"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 7 de outubro de 2017

FALSO MORALISMO É ASSIM... ("O pudor inventou a roupa para que se tenha mais prazer com a nudez." — Carlo Dossi)



Crônica

FALSO MORALISMO É ASSIM... ("O pudor inventou a roupa para que se tenha mais prazer com a nudez." — Carlo Dossi)


Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Ontem foi sexta feira treze, dias das tretas! Então, por acaso, comentei positivamente um "post" polêmico na internet. Por  isso, sobraram-me os xingamentos dos fanáticos. Referi-me  ao “35º Panorama da Arte Brasileira – 2017“, exposição com curadoria de Luiz Camillo Osorio – diretor do Departamento de Filosofia da PUC-RJ – iniciada no último dia 26 de setembro e com término em 17 de dezembro. Em uma das instalações, os visitantes – sob aviso, advertindo os pais – foram convidados a tocar o coreógrafo Wagner Schwartz, o qual se encontrava nu. De acordo com o site do MAM, “o coreógrafo apresentava La Bête, performance em que ele se tornava um Bicho de Lygia Clark e podendo ser manipulado pelo público”.                  https://www.alternativatupa.com.br/2017/10/18/o-mundo-de-ponta-cabeca/ (acessado em 15/01/2023).
            Eu não ia me desgastar dizendo o óbvio a essa corja de pessoas, evangélicas e de direita; xingadores extremistas. Chamaram-me de analfabeto, velho e pedófilo, só porque encaminhei questionamentos sobre a incoerência dos que querem arte e cultura, mas do seu jeito, não do jeito dos artistas; usando seus filtros rotos para coar mosquitos, deixando passar antas. Se é crime, por que não deixar com a polícia invés de querer fazer justiça com as próprias mãos? Então, ofereci-lhes minha reflexão.
           Sua sede exagerada em combater a tal exposição artística, causou animosidade até em quem só queria ficar indiferente. Já diziam os estudiosos do comportamento que os agressivos o são para esconder alguma coisa que não gostam em si mesmos. Se fossem bons leitores, veriam que não estou a favor de pedófilo algum. Estou bem certo de que "Um erro não justifica o outro", apenas reclamo aqui é de pessoas cruéis como vocês em criticar irresponsavelmente os que fazem alguma coisa ousada. Se todos nós pensássemos igual, ninguém pensaria grande. Deviam procurar sair de trás do biombo do falso moralismo e serem mais honestos consigo mesmos.
          Outros condenaram a mãe que levou a criança para o espaço cultural. Se considerarmos uma pessoa inculta, feia e desproporcional; então compararmos com outra, civilizada, estudada e esculturalmente linda, qual das duas tem tendência para o tradicionalismo radical? A primeira paga para ver a segunda e disfarça superioridade, tentando limitá-la COM SUAS REGRAS, enquanto a segunda não se importa com a primeira e esnoba. Com certeza, aquela mãe se sentia inteligente, e culturalmente moderna, e aberta às novas tendências. Ela não tinha do que se envergonhar, pois estava num espaço público e rodeada de pessoas também inteligentes procurando "cultura". "Existe postura mais imoral que o falso moralismo?" (Lucivaldo Ferreira). 
            Agora imagine uma criança podendo exercer trabalhos artísticos, isso não configura exploração de menor? Sobretudo não pode frequentar uma exposição artística, onde se vê a nudez adulta, mesmo que sua mãe a leve e lhe conte uma história bonita. Assim, com as mesmas intenções, condena-se a ideologia de gênero nas escolas, sem conhecimento de causa. Respeitar a diversidade não mata ninguém, o que mata é a discriminação. E se fosse um ator infantil representando La Bête, despido, na mesma performance, os efeitos certamente seriam os mesmos, pois ainda não seria filho de índio. E por que andar nu se as pessoas nascem vestidas (riso)! A nudez deixaria de ser problema por aqui, se descolonizassem o Brasil. "Quando o português chegou, debaixo duma bruta chuva, vestiu o índio, que pena! Fosse uma manhã de sol, o índio tinha despido o português." (Oswald de Andrade). 
            Não, não estou apoiando crime algum nem de arte eu entendo, disseram-me que arte é vida; Wikipédia disse: "Arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações". 
           Mas, de uma coisa sei, os principais abusadores não são os estranhos. Eles vivem com as crianças, ou têm livre acesso a elas, geralmente recebendo confiança por parte da família. Agora a arte pressupõe apresentações esporádicas. Todavia, é mais cômodo ficar sentado no sofá criticando casos como esse e alimentando a "cortina de fumaça" do que procurar crescer com as transformações do mundo. Por que os "conservadores" já não criticam mais o casamento gay? Ou um casal de homossexual pastoreando uma igreja? Para mim, rendeu uma boa oportunidade de conhecer muitos hipócritas, até ator pornô chamando a exposição de pouca vergonha. ... moralistas gratuitos!                  https://www.otempo.com.br/diversao/alexandre-frota-protesta-no-mam-apos-performance-de-homem-nu-1.1526059 (acessado em 15/01/2023).
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/11/2016

Reeditado em 07/10/2017

Código do texto: T5810572 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: