prazos que têm que ser cumpridos" - acrescenta o professor;
*Má educação dos alunos;
*Desvalorização da profissão docente - um problema geral que afeta a motivação e o desempenho das funções dos docentes;
*Lidar com alguns encarregados de educação - e aqui torna-se ainda mais difícil quando se lida com pais "feras" que reclamam em favor dos filhos;
*Excesso de burocracia - "fichas, relatórios e grelhas, por vezes até em duplicado" , estes são alguns documentos exigidos a um professor, além de todo o trabalho com a preparação das aulas;
*Mudança de programas e de orientações sem avaliar resultados anteriores;
*Reunião na sala dos professores no instante do recreio.

https://www.delas.pt/diario-negro-de-um-professor-ou-sera-stor/

sábado, 15 de setembro de 2018

BUSCANDO O ANTÍTIPO (Não te prendas a nada que não te liberte" — Marlon Pires Leandro)



Crônica

BUSCANDO O ANTÍTIPO DA PÁSCOA (Não te prendas a nada que não te liberte" — Marlon Pires Leandro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje, neste sábado de aleluia, me encontro sozinho, longe dos meus parentes. As lembranças do passado inundam minha mente. Decido então, colocar em dia minha correspondência, enviar alguns e-mails, fazer algumas ligações. Mas, a maior parte do tempo, me dedicarei à espiritualidade, lendo a Bíblia, meditando sobre as circunstâncias do dia. Ainda carrego o peso da semana agitada que passou, mas hoje, o dia está mais "tranquilo e favorável". Assim, posso refletir sobre meus descaminhos, medindo-os com a régua da humanidade. Aproximem-se... para a benção pascal!

São Lucas nos dá detalhes interessantes sobre a Ascensão de Jesus. Quando Ele subiu aos céus, todos ficaram ali, parados, extasiados, olhando para o alto, meio perdidos, até que dois anjos lhes explicaram que deviam continuar vivendo sua vida (At 1:9-10). E o mesmo São Lucas diz que “eles voltaram para Jerusalém com muita alegria e louvando a Deus” (Lc 24:52). Os discípulos, já felizes com a Ressurreição de Jesus, entenderam que a missão deles iria começar, mas com a força do Alto.

A Páscoa, a ressurreição de Cristo, traz consigo muitas questões. Ele disse: "Não me toques porque não subi ao Pai". Só Tomé, o incrédulo, podia tocá-lo. Então, comeram juntos. E na estrada de Emaús, Ele ainda não tinha subido ao Pai? Passou 40 dias comendo e bebendo e ainda não tinha subido ao Pai! Atravessou a porta do esconderijo dos discípulos sem abri-la. Só subiu no dia da despedida. Agora, Ele e o Pai são Um. É melhor acreditar que roubaram o corpo. Foi a conspiração romana que escondeu o corpo, para mostrar que a guarnição era fraca e falha. Como disse Clarice Lispector, "Eu que simbolicamente morro várias vezes só para experimentar a ressurreição…". Tudo é simbólico!

E assim, eu também experimento a ressurreição a cada manhã, trago uma reflexão profunda aos leitores: a verdadeira redenção reside na capacidade de amar e compartilhar, livre de amarras materiais. Que possamos todos encontrar essa verdade em nossas sendas. E assim, encerro esta crônica com uma mensagem impactante: a verdadeira redenção reside na capacidade de amar e compartilhar, livre de amarras materiais. Que possamos todos encontrar essa verdade em nossas sendas.


sábado, 8 de setembro de 2018

MEUS ÚLTIMOS SUSPIROS ("Que toda dor, dedicação e resistência, seja motivo de sucesso vindouro". —Rafael Medeiros)


Crônica

Agora mesmo, enquanto o sol se põe, posso ver meu futuro despontando no horizonte. Sinto-o próximo, quase palpável. O tempo é um bem precioso que não posso mais desperdiçar. O momento é de trabalho árduo, de dedicação para finalizar todos os meus projetos pendentes.

           Revivo as experiências do passado, buscando nelas o amparo da racionalidade para enfrentar os problemas que surgem de última hora. Sinto duas forças dentro de mim: uma me impulsiona a atingir metas e propósitos, enquanto a outra anseia pela harmonia e o aconchego das relações conhecidas. É como se a fome se unisse à vontade de comer.

           Já estou na fase crepuscular da vida, peço que tolere essa minha hesitação toda! A "idosofobia" não tem lugar aqui. Com a mente voltada para o futuro próximo, só me resta deixar as correntes cósmicas me levarem até ele. Agora, mais nada a fazer, só deixar que tudo caminhe de acordo com o que foi programado pelo destino.

            Penso no amanhã como algo mágico que em breve se tornará realidade. Anseio por novidades, não milagres. Vejo o futuro como uma viagem bem-vinda. A Páscoa acabou, não quero mais saber de Papai Noel ou Mula sem Cabeça, só quero colocar o pé na estrada.

            Contudo, conto com a lealdade dos mais queridos e o amor até de quem está longe. Oxalá se rompam para sempre as restrições. "A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia." (Albert Einstein).

            Não preciso ser como muitos, apáticos, sem opinião formada sobre nada, fingindo ser dedicados ao seu trabalho, porém sem qualidade. Como pode uma pessoa sem conjectura ser diligente? Só hoje, percebi que o futuro está realmente em movimento, e eu gosto de ser essa "metamorfose ambulante", quanto mais me aproximo do amanhã mais ele foge para mais um passo além de mim.

           Percebi pelos acontecimentos estranhos desta segunda-feira, porém foram muito importantes, em todos os aspectos. Por isso, não quero deixar passar as oportunidades que me forem oferecidas e vou ficar de bem com todos nesta semana, custe o que custar. A meta é procurar me fortalecer, cuidando da saúde e deixando minha vida mais organizada.

           No trabalho, estou na equipe. Sei que preciso de pulso firme, coragem e visão ampla para contornar imprevistos. Que venham as cobranças e conturbações dos dominadores.

           E assim, me vejo refletido no drama do eu-lírico deste poema a seguir que julgo ser próprio para fechar esta crônica de minha futuridade.

FUTURO
Chillot

Dou ideia de venturo
Pois só encontro muro
Como saio do seguro
Se existe o surro

Sei o que é recinto
Mas estou faminto
O que é preciso
Para ser distinto

Vou ir no bufão
Mas que instigação
Preciso de um pão
Me ofereceu determinação

Fui na frente
Com a minha mente
Preciso de uma lente
Não consigo ver gente

Desejo ficar
Mas queriam me jogar
Vou me elevar
E assim povoar


Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 24/03/2017
Reeditado em 08/09/2018
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Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 1 de setembro de 2018

O PALCO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E DESCOBERTAS DE UM PROFESSOR (“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” - Karl Kraus.)


O PALCO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E DESCOBERTAS DE UM PROFESSOR (“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” - Karl Kraus.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Aqui estou eu, um professor, a narrar as minhas experiências no mundo da educação. Lembro-me de um dia em que apliquei uma prova aos alunos do ensino fundamental. No entanto, mesmo após o término do tempo marcado para a prova, os alunos não puderam sair, apesar de ser o último horário. Questionava-me se a coordenadora era realmente amiga do professor, pois parecia não querer facilitar o seu trabalho e permitir a concentração dos que ainda não haviam terminado a prova. Os alunos que já terminaram, ao invés de se ocuparem com outra coisa, aproveitando o tempo, preferiam conversar e distrair os demais. A coordenadora, ingênua e sem autonomia, temendo a descoberta da secretaria, ordenou-me que eu resolvesse o problema aplicando outra atividade aos que já haviam terminado, para mantê-los ocupados. No entanto, eles estavam cansados e querendo sair mais cedo, tornando-se improdutivos em qualquer atividade proposta.

Enquanto eu tentava controlar esses alunos apressados, deveria estar orientando os que ainda estavam a fazer a prova ou valorizando o silêncio. Parecia-me que, para a coordenadora, a sua função era eliminar os problemas no seu turno, evitando a movimentação, sem se preocupar com a construção do aprendizado ou a fluência na sala, forçando uma situação antididática para se mostrar no controle.

Também vivenciei incoerências no combate ao preconceito linguístico nas dependências escolares. Não faz sentido estudar a língua padrão se não a usamos no dia-a-dia. Por que a escola a ensina, se não precisamos aplicar o que aprendemos lá?

No fechamento dos bimestres escolares, percebi uma incongruência. O aluno entra na fila para mostrar ao professor o caderno sem atividades prontas, numa tentativa de suborno ou de enganar. “Joãozinho sem braço” parece-me que também não tem cabeça!

As inconveniências se repetem. O aluno falta à aula, faz-se a chamada para constatar o fato, e temos que registrar o motivo da falta. Então o aluno mente para não ter que se submeter ao ridículo, não querendo dizer que estava com disenteria para a classe toda. Uma atitude antiética e sem profissionalismo.

É uma grande inconsequência ser coordenadora em um turno e professora em outro na mesma unidade escolar. Parece que são duas pessoas. Primeiro, é coagida a se mostrar forte, “sabichona” e controladora, disfarçada de professora é a coordenadora; já enquanto professora concursada, finge ser amiga dos colegas, chegando a falar mal do coordenador deste turno, no qual ela funciona como professora.

A maioria dos contratos temporários da educação tornar-se-á efetivo, fase da vingança pelo cabresto curto e de quando explorado pelo sistema. A desconexão, nesse caso, é o diretor beneficiado pela submissão do pró-labore não permanecer para assumir suas consequências. Aí fica valendo o dito popular: “Quem casa com a viúva assume os filhos”. Essa é a sina do outro diretor interventor.

A maior discrepância é a escola obrigar o professor a devolver a prova corrigida para o aluno, sendo esta um documento a favor do professor, que terá de justificar a nota ao aluno, visto que este sempre duvida da honestidade do professor e o questiona.

Agora, olhando para trás, vejo que cada experiência me moldou e me fez crescer como educador. Aprendi que, por mais desafiador que seja, é importante manter a ética e o profissionalismo. E, acima de tudo, é essencial lembrar que estamos ali para construir o aprendizado e não apenas para resolver problemas. A educação é uma jornada, e cada passo conta. E, como professor, tenho o privilégio de fazer parte dessa jornada.


sábado, 25 de agosto de 2018

PERDOAR NUNCA, ESQUECER JAMAIS ("Se um pedido de desculpas tivesse o poder de absolver todos os transgressores jamais em minha vida perdoaria a quem perdoa." — David Saleeby)



Crônica

PERDOAR NUNCA, ESQUECER JAMAIS ("Se um pedido de desculpas tivesse o poder de absolver todos os transgressores jamais em minha vida perdoaria a quem perdoa." — David Saleeby)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Caminhando pela estrada sinuosa da vida, carrego comigo as palavras de Ana Carolina: “E quando eu finjo que esqueço, eu não esqueci nada.” Como professor, sinto uma raiva crônica daqueles que me prejudicaram, me perseguiram e me maltrataram. Nunca planejei vingança, pois acredito que não vingar é uma forma de matá-los de desprezo, sou confiante na lei do retorno. Porque, perdoar é se permitir ser enganado e ofendido novamente, até setenta vezes sete é muita ingenuidade. 

           Lembro-me de uma mãe que foi me denunciar à diretora, porque me viu tomando uma cerveja zero álcool a caminho da escola. Não sei se ela gosta muito de mim querendo me purificar ou me sujar mais ainda dificultando meu trabalho. Ela não sabia que esse tipo de bebida não faz mal, estudou pouco; é alimento, ou ela queria apenas se mostrar superior, prejudicando também minha reputação. Então, potencializada com o apoio da diretora e coordenadora, fui punido, e isso consta na escola em uma ata assinada por mim, sobre essa repressão.

           Neste parágrafo meu foco é essa mãe denunciante visto que foi minha aluna na EJA e trabalhava no mercadinho em que comprei a latinha. Colhi essa malquerença por não ensiná-la bem, ela não queria aprender, apenas dizer que tinha amigas formadas. Agora, mesmo querendo perdoá-la, é mais forte minha promessa de jamais esquecer suas ofensas. Estou tentando lhe compreender. Estou até disposto a protelar o máximo possível meu julgamento, fingirei meus lamentos por não ter lhe ensinado nada significativo para a sua vida, pois a maioria dos alunos da EJA só quer diploma. E semana após semana torno a pensar nela com uma maldição pronta nos lábios.

           Mas, neste final de semana natalino, quero por um momento, esquecer-lhe como representante de todos os meus problemas, ser um pouco mais otimista e me inspirar no nascimento do Messias. Sei que todos esperam atitudes firmes, independentes e assertivas de mim como professor, mas prefiro parecer fraco. “O contrário do amor não é o ódio, e sim a indiferença. Quem “odeia” está mais envolvido do que supõe…” (Martha Medeiros). Sim, muito envolvido por não querer lhe esquecer pelo que sofri.

           Termino esta crônica com as benditas palavras de Simone de Beauvoir: “Não se pode escrever nada com indiferença.” E assim, caminho pela estrada da vida, carregando as lições aprendidas com ódio, as feridas abertas e pouca esperança de um amanhã melhor. Porque no final, somos todos professores e alunos na escola da vida.

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 11/03/2017
Reeditado em 25/08/2018
Código do texto: T5937317 
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sábado, 18 de agosto de 2018

A Jornada de um Professor em Busca de Sentido ("Quando se percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido." — Eduard Blake, o Comediante em Watchmen)



Texto

A Jornada de um Professor em Busca de Sentido ("Quando se percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido." — Eduard Blake, o Comediante em Watchmen)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Era uma vez, um professor que, cansado de ser desrespeitado, aprendeu a desrespeitar. Ele se tornou politicamente correto, valorizando nos outros o que não fazia sentido. Ele seguia todas as inovações ditadas por técnicos da secretaria da Educação em busca do bônus. Sua consciência já não doía mais. Ele se sentia comprado por preço de banana. Os alunos também se venderam pelo lanche e notas boas: nisso eram iguais.

Os que o mantinham o obrigavam a fazer coisas sem sentido, então agora ele era sem sentido. Talvez fosse sem sentido, ele desejar que você o amasse, sabendo que ninguém é sempre digno de amor verdadeiro. O que fazia sentido não dignificava tanto. Por que ele haveria de confiar em alguém que queria tirar vantagem sobre ele? Ele sabia que não existia justiça na guerra, todavia ela era o celeiro da paz. Isso também não fazia sentido. Greve de professor também não fazia sentido, ninguém tinha prejuízo, depois repunha. O imbecil sempre foi ele perseguindo a coerência. “A coerência é a virtude dos imbecis.”(Oscar Wilde)

Não fazia sentido prova de recuperação a alunos que desperdiçaram as oportunidades normais de seu curso! O aluno com média mínima para passar era dispensado da tal recuperação, podendo ostentar um histórico medíocre, enquanto o aluno aproveitador das chances exageradas do sistema educacional apresentaria notas mais altas no final de Ensino médio. Essas e outras injustiças aos bons alunos não passariam impunes, e o sistema teria de mentir duas vezes para sustentar a primeira mentira. Ainda havia quem chamasse essa improdutividade de critérios! E não passava de uma explosão em cadeia, enfeitando os retestes sobre o que só se parecia inovação. Sobretudo o amassar barro não levava a nenhum lugar.

Aí, ensinou-lhe Harvey Specter: “Ajuste sua estratégia com base na observação das reações emocionais das pessoas.” Agora parecia que tudo já fazia sentido, ver os clientes felizes era o que importava, mesmo que fossem os viciados em atenção, fazendo uma gracinha para lhe arrancar o último fio de esperança sem que ele percebesse. Se eles estavam felizes, ele continuava preenchendo diários de classe eletrônicos, planilhas e relatórios justificando-os como quem costura um remendo novo em uma roupa velha. Voltar ao passado também não fazia sentido. O que se abandonava não servia mais. Que se fizesse no sistema educacional somente o que fazia sentido.

Ele queria fazer sentido para a comunidade, pois procurava ver que sua atividade não era somente uma fonte de renda, mas que também contribuía para a sociedade em que vivia. Ele podia até ser um professor, mas estava disseminando um conjunto de coisas que faziam o mundo ser o que era. Ele sabia que tinha importância sim. E digam o que quisessem, ele não se deixaria levar por superficialidade.

Este dia, foi-lhe favorável aos estudos e nas relações com superiores, então ele estava aproveitando bem. Ser metamorfoseado lhe interessava muito. “O mundo está aos meus pés e as coisas fora do meu alcance.” (Wesley DAmico). Se eliminarem a coerência, os eventos passam a fazer sentido! Isso valia para as entidades tradicionais: família, igreja e escola.

E assim, ele continuou sua jornada, um professor em busca de sentido, navegando pelas águas turbulentas da educação, lutando contra a corrente, mas sempre com a esperança de que, no final, tudo faria sentido. Porque, no final das contas, o que realmente importa não é o destino, mas a jornada. E a jornada de um professor é sempre cheia de desafios, mas também de recompensas inestimáveis. Porque, no final das contas, o que realmente importa é a diferença que fazemos na vida dos outros. E isso, meus amigos, faz todo o sentido do mundo.

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 10/03/2017
Reeditado em 18/08/2018
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Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.